ArchWiki:Contributing (Português)

From ArchWiki
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de ArchWiki:Contributing. Data da última tradução: 2020-11-22. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

O ArchWiki se esforça para ser um modelo claro, abrangente e profissional de documentação. Para alcançar esse objetivo, temos de organizar o trabalho de forma racional e funcional: este artigo tenta explicar esquematicamente quais são as tarefas mais importantes em que você pode ajudar a realizar.

Este é um esforço da comunidade, mas se você levar a tarefa a sério, uma posição formal como um Moderador do Wiki pode ser requisitado.

As 3 regras fundamentais

Existem 3 regras simples que todos os contribuintes, incluindo os novatos, devem tentar o seu melhor para seguir como um sinal de respeito aos outros usuários do wiki: #Sempre use corretamente o resumo de edição, #Não faça edições complexas de uma vez só e #Anuncie todas as regravações na página de discussão.

Todos os contribuintes da wiki devem assumir e esperar que outros usuários irão verificar suas edições mais cedo ou mais tarde, e respeitar o direito de criação, o que pode ser mais rápido seguindo essas recomendações. Aqueles familiarizados com projetos de software colaborativo entenderão facilmente a analogia entre os resumos de edição do wiki e as mensagens de commit do git, e entre os diffs de edição do wiki e os diffs do git.

Atenção: As edições para artigos que não respeitarem estas regras fundamentais, ou que não podem ser compreendidos com um esforço razoável, podem ser completamente revertidas, sem quaisquer outros avisos, especialmente se afetar artigos populares.

Sempre use corretamente o resumo de edição

O resumo de edição é a caixa de texto pequena que se encontra abaixo da área de edição principal e logo acima de Save changes ou de Save page. É muito importante sempre escrever, de forma objetiva, o que foi feito e porque. Note que os links wiki internos trabalham em editar resumos, então use-os para vincular a quaisquer discussões ou artigos relacionados; da mesma forma, cole qualquer URL em diffs de edição relevantes ou recursos externos, como tópicos de fórum ou listas de discussão.

Apenas em caso de edições menores como, por exemplo, gramática ou correções de ortografia ou a simples reformulação de uma frase, a parte "porquê" pode ser omitida; de forma análoga, iniciar uma nova discussão ou responder a um já existente não exige reafirmar a mensagem no resumo de edição.

Nota: Ao clicar em edit no cabeçalho de uma seção, /* Nome da seção */ é pré-preenchido no campo de resumo. Não é uma sintaxe de comentário. O texto entre /* e */ é transformado em um link para uma seção da página. Anexe seu resumo de edição depois dele.
Dica:
  • Dê uma olhada nos resumos de edições nas Mudanças recentes para ter uma ideia do que você deve escrever em seu resumo, mas já esteja avisado que, infelizmente, nem todos os usuários estão cientes destas diretrizes.
  • Use os links como Special:Diff/359881/next para referências clicáveis ​​a diffs, veja mw:Help:Diff para mais detalhes de sintaxe.

Não faça edições complexas de uma vez só

Se você deseja fazer uma alteração extensa uma página, seja um artigo normal ou uma página de discussão, sempre divida o seu trabalho em várias edições simples, por exemplo, de acordo com as várias etapas lógicas necessárias para completá-lo. Em caso de dúvida, visualize o diff com o botão Show changes e se pergunte se um outro usuário seria capaz de compreendê-lo, considerando também o resumo de edição como explicado acima. Algumas operações comuns que geram comparações confusas são:

  • Mover uma seção em um artigo e ao mesmo tempo editar seu conteúdo. Solução: mova a seção inalterada, salve e altere seu conteúdo em uma edição a seguir.
  • Reordenar várias seções de um artigo ao mesmo tempo. Solução: mova apenas uma seção por edição.
Nota: Esta prática irá naturalmente aumentar o número de entradas no Special:RecentChanges: não se preocupe com isso, os usuários podem facilmente filtrar essa lista, habilitando a configuração Agrupar alterações por páginas nas mudanças recentes e na lista de páginas vigiadas em Preferências > Mudanças recentes > Opções avançadas.

