Dynamic Kernel Module Support (Português)

From ArchWiki
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Dynamic Kernel Module Support. Data da última tradução: 2024-01-16. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Da Wikipédia:

Dynamic Kernel Module Support (DKMS) (em Português: Suporte Dinâmico de Módulo de Kernel) é um programa/framework que permite gerar módulos do kernel do Linux cujos fontes residam fora da árvore de fontes. O conceito é poder ter os módulos automaticamente reconstruídos quando uma nova versão do kernel é instalada.

Isto significa que o usuário não precisa esperar que uma companhia, projeto ou mantenedor de pacotes lancem uma nova versão do módulo. Desde a introdução dos hooks do pacman, a recompilação de módulos do kernel é automaticamente providenciada quando um kernel é atualizado.

Instalação

Instale o pacote dkms e o header para o kernel (ou kernels, se mais de um estiver instalado). Por exemplo, para o kernel padrão linux este deverá ser linux-headers. Outros kernels têm seus respectivos headers.

Um bom número de módulos que residem fora da árvore do kernel tem sua variante para DKMS; alguns deles estão em repositórios oficiais, outros são encontrados no AUR.

Atualizações

Apesar da recompilação de módulos DKMS ser comumente discreta durante uma atualização de kernel, pode ocorrer da recompilação falhar. Você deve prestar uma atenção extra nas saídas do pacman. Isto se aplica em particular se o sistema depende do módulo DKMS para inicializar e/ou se você usar um kernel personalizado que não esteja nos repositórios oficiais.

Para lidar com alterações no kernel, correções de bugs ou adicionar recursos necessários extra, considere atualizar o pacote DKMS antes de reinicializar o sistema.

Uso

Utilização para invocar DKMS manualmente.

É possível usar autocompletar fazendo:

# source /usr/share/bash-completion/completions/dkms

Listar módulos

Para listar a situação atual dos módulos, versões e kernels em árvore:

# dkms status

Recompilar módulos

Recompilar todos os módulos para o kernel atualmente em execução:

# dkms autoinstall

ou para um kernel específico:

# dkms autoinstall -k 3.16.4-1-ARCH

Para compilar um módulo específico para o kernel atualmente em execução:

# dkms install -m nvidia -v 334.21

ou simplesmente:

# dkms install nvidia/334.21

Para compilar um módulo para todos os kernels:

# dkms install nvidia/334.21 --all

Remover módulos

Para remover um módulo (antigos que não foram automaticamente removidos):

# dkms remove -m nvidia -v 331.49 --all

ou simplesmente:

# dkms remove nvidia/331.49 --all

Se o pacote dkms é removido, a informação pertinente a arquivos de compilação de módulos anteriores é perdida. Se é este o caso, navegue por /usr/lib/modules/kernel_release e /var/lib/dkms/package_name e remova todos os arquivos e diretórios que não estiverem mais em uso.

Criação de pacote DKMS

Veja DKMS package guidelines (Português).

Veja também