Daemons (Português)

From ArchWiki
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Daemon. Data da última tradução: 2020-03-22. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Um daemon é um programa que roda em "background" como um processo (sem terminal ou interface), que comumente espera por eventos para oferecer serviços. Um bom exemplo é um servidor web que espera por requisições para entregar uma página, ou um servidor ssh que espera por alguma tentativa de login. Apesar destes serem exemplos de aplicações bastante conhecidas e difundidas, há daemons cujo trabalho não é visível. Daemons que as tarefas são enviar logs para arquivos(ex: syslog, metalog) ou manter o horário do sistema sincronizado como o ntpd. Para maiores informações veja daemon(7).

No Arch Linux, daemons são gerenciados pelo systemd. O systemctl é o comando usado como interface para gerenciá-los. Ele lê arquivos na estrutura nome_do_serviço.service que contém informação sobre como e quando iniciar o daemon a eles associados. Os arquivos de serviço são armazenados em /{etc,usr/lib,run}/systemd/system. Veja usando units para maiores detalhes.