Anuncie todas as regravações na página de discussão

Se você quiser reestruturar ou reescrever radicalmente um artigo ou um grupo de artigos, anuncie e explique a sua intenção em uma página de discussão apropriada primeiro, dando a qualquer outro usuário interessado algum tempo razoável para responder e compartilhar sua opinião.

Tenha em mente que anunciar mudanças pretendidas não o faz isento de #Sempre use corretamente o resumo de edição e #Não faça edições complexas de uma vez só.

A tarefa mais importante

No restante deste artigo, você será presenteado com as várias maneiras que você pode contribuir para o wiki. Entre elas, no entanto, há uma que você deve considerar muito mais importante do que as outras: adicionar seus artigos favoritos à sua lista e protegê-los contra as edições contraproducentes.

Todos os dias, o ArchWiki recebe várias dezenas de edições de muitos usuários diferentes: enquanto a maioria destas mudanças são melhorias reais, ele só tem uma única edição, muitas vezes feitas de boa fé, para alterar de forma imprecisa o significado de um parágrafo inteiro ou uma seção, ou às vezes até exageradamente eliminá-lo completamente; se passou despercebido, isso vai arruinar o trabalho valioso que você e todos os outros editores anteriores haviam feito. Infelizmente, isso ocorre com mais frequência do que você esperaria: a equipe oficial wiki faz o seu melhor para filtrar e corrigir edições contraproducentes, mas você nunca deve confiar totalmente neles, tanto porque, assim como você, eles têm tempo para passar limitado no wiki, e também porque eles não são oniscientes, e é muito provável que o seu conhecimento sobre os temas tratados em seus artigos favoritos é maior do que a deles. Em geral, um wiki simplesmente não funciona se os usuários se concentrar apenas em escrever novo conteúdo, mas, em seguida, não se preocupam com o que acontece com suas contribuições.

Felizmente, há uma maneira muito fácil de você acompanhar os artigos para os quais você contribuiu ou aqueles que você mais gosta ou tem mais conhecimento: no topo de cada artigo há um link "watch" e, seguindo-o, esse artigo será adicionado à sua lista de páginas vigiadas. Você poderá então acompanhar as alterações em sua Special:Watchlist, ou escolhendo para ser notificado por e-mail quando os artigos assistidos receberem atualizações no campo "Opções de email" de Special:Preferences#mw-prefsection-personal-email; as páginas que você está seguindo também serão destacadas em negrito em Special:RecentChanges. Por fim, as preferências para a watchlist encontram-se em Special:Preferences#mw-prefsection-watchlist: entre as opções você pode até escolher começar a assistir automaticamente as páginas que você cria ou edita.

Se você perceber que um artigo em sua lista recebeu uma edição imprecisa, ou simplesmente não o entende, você deve corrigí-lo, se possível, ou iniciar uma discussão no artigo de Discussões, ou na página de discussão do autor responsável.

Recursos

Aqui está uma lista das páginas que contêm informações necessárias para contribuir:

  • Help:Diretrizes para nomenclatura de artigos discute estratégias e uma forma eficaz de nomear os Artigos e considerações para assegurar a legibilidade e melhorar a navegação do wiki. Leia-o antes de criar uma nova página.
  • Help:Edição delineia a marcação do MediaWiki tão amplamente conhecido e orientações específicas do ArchWiki. Uma leitura obrigatória para qualquer um que seja contribuidor.
  • Help:Discussão Guia sobre como "discutir" com as pessoas em páginas de discussão
  • Help:Estilo dá orientações para a padronização de estilo em artigos ArchWiki.
  • Help:Categoria explica como definir categorias de páginas, como criar páginas da categoria em falta e como mover uma página para uma categoria diferente.
  • Equipe de Tradução do ArchWiki tem uma introdução passo a passo para criar uma nova página de tradução. Siga-o para traduzir páginas para o seu próprio idioma.
  • i18n serve como um guia abrangente para ArchWiki internacionalização e localização.
  • Help:Procedimentos é uma coleção de listas de verificação útil para operações complexas.

Veja Category:Help (Português) para todos os artigos de ajuda.

Criando

Certifique-se de entender a filosofia do ArchWiki e pensar sobre o que os outros podem querer ler (veja ArchWiki:Requests para ideias). Como mencionado, o movimento do wiki é bastante amplo.

