dmenu (Português)

From ArchWiki

O dmenu é um menu dinâmico rápido e leve para o X. Ele lê texto arbitrário do stdin (entrada padrão) e cria um menu com um item para cada linha. O usuário pode selecionar um item, através das teclas de seta ou digitando uma parte do nome, e a linha é impressa em stdout. dmenu_run é um wrapper enviado com a distribuição do dmenu que permite seu uso como lançador de aplicativos.

Instalação

Instale o pacote dmenu, ou dmenu-gitAUR para a versão de desenvolvimento.

Existem várias variantes corrigidas que ampliam a funcionalidade padrão do dmenu. Considere instalar um dos seguintes pacotes a partir do AUR:

  • dmenu2AUR[link quebrado: package not found]: um fork do dmenu com muitos patches úteis aplicados e recursos adicionais adicionados, incluindo escurecimento, especificação de uma opacidade personalizada e sublinhado.

Você pode executar dmenu com:

$ dmenu_run

Configuração

Agora, você desejará anexar o comando dmenu_run para uma combinação de teclas. Isso pode ser feito através do gerenciador de janelas, da configuração do ambiente de área de trabalho ou com um programa como xbindkeys. Veja o artigo Hotkeys para mais informações.

Exibindo itens personalizados

Os itens personalizados serão mostrados separando-os com uma nova linha (\n) e encadear ("|") para dmenu. Por exemplo:

$ echo -e "first\nsecond\nthird" | dmenu

Adicionando itens manualmente

O dmenu procurará executáveis nos diretórios definidos no seu $PATH. Para obter informações sobre como modificar seu $PATH veja Environment variables.

Fontes

This article or section is out of date.

Reason: Como a renderização da fonte XFT do dmenu 4.6 é ativada por padrão: 4.6 Release Notes. Especificando fontes via X logical font description não funciona mais. Em vez de fontconfig's font.conf syntax é usado. (Discuss in Talk:Dmenu (Português))

O dmenu pode exibir fontes usando o X logical font description conforme encontrado usando a ferramenta xfontsel,que é fornecida por xorg-xfontsel. Este exemplo irá executar o dmenu usando o terminus-font:

$ dmenu_run -fn "-xos4-terminus-medium-r-*-*-14-*"

A sintaxe é semelhante se estiver usando o dmenu uma variante corrigida com suporte a XFT.

$ dmenu_run -fn 'Droid Sans Mono-9'

Suporte para aliases do shell

O dmenu não tem suporte shell aliases. Para odmenu reconhecer seus aliases, instale o pacote dmenu-recent-aliases-gitAUR do AUR e execute dmenu-recent-aliases. Seus aliases devem estar em ~/.bash_aliases para ser reconhecido por dmenu-recent-aliases.

Solução de problemas

Nenhum suporte local

Execute dmenu_run resulta na seguinte mensagem de erro:

$ dmenu_run
no locale support

Verifique se a variável de ambiente LANG está definida corretamente. Consulte essa página para obter mais informações: Locale: Solução de problemas

Entradas de menu ausentes

Se algumas entradas estiverem faltando no dmenu, o cache pode estar malformado. Exclua e reinicie dmenu.

$ rm ~/.dmenu_cache
$ rm ~/.cache/dmenu_run

Observe que provavelmente haverá apenas um arquivo de cache, dependendo se o $XDG_CACHE_HOME está definido. Veja o conteúdo de /usr/bin/dmenu_run Para mais informações.

Variáveis de ambiente

As variáveis de ambiente necessárias para aplicativos devem ser adicionadas ao /etc/environment.

A janela atual perde o foco

O bug no dmenu 4.9, a janela atual perde o foco quando o dmenu é aberto e não recupera o foco quando é fechada. Também pode acontecer que um programa recém-lançado não ganhe foco. Você pode corrigir isso fazendo o upgrade para o dmenu 5.0. Veja essa issue ticket para uma discussão.

Veja também