KDE package guidelines (Português)

From ArchWiki
(Redirected from Diretrizes de pacotes KDE)
Jump to: navigation, search
Diretrizes de criação de pacotes

CLRCrossEclipseFree PascalGNOMEGoHaskellJavaKDEKernelLispMinGWNode.jsNonfreeOCamlPerlPHPPythonRRubyVCSWebWine

Os pacotes do KDE no Arch Linux seguem um certo esquema.

Diretório de compilação

Uma boa maneira de compilar pacotes de CMake é compilar um diretório fora da raiz do projeto e executar o cmake a partir desse diretório. O PKGBUILD (Português) deve ficar assim:

prepare() {
  mkdir -p build
}

build() {
  cd build
  cmake ../${pkgname}-${pkgver}
}

Prefixo de instalação

Cada pacote deve definir a variável CMAKE_INSTALL_PREFIX, mas também temos que respeitar as versões personalizadas do KDE, então use:

-DCMAKE_INSTALL_PREFIX=$(kde4-config --prefix)

Quando um pacote é movido para [extra] ou [community], essa linha deve ser alterada para:

-DCMAKE_INSTALL_PREFIX=/usr

Tipo de compilação

Por favor, especifique o tipo de compilação; Isso torna realmente simples recompilar um pacote com símbolos de depuração usando apenas uma regra sed.

-DCMAKE_BUILD_TYPE=Release

Forçar Qt4

KDE4

Em sistemas onde ambos qt4 e qt5-base estão instalados, o qmake refere-se à versão 5.x, então force o cmake a usar o Qt4 desta maneira:

 export QT_SELECT=4

ou usando essa opção em cmake:

-DQT_QMAKE_EXECUTABLE=/usr/bin/qmake-qt4

KF5

As mesmas regras que para o KDE4, mas você precisa forçar o cmake a usar o Qt5 ao invés do Qt4:

 export QT_SELECT=5

Nomenclatura de pacote KDE4

Módulo de Configuração do KDE

Pacotes de módulo de configuração do KDE devem ser nomeados kcm-module.

Widgets do Plasma

Os pacotes de widgets de Plasma (anteriormente Plasmoids) devem ser nomeados kdeplasma-applets-nome_widget para que sejam reconhecidos como pacotes relacionados ao KDE; isso também os distingue dos pacotes oficiais.

Executores

Os pacotes de corredores de plasma devem ser nomeados kdeplasma-runners-nome_do_runner para que sejam reconhecidos como pacotes relacionados ao KDE; isso também os distingue dos pacotes oficiais.

Menus de serviço

Os pacotes de menus de serviço devem ser nomeados kde-servicemenus-nome_do_serviço para que sejam reconhecidos como pacotes relacionados ao KDE

Temas

Os pacotes de temas de plasma devem ser nomeados kdeplasma-themes-nome_do_tema para que sejam reconhecidos como pacotes relacionados ao KDE.

Nomenclatura de pacote KF5

Widgets de plasma

Os pacotes de widgets de plasma (anteriormente Plasmoids) devem ser nomeados plasma5-applets-nome_do_widget para que sejam reconhecíveis como pacotes relacionados ao Plasma 5; isso também os distingue dos pacotes oficiais.

Executores

Os pacotes de corredores de plasma devem ser nomeados plasma5-runners-nome_do_runner para que sejam reconhecidos como pacotes relacionados ao Plasma 5; isso também os distingue dos pacotes oficiais.

Menus de serviço

Os pacotes de menus de serviço devem ser nomeados kf5-servicemenus-nome_do_serviço para que sejam reconhecidos como pacotes relacionados ao KF5

Temas

Os pacotes de temas de plasma devem ser nomeados plasma5-themes-nome_do_tema para que sejam reconhecidos como pacotes relacionados ao Plasma 5.

Arquivos de .install

Para muitos pacotes KDE, todos os arquivos .install parecem quase exatamente os mesmos. Alguns pacotes instalam ícones no tema do ícone hicolor; use o utilitário xdg-icon-resource fornecido pelo pacote xdg-utils, que é uma dependência do pacote qt4. Então use esta linha:

xdg-icon-resource forceupdate --theme hicolor &> /dev/null

Muitos pacotes instalam arquivos .desktop compatíveis com o Freedesktop.org e registram entradas MimeType neles. A execução do update-desktop-database em post_install é recomendada, já que essa ferramenta é fornecida pelo pacote desktop-file-utils, que é uma dependência do pacote qt4. Então use esta linha:

update-desktop-database -q