ArchWiki:Access levels and roles (Português)

From ArchWiki
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de ArchWiki:Access levels and roles. Data da última tradução: 2023-08-11. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

O ArchWiki diferencia dois tipos de grupos para definir independentemente os níveis de acesso e as funções do usuário. Em comparação com a convenção, popular em outros projetos do MediaWiki, onde cada função é representada por um grupo com seu próprio conjunto de direitos, essa abordagem é mais flexível, permitindo ajustar o nível de acesso de cada usuário, independentemente de suas funções.

Níveis de acesso

Os níveis de acesso são grupos com um conjunto não vazio de direitos concedidos: sua finalidade é definir a extensão das permissões que os usuários têm no wiki.

Os seguintes níveis de acesso são atribuídos automaticamente pelo MediaWiki:

  • user é o grupo padrão para todos os usuários, o que concede as permissões básicas de leitura/escrita.
  • autoconfirmed é um grupo para usuários com pelo menos 20 edições e 3 dias desde a criação da conta [1]. Antes que esses limites sejam atingidos, as ações do usuário estão sujeitas a algumas restrições destinadas a evitar ataques de spam.

Os seguintes níveis de acesso podem ser atribuídos manualmente por um bureaucrat. Os membros de funções específicas podem solicitar a atribuição temporary ou permanent desses níveis, por exemplo, após a aquisição ou mudança de uma função, ou para atender a necessidades individuais especificamente justificadas. As atribuições permanentes só são possíveis após discussão interna e aprovação pelos Administradores.

  • privileged é um grupo de membros da comunidade confiáveis com o propósito de permitir editar páginas mais protegidas, como as do namespace DeveloperWiki.
  • cosysop é um grupo para usuários que são confiados a participar da manutenção do wiki. Eles também podem editar as páginas mais protegidas.
  • sysop é um grupo para usuários altamente confiáveis que são responsáveis por tarefas críticas administrativas do wiki, como exclusão de páginas ou bloqueio de usuários, exigindo, portanto, a demonstração de amplo conhecimento de como o wiki é organizado. Eles também têm todos os direitos dos grupos checkuser, interface-admin e suppress que são criados automaticamente pelo MediaWiki.
  • bureaucrat é um grupo para sysops que podem conceder níveis de acesso e funções a outros usuários.
  • bot é um grupo para Bots.

Papéis

Papéis (Roles) são grupos com um conjunto vazio de direitos concedidos: sua finalidade é esclarecer a função dos usuários do wiki dentro da comunidade do Arch. Em geral, as funções não são removidas dos usuários que podem se tornar inativos. Os Administradores se reservam o direito de fazer variações por usuário para os níveis de acesso padrão de cada função.

  • Maintainers (maintainer) é um grupo para os membros do Maintenance Team.
    • A todos os mantenedores é dado o nível de acesso cosysop por padrão. Mantenedores com o nível de acesso sysop são chamados de Administradores. Há também um grupo Administrator fellows (administrator_fellow) para Administradores afastados.
  • Translators (translator) é um grupo para os membros mais produtivos de uma Equipe de Tradução do ArchWiki ou tradutores individuais.
  • Arch Linux Developers (archdev) é um grupo para Desenvolvedores do Arch.
    • A todos os Arch Linux Developers é dado o nível de acesso privileged por padrão.
  • ⧼group-archtu⧽ (archtu) é um grupo para Trusted Users do Arch.
  • Arch Linux Support Staff (archstaff) é um grupo para usuários com outros papéis dentro da comunidade do Arch Linux:

Veja também