General guidelines (Português)

From ArchWiki
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de General guidelines. Data da última tradução: 2024-01-06. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Além do código de conduta, cada um dos foros tem suas próprias diretrizes específicas resumidas nas subseções a seguir.

Fóruns

Diretrizes específicas para o fórum do Arch.

Como publicar

  • Busque por assuntos claros e informativos. Desta forma mais atenção pode ser atraída por usuários experientes que desejam ajudar e possuem conhecimento neste tópico em particular. Isto também torna o tópico de fácil referência e de fácil busca no fórum para problemas similares. Além disso, evite extravagâncias em frases como [AJUDA!]. [URGENTE!], etc.lib
  • Uma busca sincera na utilização de linguagem apropriada, modesta e com gramática correta, é o sinal evidente de respeito pelos membros da comunidade e certamente será apreciado, incitando respostas positivas. Evite usar termos "textspeak", "netspeak", "leetspeak" e outros tipos de gírias de internet.
  • Quando criar perguntas, acrescente o máximo de informação que puder, incluindo mensagens de erro, saída de terminal, logs, procedimento executado durante o acontecimento, quais documentações você utilizou como base e arquivos de configuração pertinentes.
  • Escolha apenas um assunto por discussão. Tópicos longos são desencorajados nos subfóruns técnicos.
  • Poste sua questão em apenas um subfórum. Busque o de maior relevância antes de criar o tópico.
  • Não publique tutoriais ou "como fazer": documentação no wiki, no qual ele pode ser mantido.
  • Quando for responder a um tópico existente, sempre leia a postagem original com o objetivo de manter o foco no assunto inicial.
  • Finalmente, quando uma solução é encontrada marque o tópico como resolvido(solved) sempre adicionando a marcação [SOLVED] ao título original.
  • Note que você deve evitar utilizar a marcação [CLOSED], que é utilizada pelo sistema para marcar tópicos que não estão mais acessíveis para novas postagens.
  • Caso um tópico seja marcado como [SOLVED], não responda com equivalentes do tipo "Eu estou tendo o mesmo problema..."; Inicie um novo tópico e faça referência ao já resolvido caso seja relevante.

Colando imagens e código

Use a tag [code] quando colando pedaços de informação do console. Use clientes pastebin quando for postar grandes quantias de código. Não use pastebin.com—ele é bloqueado por alguns usuários e tem um histórico de problemas irritantes (JavaScript, propagandas, formatação ruim, etc). Para usuários de localização não-inglesa: Prefixe o LC_ALL=C para postar comandos de forma que a saída será em inglês. Não poste imagens de tela cheia; ao invés disto utilize thumbnails. Quaisquer imagens com resolução maior que 250×250px e maior que 50 KiB de tamanho serão removidas. Não publique capturas de tela de saída de tela; publique o texto.

A vida é uma via de mão dupla

Uma simples e irrefutável verdade. Tenha a certeza de que seus tópicos incluem detalhes e informações que outros acharão útil. Compartilhe os seus achados com a comunidade. Compartilhe também suas falhas. Postagens do tipo "Deixa pra lá, corrigi - Nevermind, I fixed it" em seus tópicos ou deletar suas próprias postagens por razões similares enquadra não apenas egoísmo e má utilização da comunidade, mas uma completa perda de tempo por todas pessoas e recursos envolvidos. Demandar ajuda e demonstrar impaciência rude para a resolução de algo também é indesejado aqui. O Arch é constituído por uma comunidade de voluntários. O Arch enfatiza e encoraja as pessoas a fazer pesquisas, tentativas, comentários de volta ao tópico, ajudar os outros e contribuir com a comunidade.

Não seja um "vampiro de ajuda".

Requisições de recomendação de produtos

Tópicos que buscam informar sobre recomendações de produtos de informática são desencorajados. Tais tópicos, assim como a tecnologia que neles é discutida, tornam-se obsoletos de forma rápida e não trazem benefícios para a comunidade de uma forma ampla. Você deve tirar suas próprias conclusões e ser sagaz o suficiente para buscar suas conclusões sobre qual produto melhor se encaixa em suas necessidades.

