Code of conduct (Português)

From ArchWiki
Jump to: navigation, search

A comunidade Arch é uma comunidade técnica cujo propósito compartilhado é oferecer suporte e melhoria do Arch Linux.

Arch Linux é uma distribuição movida pela comunidade; os desenvolvedores, equipe de suporte e pessoas que fornece assistência nos vários fóruns fazem todos em seu próprio tempo, motivados por um desejo compartilhado de fornecer um sistema base mínimo que pode ser configurado por um indivíduo para adequar às suas necessidades específicas. Este Código de Conduta foi desenvolvido ao longo de vários anos e reflete o ethos da comunidade de um sistema suporte funcional com uma alta taxa de sinal-ruído e uma expectativa explícita de autossuficiência e vontade de aprender.

Se familiarizar com os princípios e diretrizes aqui é uma cortesia para a comunidade, bem como uma forma eficiente de fazer suas interações iniciais com outros usuários do Arch Linux mutualmente benéficas.

Introdução ao Senso Comum

  • Se você escolheu usar o Arch Linux, seja bem-vindo e encorajado a abraçar os princípios do Arch Linux.
  • Quando buscares ajuda, leia o manual, faça suas pesquisas primeiro e exiba detalhes daquilo que está buscando ajuda.
  • Quando ofereceres ajuda, seja paciente e tático conforme o possível.
  • O Arch é uma comunidade de voluntários. O conteúdo de todo este documento pode ser resumido na seguinte notação:

Busque proativamente se doar e trazer apenas benefícios, para a membros e comunidade.

Código de conduta

Os padrões mínimos necessários ao interagir com outros na comunidade do Arch Linux compreendem os quatro pontos principais. Além daqueles pontos, há diretrizes específicas para cada um dos fóruns da comunidade; os #Fóruns, #Wiki, #IRC, #Listas de discussão, #AUR e #Rastreador de erros.

Respeito

Respeite outros usuários

Arch Linux é uma comunidade respeitosa e inclusiva. Comportamentos antissociais ou ofensivos não serão tolerados. De forma simples, trate os outros da forma que gostaria de ser tratado; respeite os outros e seus pontos de vista, mesmo que discorde deles. Quando você se perceber discordando; contrarie a ideia ou o argumento. Não inicie ataques ad hominem.

Respeite outros sistemas operacionais e projetos

Maldizer outras distribuições ou projetos FOSS, ou qualquer outro sistema operacional e seus usuários é proibido. O time Arch sente-se feliz em voluntariamente ceder tempo e energia para ajudar você com a distribuição Arch Linux, documentação e fóruns. Mostre respeito com tais voluntários, usuários, comunidades e outros sistemas operacionais também. Pontos de vista, experiências e opiniões sempre são bem-vindos, porém, quando se tratam de calúnias improdutivas, não.

Respeite a equipe

A equipe de suporte foi escolhida por sua habilidade de fazer bons julgamentos e de forma consistente, sendo sempre dela a palavra final. Note que o Arch Linux não é governado pela democracia. A equipe responsável irá sempre implementar soluções universalmente pacíficas, pois é deles a responsabilidade de manter em paz, e na ordem civil para a maioria dos utilizadores. Portanto, eles não podem ser agradáveis a todos nas decisões tomadas. Por favor, faça a sua parte para manter o ambiente da comunidade saudável.

Sem "trollagem"

Um "troll" é uma pessoa que intencionalmente tenta corromper, causar controvérsia, incitar argumentos, e/ou receber atenção negativa por deliberadamente postar conteúdo provocativo na internet. O termo pode ser usado para referenciar o ato de postar tal conteúdo, e o conteúdo por si.

Trolls são geralmente traiçoeiros e se utilizam da ambivalência como método de dissimuladamente insultar, intimidar ou incitar uma pessoa ou várias para seu próprio prazer sádico. Eles normalmente selecionam suas palavras de forma estudada e são hábeis o suficiente para defender suas tentativas mascaradas de criar inquietação, frequentemente redirecionando a culpa na comunidade por serem incompreendidos. Trollagem é estritamente proibido.

Não incendeie discussões

Incendiar discussões ("flames"), em uma definição comum, é diretamente negativo, desrespeitoso e/ou pode gerar comentários ofensivos sobre alguém. Uma resposta igualmente ou mais negativa, resulta em um ciclo de troca de insultos piorando as consequências. Este tipo de ofensa contra membros (incluindo a equipe do Arch Linux) não será tolerada. Nunca recorra a insultos pessoais e por favor, evite linguagem sarcástica e paternalista. Discussões podem ser produtivas, porém, brigas são sempre destrutivas.