Fale com mantenedores para ajudar na coordenação de grandes projetos.

Help:Edição#Criando páginas abrange os passos para criar um novo artigo no namespace principal.

O recurso subpágina do wiki (artigo/subpágina) está disponível para a sua página de usuário também. Através dela você pode criar o projeto em uma subpágina em branco. Por favor, note que o conteúdo da página de usuário não devem ser categorizadas, mas todos os outros recursos podem ser usados. Depois de ter terminado de desenhar, você pode simplesmente mover a subpágina para seu novo nome. Por favor, adicione modelos de status artigo relevantes (apenas) depois que você movê-lo. O melhor que você descrever a razão de um modelo de status, o que é mais fácil para os usuários #Melhorando o wiki para colaborar com você.

Melhorando

Edição de conteúdo, revisão e atualização são intermináveis ​​tarefas em qualquer wiki. Se você quiser ajudar, basta registrar uma conta e começar a executar sua magia.

Usuários não-Arch

Qualquer um pode registrar um conta: usuários que não são do Arch são bem-vindos para contribuir com conteúdo que se aplica a outras distribuições ou sistemas operacionais, desde que eles tenham certeza que também se aplica ao Arch Linux. Em especial, os artigos devem ser escritos especificamente para usuários do Arch. Portanto:

  • não adicione comentários específicos para outras distribuições Linux ou sistemas operacionais; por exemplo, um usuário do Fedora contribuindo para a página systemd seria muito bem-vindo, mas mencionar que conteúdo recentemente adicionados funcionam no Fedora seriam editados por serem irrelevantes;
  • não substitua menções de convenções, terminologias ou utilitários específicos do Arch com alternativas que podem se aplicar a um intervalo mais amplo de sistemas operacionais.

Manutenção

  • Ajudar a patrulhar a mudanças recentes, relatórios e corrigindo edições questionáveis.
  • Artigos com bandeira apropriada templates de status de artigos, tipo {{Out of date}}, {{Accuracy}}, {{Remove}}, {{Archive}}, etc.
  • Adicionar seus artigos favoritos à sua lista e protegê-los contra as edições contraproducentes (#A tarefa mais importante).
  • Participar de discussões nas diversas páginas de discussão: a maioria dos usuários vai estar interessado em seguir as postagens mais recentes para discussões genéricas neste link. Mensagens específicas de manutenção são listadas na [1], [2], [3] e [4].

Organizando

Triagem, categorização, e a migração de artigos tornou-se uma tarefa importante para todos os mantenedores wiki e para a melhoria da árvore de categorias.

Traduzindo

Adicione ou melhore as traduções, garanta que as traduções estão em sincronia com o outro. Algumas línguas começaram os projetos de colaboração (ver lista abaixo) para organizar de forma eficiente a tradução dos artigos. Por favor, considere se juntar a equipe de tradução do seu idioma ou, pelo menos, informando-o quando você está começando a tradução de um artigo.

Alguns idiomas utilizam wiki externo, eles podem exigir etapas diferentes para tradução. Help:i18n (Português) tem uma lista de wikis externos.

Tradução de mensagens especiais

Há algumas mensagens especiais usados na Arch Wiki, forneça sua tradução para o seu idioma no seguinte link:

  • Também em (Message in Categories tree): adicionar a tradução aqui
  • Talkpagetext: Adicionar tradução aqui

Debates

Se não souber por onde começar, ou você se sentir estranho sobre a edição trabalho de outras pessoas, você também pode contribuir por postar ideias e sugestões na seção Forum & Wiki discussion do Arch Linux Forums.

Manutenção do Back-end

Use o Arch Linux Bugtracker para reportar bugs e contribuir com correções e melhorias para a base de código MediaWiki. veja a lista de bugs reportados para o back-end do ArchWiki.

Reclamando

Se você tiver quaisquer comentários negativos, genéricos ou reclamações sobre a forma como o wiki é moderado ou administrado, por favor deixe uma mensagem em ArchWiki talk:Maintenance Team. Claro que não deve ser necessário afirmar que é necessário reclamar sobre algo usando um tom civil e respeitoso :) Para reclamações relativas edições ou artigos específicos, por favor use uma página de discussão mais apropriado.