Tópicos antigos/"ressurreição de tópicos"

Faça sua parte para manter o fórum organizado. Como o wiki é onde o Arch está documentado, postar em tópicos antigos ("ressuscitar" ou "necrobumping") é desencorajado na seção de problemas técnicos, pois pode potencialmente trazer a tona informação "zumbi"; postagens desatualizadas contem informações que não são mais relevantes devido a natureza rolling release do Arch, sendo mais adequado buscas em postagens mais recentes. E além do mais, páginas de suporte técnico devem permanecer sucintas, e múltiplas páginas de informação devem ser evitadas.

Regra geral:

  • Se você possui uma pergunta, inicie um novo tópico e referencie um antigo se relevante. Você também pode relatar o tópico antigo para que a equipe possa fechá-lo.
  • Se você possui algo a adicionar e julga que a informação é relacionada porém mais atualizada, inicie um novo tópico e relacione o antigo se desejado, porém, evite a duplicação de esforços postando informação que já está catalogada na Wiki do Arch
  • Se você possui uma solução que é agnóstica a versão do software, a ressurreição de tópico pode ser apropriado se o tópico não tiver mais que um ou dois anos.

Proibição de tópicos vazios/power-posting

Power-posting é melhor descrito como a postagem de mensagens vazias ou sem conteúdo significativo. Isto não é tolerado. As pessoas fazem isto por dois motivos aparentes: aumentar o contador de postagens de forma sem sentido, ou arrebatar o suporte de outros a ideias que estão para ser votadas. Exemplos de power-posting incluem, porém não estão limitados a, respostas com "+1", "lol", "eu também", "Concordo" ou ":)".

Quando postar respostas a mensagens, certifique-se que tem algo a acrescentar. Estas postagens vazias tumultuam discussões, invalidam a função 'Mostrar novas postagens', e gastam banda e espaço no servidor.

Tópicos que caem na série do "+1/-1", "eu também/concordo/discordo" serão trancados. "Power posts" podem deletados sem prévio aviso.

Bumping

Postar uma única palavra sem significado para atrair a atenção de um tópico não é permitido. Faça sua própria pesquisa, continue no troubleshooting, poste os resultados e seja paciente com a comunidade. Se as pessoas leem seu tópico sem responder oferecendo ajuda, você pode tentar fornecer maiores detalhes, ou questionar a direção que você deve seguir. Geralmente a razão pela qual postagens permanecem sem resposta é por conta dos detalhes esparsos na postagem original, ou, a disponibilidade de soluções óbvias na wiki, em outras partes do fórum ou na internet, e a comunidade não possui a vontade de apontar o óbvio.

Publicação cruzada

É o tipo de postagem onde a mesma pergunta é feita em diferentes subfóruns (por exemplo, postando no "Newbie Corner" e em "Installation"). Figura desperdício de recursos e não é permitido. Qualquer tópico que seja enquadrado como postagem cruzada será imediatamente trancado ou deletado.

Espoliação (Hijacking) de tópicos

Este processo consiste em responde um tópico existente com um outro assunto diferente. Este tipo de atitude é desencorajada. É preferível que se inicie um novo tópico caso você tenha um problema que é relacionado a um problema já postado mas que claramente difere. Postar desta forma insere off-topic, que é tolerado porém geralmente desencorajado, dentro de tópicos sérios.

Política da caixa de lixo (marked for deletion)

Quaisquer tópicos que estão trancados/fechados por conterem informação já documentada na Wiki ou por inconsistência com as políticas do fórum e filosofias do Arch poderão ir para o caixote de lixo(Dust/troll-bin). Após um período de cinco dias, tópicos lá depositados serão elegíveis para exclusão a critério da equipe. O Moderador responsável irá claramente marcar tais tópicos como "Binned" ou "For deletion".

Listas de discussão

Diretrizes para as listas de discussão. Veja também o estilo de publicação da lista de discussão.

Top posting

Nunca há desculpa para top posting. Não faça isso.

Citação

Cite apenas os elementos necessários de um e-mail anterior. Citar blocos inteiros rapidamente abarrota discussões e reduz a legibilidade ao mesmo tempo que aumenta a carga cognitiva em toda a lista. Apague todo o material redundante e responda apenas o material citando apenas o material necessário.

Texto simples

Texto simples é o padrão de Unix e de e-mail. HTML é desnecessário e, para aqueles usando clientes de linha de comando, indesejável. Por favor, mantenha o comprimento das linhas em tamanho razoável: 72 caracteres é considerado o padrão.

https://useplaintext.email/ fornece instruções para configurar clientes de e-mail para usar texto simples.

