cmus (Português)

From ArchWiki
Jump to navigation Jump to search

Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Cmus. Data da última tradução: 2019-04-22. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

cmus (C* MUsic Player) é um reprodutor de áudio de console pequeno, rápido e poderoso que suporta a maioria dos principais formatos de áudio. Vários recursos incluem reprodução contínua, suporte a ReplayGain, streaming de MP3 e Ogg, filtragem ao vivo, inicialização instantânea, atalhos de teclado personalizáveis e vinculações de teclas padrão no estilo vi.

Instalação

Instale o pacote cmus ou cmus-gitAUR para a versão de desenvolvimento.

Veja as dependências opcionais para codecs disponíveis e plugins de saída (instalados podem ser listados com cmus --plugins).

Usando o cmus com ALSA

Instale o pacote alsa-lib.

Ao usar cmus com ALSA, a configuração padrão não permite reproduzir música. O que você pode encontrar ao tentar iniciar o cmus é uma linha terminal em branco, sem saída alguma. Para corrigi-lo, crie um novo arquivo de configuração e defina as seguintes variáveis

~/.config/cmus/rc
set output_plugin=alsa
set dsp.alsa.device=default
set mixer.alsa.device=default
set mixer.alsa.channel=Master

Uso

Veja cmus(1), cmus-tutorial(7) e cmus-remote(1).

Configuração

Tango-edit-cut.pngThis section is being considered for removal.Tango-edit-cut.png

Reason: O próximo parágrafo duplica páginas man. (Discuss in Talk:Cmus (Português)#)

Para configurar o cmus, inicie-o e mude para a guia de configuração pressionando 7.Agora você pode ver uma lista de atalhos de teclado padrão. Selecione um campo na lista com as teclas de seta e pressioneEnter para editar os valores. Você também pode remover ligações com D ou del. Para editar comandos independentes e variáveis de opção, role para baixo na lista até a seção relevante. As variáveis também podem ser alternadas em vez de editadas com space. O Cmus permite alterar a cor de quase todos os elementos da interface. Você pode prefixar cores com "light" para torná-las mais claras e definir atributos para alguns elementos de texto.

Controle Remoto

Cmus pode ser controlado externamente através de um unix-socket com cmus-remote. Isso facilita o controle da reprodução por meio de um aplicativo externo ou vinculação de teclas.

Um tal uso deste recurso é controlar a reprodução no Cmus com os eventos do teclado XF86. O script a seguir quando executado iniciará o Cmus em um terminal xterm se ele não estiver em execução, caso contrário, ele alternará entre reproduzir / pausar:

#!/bin/sh

if ! pgrep -x cmus ; then
  xterm -e cmus
else
  cmus-remote -u
fi

Copie o código acima em um arquivo ~/bin/cplay e faça-o executável.

Tango-edit-cut.pngThis section is being considered for removal.Tango-edit-cut.png

Reason: Duplica Openbox#rc.xml. (Discuss in Talk:Cmus (Português)#)

Para usar o cmus-remote em Openbox, edite ~/.config/openbox/rc.xml e altere os seguintes atalhos de teclado para ficar assim:

Nota: Tenha certeza de que não hajam conflitos com os atalhos de teclado em rc.xml
~/.config/openbox/rc.xml
  <keyboard>
    <keybind key="XF86AudioPlay">
      <action name="Execute">
        <command>cmus-remote -u</command>
      </action>
    </keybind>
    <keybind key="XF86AudioNext">
      <action name="Execute">
        <command>cmus-remote -n</command>
      </action>
    </keybind>
    <keybind key="XF86AudioPrev">
      <action name="Execute">
        <command>cmus-remote -r</command>
      </action>
    </keybind>
  </keyboard>

Agora use a tecla XF86AudioPlay em seu teclado, cmus irá abrir. Se ele já estiver aberto, comecará a tocar. Usando as teclas XF86AudioNext e XF86AudioPrev irá mudar as faixas.

Veja Também