Seja responsável

Se um problema entre pessoas surgir, tenha a mente aberta verificar se há a possibilidade do seu comportamento ter contribuído para o problema. Tomar responsabilidade pelas suas ações pode ser um passo decisivo para uma reconciliação pacífica.

Legalidade

Solicitação criminal

Solicitação criminal é estritamente proibida neste site. Neste contexto, "solicitação criminal" significa: "Ativamente ou passivamente informar, facilitar, incitar, mover ou persuadir outros a agir de discordante com a lei ou participar de atividade ilegal".

Sendo assim, não poste links de solicitações criminais em qualquer forma. Isto inclui(porém não limita) informação referente ao uso de drogas ilegais, roubo, intrusão de redes, criação de código malicioso, cópia de software proibido, utilização de material patenteado/registrado, o tão conhecido "warez" ou sites que provêm torrents ou links com tal conteúdo. Qualquer conteúdo ilegal será rapidamente removido e tratado em concordância com a lei.

Spam/Publicidade/Solicitação

É proibido fazer spam. Por favor, alerte a equipe sobre a presença de spam, caso você encontre. Contas causadoras de spam e seus respectivos endereços IP serão banidos. Não responda a publicações de spam para não aumentar a quantidade de trabalho necessária para limpá-las.

Publicidade, se relacionadas ao Arch (como projeto ou comunidade) ou a GNU/Linux/FOSS, geralmente serão permitidas. Promover convites virtuais, publicações de blogs ou promoções comerciais são ativamente desencorajadas e definitivamente proibidas. Registrar apenas para promover sua questão/causa, relacionada ou não a FOSS, trata a comunidade como um recurso e isso não é aceitável; se inseguro quanto ao conteúdo de sua postagem ser apropriado ou não, contate alguém da equipe de suporte antes de publicar. Também, esteja ciente que publicar links encurtados/obscuros é uma técnica de spammers e deliberadamente impede a habilidade de comunidades de julgar a propriedade do link. Portanto, por favor publique links que incluem um destino claro.

Correção

A comunidade do Arch Linux valoriza o estado de correção técnica. Quando estiver buscando, ou dando, ajuda lembre-se de se empenhar pela precisão, integridade e correção. Uma introdução excelente às expectativas da comunidade do Arch é Como Fazer Perguntas Inteligentes do ESR.

Outras considerações nesta categoria incluem:

Suporte *apenas* à distribuição Arch Linux

Distribuições baseadas no Arch têm seus próprios fóruns de suporte e usuários daquelas distribuições devem encorajar ativamente a buscar suporte lá. Essas distribuições geralmente usam diferentes pacotes, versões de pacote, repositórios e fazem, silenciosamente, configurações personalizadas de sistemas, praticamente tornando impossível o suporte para tais projetos dentro do Arch Linux. O suporte técnico da comunidade terá como foco apenas a distribuição Arch Linux e o Arch User Repository. Tópicos concernentes a problemas com, e requisitando suportes para distribuições derivadas ou outros sistemas operacionais são proibidos.

Tópicos pessoais/retóricos

Tópicos retóricos e "choromingos" não são bem vistos e serão fechados assim que descobertos. Este tipo de conteúdo é melhor aproveitado em blogs pessoas ou outros espaços na web e são considerados indesejáveis na comunidade Arch. Suas contribuições devem ser abertas, produtivas e convidativas para todos os participantes. Veja também #Respeite outros sistemas operacionais e projetos.

Evite controvérsia/tópicos controversos

Não há uma lista de tópicos explicitamente "trolls", controversos ou provocativos, entretanto no passado, postagens pertinentes a Religião, Esportes, Corrida, Nacionalismo e Política foram invariavelmente fechados. Então, evite especialmente este tipo de tópicos que podem causar divisão nos fóruns do Arch! O pessoal do fórum certamente notará que tais problemas são pertinentes a realidade humana. Contudo, este é um fórum de uma distribuição GNU/Linux, não tendo a ideia de facilitar comentários e futuras agitações sobre tais assuntos.

Discussões Inefetivas (bikeshed)

Discussões com uma frase similar a "existe um problema na metodologia do sistema Arch, precisamos discutir" (algumas vezes referidas como "bikeshedding") repetidamente provaram-se inefetivos e inflamatórios e são normalmente trancados após um aviso da moderação. A comunidade Arch é do estilo "Faça Você Mesmo". Se você encontrou um problema na sistemática, encontre uma solução que lhe caiba e então, retorne o conhecimento através de publicação.