Responder à lista de discussão

Ao responder a um tópico da lista de e-mails, certifique-se de responder à lista de e-mails em vez do autor do e-mail original. A maioria dos clientes de e-mail deve fornecer um recurso de "resposta à lista de discussão" entre as opções de resposta. Caso contrário, insira manualmente o endereço de e-mail da lista de discussão no campo Para.

Para listas de discussão que não exigem se inscrever, como arch-mirrors-announce e aur-requests, use responder a todos e certifique-se de que a lista de discussão esteja entre os destinatários.

AUR

Diretrizes para o Arch User Repository podem ser encontradas nas diretrizes de envio ao AUR.

IRC

Todos canais IRC do Arch estão na rede irc do Libera Chat. Usuários do Libera Chat devem seguir a política da rede e diretrizes do canal do Libera Chat.

O idioma oficial do canal #archlinux é o inglês. Se você precisar de ajuda em outro idioma, pesquise pelos canais internacionais do arch.

  • O tópico principal do #archlinux é para suporte para e discussão sobre o Arch Linux. Conversa geral sobre software e hardware é permitida desde que não interfira no tópico principal da discussão. Se lhe for solicitado levar alguma conversa para outro canal ou mensagem privada, você deveria fazê-lo.
  • Leia o tópico do canal regularmente com /topic. Ele geralmente contém informações importantes.
  • Há apenas um bot oficial de canal: phrik. Não faça spam com os comandos do bot e limite seu uso a coisas que são úteis. Se você deseja trazer seu próprio bot para qualquer canal do Arch Linux, peça aos operadores antes de fazê-lo.
  • Não crie pontes para outros canais de qualquer outra rede ou mídia sem permissão.
  • Não publique logs para o público sem permissão de todos os participantes.
  • Não inunde (flood) o canal com texto. Isso inclui arte ASCII, comando de bot e erros de log.
    • Use um paste bin para compartilhar alguma coisa maior que três linhas. programa &> programa-output.txt em combinação com clientes pastebin pode facilitar essa etapa.
    • Se você deseja tentar comandos de bot ou olhar a função de ajuda, faça-o em um /query ou /msg. Exemplo: /query phrik help comando.
  • Resposta automática no canal ou em mensagem privada não é permitido com uma única exceção para respostas de ausência como realces do apelido em uma mensagem privada.
  • Não pergunte se alguém está vivo ou se usa o software, apenas faça sua pergunta.
  • Não exija ajuda; peça. Espere pacientemente por alguns minutos antes de reexpor suas perguntas. A maioria das perguntas são respondidas por outro apenas usuário, como você.
  • Ao pedir por ajuda, sempre responda à pessoa para lhe pediu por mais informações, se você não sabe a resposta, fale isso.

Wiki

Diretrizes para o wiki podem ser encontradas em ArchWiki:Contribuindo.

GitLab

Diretrizes para relatar problemas no espaço de nomes GitLab archlinux/packaging/packages podem ser encontradas em Diretrizes de relatórios de erro.

Solicitações de mesclagem de pacotes

As diretrizes a seguir se aplicam ao enviar solicitações de mesclagem para projetos no espaço de nomes GitLab archlinux/packaging/packages.

  • Faça commits descritivos e descrições detalhadas de solicitações de mesclagem: mantê-los claros e concisos facilita o processamento.
  • Teste suas alterações antes de enviar e enviar: Verifique se o pacote compila corretamente (em um chroot limpo) e se o problema que você está abordando foi resolvido corretamente.
  • Não crie solicitações de mesclagem para atualizações triviais de pacotes: use o recurso Sinalizar pacote desatualizado no site de pacotes do Arch. Simplesmente atualizar no pkgver geralmente não é o que impede que uma nova versão seja empacotada.
  • Não faça alterações em variáveis/arquivos relacionados à versão (pkgver, pkgrel, .SRCINFO): solicitações de mesclagem devem ser unidades de alterações em vez de unidades de versões. A decisão de lançar alterações deve ser deixada nas mãos dos mantenedores do pacote. Uma exceção a isso seria uma solicitação de mesclagem aberta com o objetivo de resolver uma atualização de pacote que é difícil de fazer triagem (por exemplo, atualizações que exigem correção ou alterações nas funções de compilação/empacotamento , veja o ponto anterior).