Category:Boot loaders (Português)

From ArchWiki
Jump to: navigation, search
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Category:Boot loaders. Data da última tradução: 2018-09-18. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Para inicializar o Arch Linux, você deve instalar um boot loader, ou sistema de inicialização, com capacidade para Linux no Master Boot Record ou GUID Partition Table. O boot loader é a primeira peça de software iniciada pela BIOS ou UEFI. É responsável por carregar o kernel com os parâmetros do kernel desejados e disco de RAM inicial antes de iniciar o processo de inicialização. Veja abaixo os boot loaders disponíveis.

Nota: Carregar atualizações de Microcode exigem ajustes na configuração do boot loader. [1]

Comparação de recursos

Nota:
  • Boot loaders só precisam oferecer suporte ao sistema de arquivos no qual o kernel e o initramfs residem (o sistema de arquivos no qual /boot está localizado).
  • Como o GPT é parte da especificação UEFI, todos os boot loaders UEFI oferecem suporte a discos GPT. O GPT nos sistemas BIOS é possível, usando hybrid booting com Hybrid MBR ("inicialização híbrida") ou o novo protocolo somente GPT. Porém, esse protocolo pode causar problemas com certas implementações de BIOS; veja rodsbooks para mais detalhes.
  • A criptografia mencionada no suporte a sistema de arquivos é uma criptografia a nível de sistema de arquivos, não influenciando criptografia a nível de bloco.
Nome Firmware Multiboot Sistema de arquivos Notas
BIOS UEFI Btrfs ext4 ReiserFS v3 VFAT XFS
EFISTUB Sim somente ESP O kernel se tornou em um executável EFI para ser carregado diretamente do firmware UEFI ou de outro bootloader.
Clover emula UEFI Sim Sim Não sem criptografia Não Sim Não Fork do rEFIt modificado para funcionar em macOS em hardware que não seja da Apple.
GRUB Sim Sim Sim Sem compressão zstd Sim Sim Sim Sim No BIOS/GPT, configuração requer uma partição de boot BIOS.
Possui suporte a RAID, LUKS1 e LVM (mas não volumes de provisionamento fino).
rEFInd Não Sim Sim sem: criptografia, compressão zstd sem criptografia sem recurso de tail-packing Sim Não Possui suporte a autodetecção de kernels e parâmetros sem configuração explícita.
Syslinux Sim Parcial Parcial sem: volumes de vários dispositivos, compressão, criptografia sem criptografia Não Sim v4 somente na MBR Sem suporte a certos recursos de sistema de arquivos [2]
systemd-boot Não Sim Sim Não Não Não somente ESP Não Não é possível iniciar binários de outras partições além de ESP.
GRUB Legacy sem GPT Não Sim Não Não Sim Sim somente v4 Descontinuado em favor do GRUB.
LILO sem GPT Não Sim Não sem criptografia Sim Sim Somente MBR [3] Descontinuado em razão de limitações (p.ex., com Btrfs, GPT, RAID).

Veja também

Pages in category "Boot loaders (Português)"

This category contains only the following page.