Ainda mais, questionamentos e discussões sobre os métodos utilizados pela equipe de desenvolvimento serão monitorados de forma ferrenha, e trancados se provados improdutivos ou sem sentido. Aspereza, e críticas improdutivas não são bem-vindas.

Se você possui algum questionamento sobre a equipe de desenvolvimento do Arch, tenha certeza de que seu tópico possui uma questão aberta, para ter respostas de pessoas de mente aberta. Se possível, dê uma solução ou solução parcial. O envio de código e patches para discussão são mais pragmáticos que simplesmente pedir para outros fazerem algo por você.

Liberdade

A troca livre e aberta de assistência, fala, ideias e opiniões é altamente considerado e encorajado nos fóruns, porém, note que esta liberdade garantida é uma liberdade relativa. Ela existe dentro dos limites das linhas gerais e princípios descritos acima. Reclamações de censura são então infundados, pois esta é uma implementação figura necessária limitação para uma razoável para a solução de conflitos. Para ilustrar, estamos cientes das leis físicas que governam a energia, e mesmo assim não reclamamos de sua opressão. Ao invés disto, reconhecemos que tais leis são essenciais para nosso bem-estar. Portanto, os altos padrões da comunidade Arch refletidos nestas diretrizes regulam a liberdade da comunidade pelo bem comum e proteção de todos. A chave então, para a liberdade verdadeira nos fóruns é o cultivo da benevolência aos outros e harmonização da atitude com a filosofia Arch trazendo apenas benefícios aos envolvidos. Adicionalmente, isto permite que membros satisfaçam todos os impulsos de contribuição sem agravarem ou invadirem a liberdade de outros. Aderindo os princípios e obedecendo as diretrizes do fórum, beneficia a comunidade provando que a liberdade pode trazer consequências negativas e prejudiciais em uma visão mais caótica.

Diretrizes específicas para fóruns

Além do código comum, cada um dos fóruns possui suas próprias diretrizes específicas resumidas nas subseções a seguir.

Fóruns

Como publicar

  • Busque por assuntos claros e informativos. Desta forma mais atenção pode ser atraída por usuários experientes que desejam ajudar e possuem conhecimento neste tópico em particular. Isto também torna o tópico de fácil referência e de fácil busca no fórum para problemas similares. Além disso, evite extravagâncias em frases como [AJUDA!]. [URGENTE!], etc.
  • Uma busca sincera na utilização de linguagem apropriada, modesta e com gramática correta, é o sinal evidente de respeito pelos membros da comunidade e certamente será apreciado, incitando respostas positivas. Atente-se aos termos "textspeak", "netspeak", "leetspeak" e outros tipos de gírias de internet.
  • Quando criar perguntas, acrescente o máximo de informação que puder, incluindo mensagens de erro, saída de terminal, logs, procedimento executado durante o acontecimento, quais documentações você utilizou como base e arquivos de configuração pertinentes.
  • Escolha apenas um assunto por discussão. Tópicos longos são desencorajados nos sub-fóruns técnicos.
  • Poste sua questão em apenas um sub-fórum. Busque o de maior relevância antes de criar o tópico.
  • Quando for responder a um tópico existente, sempre leia a postagem original com o objetivo de manter o foco no assunto inicial.
  • Finalmente, quando uma solução é encontrada marque o tópico como resolvido(solved) sempre adicionando a marcação [SOLVED] ao título original.
    Note que você deve evitar utilizar a marcação [CLOSED], que é utilizada pelo sistema para marcar tópicos que não estão mais acessíveis para novas postagens.
  • Caso um tópico seja marcado como [SOLVED], não responda com equivalentes do tipo "Eu estou tendo o mesmo problema..."; Inicie um novo tópico e faça referência ao já resolvido caso seja relevante.

Colando imagens e código

Utilize a tag [code] quando colando pedaços de informação do console. Utilize o cliente pastebin quando for postar grandes quantias de código. Não use pastebin.com—ele é bloqueado por alguns usuários e tem um histórico de problemas irritantes (javascript, propagandas, formatação ruim, etc). Para usuários de localização não-Inglesa: Prefixe o LC_ALL=C para postar comandos de forma que a saída será em inglês. Não poste imagens de tela cheia; ao invés disto utilize thumbnails. Quaisquer imagens com resolução maior que 250x250px e maior que 50kb de tamanho serão removidas. Não publique capturas de tela de saída de tela; publique o texto.

A vida é uma via de mão dupla

Uma simples e irrefutável verdade. Tenha a certeza de que seus tópicos incluem detalhes e informações que outros acharão útil. Compartilhe os seus achados com a comunidade. Compartilhe também suas falhas. Postagens do tipo "Deixa pra lá, corrigi - Nevermind, I fixed it" em seus tópicos ou deletar suas próprias postagens por razões similares enquadra não apenas egoísmo e má utilização da comunidade, mas uma completa perda de tempo por todas pessoas e recursos envolvidos. Demonstrar também impaciência óbvia para a resolução de algo também é indesejado por aqui. O Arch é constituído por uma comunidade de voluntários. O Arch enfatiza e encoraja as pessoas a fazer pesquisas, tentativas, comentários de volta ao tópico, ajudar os outros e contribuir com a comunidade.

Por favor, não seja um "vampiro de ajudas".

Requisições de recomendação de produtos

Tópicos que buscam informar sobre recomendações de produtos de informática são desencorajados. Tais tópicos, assim como a tecnologia que neles é discutida, tornam-se obsoletos de forma rápida e não trazem benefícios para a comunidade de uma forma ampla. Você deve tirar suas próprias conclusões e ser sagaz o suficiente para buscar suas conclusões sobre qual produto melhor se encaixa em suas necessidades.

Tópicos antigos/"ressurreição de tópicos"

Faça sua parte para manter o fórum organizado. Postar em tópicos antigos, ou "ressuscitar" tais tópicos é desencorajado na seção de problemas técnicos, pois pode potencialmente trazer a tona informação "zumbi"; postagens desatualizadas contem informações que não são mais relevantes devido a natureza rolling release do Arch, sendo mais adequado buscas em postagens mais recentes. E além do mais, páginas de suporte técnico devem permanecer sucintas, e múltiplas páginas de informação devem ser evitadas.

Regra do polegar

  • Se você possui uma pergunta, inicie um novo tópico e referencie um antigo se relevante.
  • Se você possui algo a adicionar e julga que a informação é relacionada porém mais atualizada, inicie um novo tópico e relacione o antigo se desejado, porém, evite a duplicação de esforços postando informação que já está catalogada na Wiki do Arch
  • Se você possui uma solução que é agnóstica a versão do software, a "ressurreição de tópico" pode ser algo apropriado.

Contas de membros do fórum

Por favor, limite-se ao cadastro de apenas uma conta de fórum. Ter mais que uma conta é uso desnecessário de recursos. Além do mais, poderá ser interpretado como um comportamento troll.

Proibição de tópicos vazios/power-posting

Power-posting é melhor descrito como a postagem de mensagens vazias ou sem conteúdo significativo. Isto não é tolerado. As pessoas fazem isto por dois motivos aparentes: aumentar o contador de postagens de forma sem sentido, ou arrebatar o suporte de outros a ideias que estão para ser votadas. Exemplos de power-posting incluem, porém não estão limitados a, respostas com "+1", "lol", "eu também", "Concordo" ou ":)".

Quando postar respostas a mensagens, certifique-se que tem algo a acrescentar. Estas postagens vazias tumultuam discussões, invalidam a função 'Mostrar novas postagens', e gastam banda e espaço no servidor.

Tópicos que caem na série do "+1/-1", "eu também/concordo/discordo" serão trancados. Power posts podem deletados sem prévio aviso.

Bumping

Postar uma única palavra sem significado para atrair a atenção de um tópico não é permitido. Faça sua própria pesquisa, continue no troubleshooting, poste os resultados e seja paciente com a comunidade. Se as pessoas leem seu tópico sem responder oferecendo ajuda, você pode tentar fornecer maiores detalhes, ou questionar a direção que você deve seguir. Geralmente a razão pela qual postagens permanecem sem resposta é por conta dos detalhes esparsos na postagem original, ou, a disponibilidade de soluções óbvias na wiki, em outras partes do fórum ou na internet, e a comunidade não possui a vontade de apontar o óbvio.

Publicação cruzada

É o tipo de postagem onde a mesma pergunta é feita em diferentes sub-fóruns(por exemplo, postando no "Newbie Corner" e em "Installation"). Figura desperdício de recursos e não é permitido. Qualquer tópico que seja enquadrado como postagem cruzada será imediatamente trancado ou deletado.

Espoliação(Hijacking) de Tópicos

Este processo consiste em responde um tópico existente com um outro assunto diferente. Este tipo de atitude é desencorajada. É preferível que se inicie um novo tópico caso você tenha um problema que é relacionado a um problema já postado mas que claramente difere. Postar desta forma insere off-topic, que é tolerado porém geralmente desencorajado, dentro de tópicos sérios.

Política da caixa de lixo (marked for deletion)

Quaisquer tópicos que estão trancados/fechados por conterem informação já documentada na Wiki ou por inconsistência com as políticas do fórum e filosofias do Arch poderão ir para o caixote de lixo(Dust/troll-bin). Após um período de cinco dias, tópicos lá depositados serão deletados. O Moderador responsável irá claramente marcar tais tópicos como "Binned" ou "For deletion".

Listas de discussão

Veja estilo de publicação da lista de discussão.

Top posting

Nunca há desculpa para top posting. Por favor, não faça isso.

Citação

Cite apenas os elementos necessários de um e-mail anterior. Citar blocos inteiros rapidamente abarrota discussões e reduz a legibilidade ao mesmo tempo que aumenta a carga cognitiva em toda a lista. Apague todo o material redundante e responda apenas o material citando apenas o material necessário.

Texto simples

Texto simples é o padrão de Unix e de e-mail. HTML é desnecessário e, para aqueles usando clientes de linha de comando, indesejável. Por favor, mantenha o comprimento das linhas em tamanho razoável: 72 caracteres é considerado o padrão.

AUR

Diretrizes para o Arch User Repository podem ser encontradas aqui:

IRC

Todos canais IRC do Arch Linux estão na rede irc do freenode. Usuários do freenode devem seguir a política da rede e diretrizes do canal do freenode.

O idioma oficial do canal #archlinux é o inglês. Se você precisar de ajuda em outro idioma, pesquise pelos canais internacionais do arch.

  • O tópico principal do #archlinux é para suporte para e discussão sobre o Arch Linux. Conversa geral sobre software e hardware é permitida desde que não interfira no tópico principal da discussão. Se lhe for solicitado levar alguma conversa para outro canal ou mensagem privada, você deveria fazê-lo.
  • Leia o tópico do canal regularmente com /topic. Ele geralmente contém informações importantes.
  • Há apenas um bot oficial de canal. phrik!~archbot@archlinux/bot/phrik. Não faça spam com os comandos do bot e limite seu uso a coisas que são úteis. Se você deseja trazer seu próprio bot para qualquer canal do Arch Linux, peça aos operadores antes de fazê-lo.
  • Não inunde (flood) o canal com texto. Isso inclui arte ASCII, comando de bot e erros de log.
    • Use um paste bin para compartilhar alguma coisa maior que três linhas. programa &> programa-output.txt em combinação com clientes pastebin pode facilitar essa etapa.
    • Se você deseja tentar comandos de bot ou olhar a função de ajuda, faça-o em um /query ou /msg. Exemplo: /query phrik help <comando>.
  • Resposta automática no canal ou em mensagem privada não é permitido com uma única exceção para respostas de ausência como realces do apelido em uma mensagem privada.
  • Não pergunte se alguém está vivo ou se usa o software, apenas faça sua pergunta.
  • Não exija ajuda, peça por ela. Espere pacientemente por alguns minutos antes de reexpor suas perguntas. A maioria das perguntas são respondidas por "apenas outro usuário', como você.
  • Ao pedir por ajuda, sempre responda à pessoa para lhe pediu por mais informações, se você não sabe a resposta, fale isso.

Wiki

Diretrizes para o wiki podem ser encontradas em:

Rastreador de erros

Veja a página principal: Diretrizes para relatar erros.

Cumprimento

Se um moderador do a equipe Arch Linux sentir que o comportamento de um membro é inaceitável e necessitar intervenção, uma notificação privada será disparada, a menos que a ocorrência seja julgado um flagrante de maios gravidade, onde um banimento poderá ser executado. Notificações não serão discutidas no fóruns, canais do IRC ou listas de discussão de email pela equipe de Moderação. Caso um aviso seja despercebido ou ignorado, ações posteriores serão tomadas. Elas podem variar de um simples bloqueio da conta de usuário ofensivo até a exclusão ou banimento do usuário, a fim de manter o ambiente pacífico para a comunidade utilizadora do fórum. Todas as ações são julgadas caso a caso.

Em casos onde o usuário deseja promover a conciliação, e se interesse em uma solução pacifica e deseja ter sua conta restaurada, um consenso geral será formado pela equipe de moderação, ou um "não" poderá ser a resposta a tal requisição.

Contatando a equipe

Se você sente que uma negligência flagrante foi feita ou que você precisa alertar a equipe sobre um comportamento abusivo, Há diversas formas pelas quais você pode buscar assistência ou reparação. Essas incluem: