GNOME (Português)

From ArchWiki
(Redirected from GNOME 3 (Português))
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de GNOME. Data da última tradução: 2020-06-15. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

GNOME (/(ɡ)noʊm/) é um ambiente de desktop, ou desktop environment, que visa ser simples e fácil de usar. Ele é projetado por O Projeto GNOME e é composto interiramente de software livre e código aberto. O GNOME é uma parte do Projeto GNU. O display padrão é o Wayland em vez do Xorg.

Instalação

Dois grupos estão disponíveis:

  • gnome contém o ambiente base do GNOME e um subconjunto de aplicativos bem integrados;
  • gnome-extra contém mais aplicativos do GNOME, incluindo um cliente de e-mail, um cliente IRC, Ajustes do GNOME e um conjunto de jogos. Note que esse grupo compila no grupo gnome.

O ambiente base consiste no GNOME Shell, um plug-in para o gerenciador de janelas Mutter. Ele pode ser instalado separadamente com gnome-shell.

Nota: mutter age como um gerenciador de composição para o ambiente, empregando aceleração gráfica de hardware para fornecer efeitos mirando reduzir desordem da tela. O gerenciador de sessão do GNOME detecta automaticamente se seu driver de vídeo é capaz de executar o GNOME Shell e se não, retrocede para renderização de software usando llvmpipe.

Lançamentos instáveis

Veja repositórios oficiais#gnome-unstable.

Sessões do GNOME

GNOME possui três sessões disponíveis, todos usando o GNOME Shell.

  • GNOME é o padrão que usa Wayland. Aplicativos X tradicionais são executados pelo Xwayland.
  • GNOME Clássico é uma disposição do ambiente tradicional com uma interface similar à do GNOME 2, usando extensões e parâmetros pré-ativados. [1] Portanto, é mais um GNOME Shell personalizado do que um modo realmente distinto.
  • GNOME sobre Xorg executa o GNOME Shell usando o Xorg.

Iniciando

O GNOME pode ser iniciado tanto graficamente, com um gerenciador de exibição, ou manualmente pelo console (podem faltar alguns recursos). O gerenciador de exibição incluso em gnome é o GDM.

Nota: Suporte para bloqueio de tela no GNOME (e muito mais) é fornecido pelo GDM. Se o GNOME não for iniciado com o GDM, outro bloqueador de tela pode ser usado para fornecer esta funcionalidade. Veja List of applications/Security#Screen lockers.

Graficamente

Selecione a sessão: GNOME, GNOME Clássico ou GNOME sobre Xorg a partir do menu de sessões do gerenciador de exibição.

Manualmente

Sessões Xorg

  • Para a sessão do GNOME sobre Xorg, adicione ao arquivo ~/.xinitrc (veja aqui para detalhes):
    export XDG_SESSION_TYPE=x11
    export GDK_BACKEND=x11
    exec gnome-session
  • Para a sessão do GNOME Clássico, adicione ao arquivo ~/.xinitrc:
    export XDG_CURRENT_DESKTOP=GNOME-Classic:GNOME
    export GNOME_SHELL_SESSION_MODE=classic
    exec gnome-session --session=gnome-classic

Após editar o arquivo ~/.xinitrc, GNOME pode ser iniciado com o comando startx (veja xinitrc para detalhes adicionais, tal como preservar a sessão de logind). Após configurar o arquivo ~/.xinitrc, também é possível ser arranjado para Iniciar X no login,por exemplo no tty2 adicionando ao .bash_profile:

if [[ -z $DISPLAY && $(tty) == /dev/tty2; ]]; then
  XDG_SESSION_TYPE=x11 GDK_BACKEND=x11 exec startx
fi

Sessões Wayland

Nota:
  • Um servidor X — fornecido pelo pacote xorg-server-xwayland[link quebrado: replaced by xorg-xwayland] — ainda é necessário para executar aplicativos que ainda não foram portados para o Wayland. Aplicativos usando certas bibliotecas gráficas, tal como Qt, podem ser forçadas a usar o Wayland definindo variáveis de ambiente. Veja Wayland#Bibliotecas GUI para mais informações.
  • Quando estiver usando o driver proprietário da NVIDIA, aplicativos não nativos de Wayland vão sofrer de um desempenho muito ruim por causa de Xwayland sem aceleração de hardware. Espera-se resolver isso em outuno de 2020, mas ainda não há um cronograma comprometido pela NVIDIA.

Iniciar manualmente uma sessão Wayland é possível com XDG_SESSION_TYPE=wayland dbus-run-session gnome-session.

Para iniciar ao autenticar no tty1, adicione o seguinte ao seu .bash_profile porque nem todos os aplicativos respeitam XDG_SESSION_TYPE, adicione uma variável ao firefox e para aplicativos QT:

if [[ -z $DISPLAY && $(tty) == /dev/tty1 && $XDG_SESSION_TYPE == tty ]]; then
   MOZ_ENABLE_WAYLAND=1 QT_QPA_PLATFORM=wayland XDG_SESSION_TYPE=wayland exec dbus-run-session gnome-session
fi

Aplicativos do GNOME no Wayland

Quando a sessão GNOME é usada, aplicativos do GNOME serão executados usando o Wayland. Para casos de depuração, o manual do GTK lista opções e variáveis de ambiente.

Navegação

Para aprender como usar o GNOME Shell efetivamente, leia a folha de dicas do GNOME Shell; ela realça os recursos e atalhos de teclado do GNOME Shell. Recursos incluem realce de tarefa, uso de teclado, controle de janela, o painel, modo de visão geral e mais. Alguns dos atalhos são:

  • Super + m: mostra a lista de notificações
  • Super + a: mostra a grade de aplicativos
  • Alt + Tab: alterna entre aplicativos ativos
  • Alt + ` (a tecla logo acima de Tab nos teclados americanos): alterna entre janelas do aplicativo em primeiro plano
  • Alt + F2, e depois insira r ou restart: reinicia o shell no caso de problemas no shell gráfico (apenas no modo X/legado, não no modo Wayland).

Veja Navegação do teclado para mais atalhos.

Dica: Para fazer o Alt+Tab alternar aplicativos apenas no espaço de trabalho atual, você pode definir current-workspace-only para true:
$ gsettings set org.gnome.shell.app-switcher current-workspace-only true

Nomes legados

Nota: Alguns programas do GNOME sofreram alteração de nomes, casos em que o nome do aplicativo na documentação e diálogos de "sobre" foram alterados, mas o nome do executável não foi. Alguns poucos aplicativos estão listados na tabela abaixo.
Dica: Pesquisar pelo nome legado de um aplicativo na barra de pesquisa do Shell retornará com sucesso o aplicativo em questão. Por exemplo, pesquisar por nautilus vai retornar Arquivos.
Atual Legado
Arquivos Nautilus
Web Epiphany
Vídeos Totem
Menu principal Alacarte
Visualizador de documentos Evince
Analisador de uso de disco Baobab
Visualizador de imagens EoG (Eye of GNOME)
Chaves e senhas Seahorse
Editor de Tradução do GNOME Gtranslator

Configuração

O painel Configurações do sistema do GNOME (gnome-control-center) e os aplicativos do GNOME usam o sistema de configuração dconf para armazenar suas configurações.

Você pode acessar diretamente o banco de dados dconf usando as ferramentas de linha de comando gsettings(1). Isso também permite que você alterar as configurações não expostas pelas interfaces de usuário. A ferramenta de linha de comando dconf(1) pode modificar diretamente o banco de dados subjacente, contornando a validação.

Até o GNOME 3.24, as configurações eram aplicadas por um daemon de configurações do GNOME (localizado em /usr/lib/gnome-settings-daemon/gnome-settings-daemon), o qual poderia ser executado fora de uma sessão do GNOME.

GNOME 3.24, porém, substituiu o daemon de configurações do GNOME com diversos outros plug-ins /usr/lib/gnome-settings-daemon/gsd-* separados, os quais posteriormente foram movidos para /usr/lib/gsd-*. Esses plug-ins são agora controlados via arquivos desktop sob /etc/xdg/autostart (org.gnome.SettingsDaemon.*.desktop). Para executar esses plug-ins fora de uma sessão do GNOME, você agora precisará copiar/editar as entradas de desktop apropriadas para ~/.config/autostart.

A configuração geralmente é realizada para cada usuário, essa seção não cobre o como criar modelos de configuração para múltiplos usuários.

Configurações do sistema

Cor

O daemon colord lê o EDID da tela e extrai o perfil de cor apropriado. A maioria dos perfis de cor são precisos e nenhuma configuração é necessária; porém, para aqueles que não forem precisos, ou para telas antigas, perfis de cores podem ser colocadas em ~/.local/share/icc/ e direcionado para ele.

Luz noturna

O GNOME vem com um filtro de luz azul integrado similar ao Redshift. Você pode ativar e personalizar a hora em que deseja ativar o modo Luz norturna no menu de configurações de exibição. Além disso, você pode ajustar a temperatura de kelvin com a seguinte configuração dconf, sendo 5000 um valor de exemplo:

$ gsettings set org.gnome.settings-daemon.plugins.color night-light-temperature 5000
Dica: Para alterar a temperatura do dia em uma sessão Wayland, instale essa extensão.

Data & hora

Se o sistema possuir o daemon de Network Time Protocol configurado, ele será usado pelo GNOME também. A sincronização pode ser definida para controle manual pelo menu, se necessário.

O GNOME possui suporte a seleção automática de fuso horário (pode ser habilitado na seção Data & hora das configurações do sistema, desde que os serviços de localização estejam habilitados (consulte a seção Privacidade das configurações).

Para mostrar a data na barra superior, execute:

$ gsettings set org.gnome.desktop.interface clock-show-date true

Adicionalmente, para mostrar números da semana no calendário aberto na barra superior, execute:

$ gsettings set org.gnome.desktop.calendar show-weekdate true

Aplicativos padrões

Ao instalar o GNOME pela primeira vez, você pode descobrir que os aplicativos errados estão lidando com certos protocolos. Por exemplo, totem abre vídeos em vez de o previamente usado VLC. Algumas das associações podem ser definidas pelas configurações do sistema via: Detalhes > Aplicativos padrões.

Para outros protocolos e métodos, veja Default applications para configuração.

Mouse e touchpad

A maioria das configurações de touchpad podem ser definidos nas configurações do sistema por: Dipositivos > Mouse & touchpad.

Dependendo de seu dispositivo, outras configurações podem estar disponíveis, mas não expostas via GUI padrão. Por exemplo, um click-method diferente de touchpad

$ gsettings range org.gnome.desktop.peripherals.touchpad click-method
 
enum
'default'
'none'
'areas'
'fingers'

a ser definido manualmente:

$ gsettings set org.gnome.desktop.peripherals.touchpad click-method 'fingers'

Ou via gnome-tweaks.

Nota: O driver synaptics não possui suporte no GNOME. Em vez disso, você deve usar libinput. Veja esse relatório de erro.

Rede

NetworkManager é a ferramenta nativa do projeto GNOME para controlar as configurações de rede pelo Shell. Instale o pacote networkmanager e habilite a unit do systemd NetworkManager.service.

Enquanto qualquer outro gerenciador de rede pode ser usado, NetworkManager fornece a integração completa via configurações de rede shell e um miniaplicativo indicador de status network-manager-applet (não exigido para o GNOME).

Nota: Redes sem fio ocultas configuradas com o nmtui do networkmanager não conectam automaticamente. Você precisa criar um novo perfil usando o centro de controle do GNOME para restaurar as capacidades de autoconexão para aquela rede.

Contas on-line

Algumas contas on-line, tal como ownCloud, exige que gvfs-goa esteja instalado par funcionalidade completa nos aplicativos do GNOME tal como GNOME Arquivos e GNOME Documentos [2].

Pesquisa

Este artigo ou esta seção precisa de tradução.

Notas: See GNOME#Search. (Discuta em Talk:GNOME (Português)#)

O shell do GNOME possui uma pesquisa que possa ser rapidamente acessada pressionando a tecla Super e comece a digitar. O pacote tracker[link quebrado: package not found] é instalado por padrão como parte do grupo gnome e fornece um aplicativo de indexação e banco de dados de metadados. Ele pode ser configurado com o item de menu Pesquisa e indexação; monitore o status com tracker-control. É iniciado automaticamente pelo gnome-session quando o usuário inicia a sessão. Indexação pode ser iniciada manualmente com tracker-control -s. As configurações de pesquisa também podem ser configuradas no painel Configurações de sistema.

O bando de dados do Tracker pode ser consultado usando o comando tracker-sparql. Veja sua página de manual com tracker-sparql(1)[link inativo 2022-12-10] para mais informações.

Configurações avançadas

Como anotado acima, muitas opções de configuração tal como alterar o tema do GTK ou o tema do gerenciador de janela, não são expostas no painel de Configurações do sistema (gnome-control-center). Aqueles usuários que desejem alterar essas configurações pode desejar usar o Ajustes do GNOME (gnome-tweaks), uma ferramenta gráfica conveniente que expõe muitas das configurações.

Configurações do GNOME (que são armazenadas no banco de dados DConf) também podem ser alteradas usando o dconf-editor(1) (uma ferramenta gráfica de configuração de DConf) ou a ferramenta de linha de comando gsettings. O Ajustes do GNOME não faz nada no plano de fundo do GUI; note que você não encontrará nela todas as configurações descritas nas seções a seguir.

Aparência

Temas

O GNOME usa Adwaita por padrão. Para aplicar Adwaita dark apenas para aplicativos GTK 2, use o link simbólico a seguir:

$ ln -s /usr/share/themes/Adwaita-dark ~/.themes/Adwaita

Para selecionar novos temas (mova-os para o diretório apropriado e) use o Ajustes do GNOME ou os comandos de GSettings abaixo:

Para o tema do GTK:

$ gsettings set org.gnome.desktop.interface gtk-theme nome-do-tema

Para o tema de ícones:

$ gsettings set org.gnome.desktop.interface icon-theme nome-do-tema
Nota: O gerenciador de janela segue o tema do GTK. Usar org.gnome.desktop.wm.preferences theme está obsoleto e é ignorado.

Veja GTK (Português)#Temas e Ícones#Manualmente.

Altura da barra de título
Nota: Aplicar essa configuração reduz a barra de título do terminal do GNOME e do Chromium, mas não parece ter efeito sobre o tamanho da barra de título do Nautilus.
~/.config/gtk-3.0/gtk.css
headerbar.default-decoration {
 padding-top: 0px;
 padding-bottom: 0px;
 min-height: 0px;
 font-size: 0.6em;
}

headerbar.default-decoration button.titlebutton {
 padding: 0px;
 min-height: 0px;
}

Veja [3][link inativo 2023-04-23 ⓘ] para mais informações.

Ordem de botão de barra de título

Para definir a ordem para o gerenciador de janelas do GNOME (Mutter, Metacity):

$ gsettings set org.gnome.desktop.wm.preferences button-layout ':minimize,maximize,close'
Dica: O caractere de dois pontos indica em qual lado da barra de título os botões de janela aparecerão.
Ocultar barra de título quando maximizado
Nota: A extensão acima não funciona no gnome-shell versão 3.32 ou superior [4].
Temas do GNOME Shell

O tema do GNOME Shell em si é configurável. Para usar um tema de Shell, primeiro assegure-se de que você tenha o pacote gnome-shell-extensions instalado. Então, habilite a extensão User Themes, pelo Ajustes do GNOME ou pela página web GNOME Shell Extensions. Temas de shell podem então ser carregadas e selecionadas usando Ajustes do GNOME.

Há vários temas de GNOME Shell disponíveis no AUR. Temas de shell também pode ser baixados do gnome-look.org[link inativo 2024-01-13 ⓘ].

Ícones no menu

O esquema padrão do GNOME não exibe qualquer ícone nos menus. Para exibir ícones nos menus, execute o seguinte comando.

$ gsettings set org.gnome.settings-daemon.plugins.xsettings overrides "{'Gtk/ButtonImages': <1>, 'Gtk/MenuImages': <1>}"

Pastas de grade de aplicativos

Dica: O scripts gnome-catgen (gnome-catgen-gitAUR) permite que você gerencie pastas por meio da criação de arquivos em ~/.local/share/applications-categories nomeados conforme cada categoria e contendo uma lista dos arquivos de área de trabalho pertencentes aos aplicativos que você gostaria de ter dentro. Opcionalmente, você pode fazer com que ele circule por cada aplicativo sem uma pasta e insira a categoria desejada até você Ctrl-c ou ficar sem aplicativos.

No dconf-editor, navegue para org.gnome.desktop.app-folders e defina o valor de folder-children para um vetor de nomes de pastas separados por vírgula:

['Utilities', 'Sundry']

Adicione aplicativos usando o gsettings:

$ gsettings set org.gnome.desktop.app-folders.folder:/org/gnome/desktop/app-folders/folders/Sundry/ apps "['alacarte.desktop', 'dconf-editor.desktop']"

Isso adiciona os aplicativos alacarte.desktop e dconf-editor.desktop à pastas Sundry. Isso também vai criar a pasta org.gnome.desktop.app-folders.folders.Sundry.

Para nomear a pasta (se ela tiver nenhum nome que apareça no tipo dos aplicativos):

$ gsettings set org.gnome.desktop.app-folders.folder:/org/gnome/desktop/app-folders/folders/Sundry/ name "Sundry"

Os aplicativos também podem ser ordenados por sua categoria (especificada em seu arquivo .desktop):

$ gsettings set org.gnome.desktop.app-folders.folder:/org/gnome/desktop/app-folders/folders/Sundry/ categories "['Office']"

Se determinados aplicativos que corresponderem a uma categoria não forem desejados em uma pasta, exclusões podem ser definidas:

$ gsettings set org.gnome.desktop.app-folders.folder:/org/gnome/desktop/app-folders/folders/Sundry/ excluded-apps "['libreoffice-draw.desktop']"

Para mais informações, veja [5] e [6].

Inicialização automática

O GNOME implementa XDG Autostart.

O gnome-tweaks permite gerenciar entradas de "autostart".

Dica: Se o botão de sinal de mais na seção de inicialização do Ajustes não estiver responsivo, tente iniciá-lo a partir do terminal usando o seguinte comando: gnome-tweaks. Veja o seguinte tópico de fórum.
Nota: O diálogo obsoleto gnome-session-properties pode ser adicionado instalando o pacote gnome-session-propertiesAUR.

Área de trabalho

Ícones na área de trabalho

Até o GNOME 3.28, os ícones na área de trabalho eram fornecidos pelo Arquivos, que desenhava uma janela transparente sobre a área de trabalho contendo os ícones. A partir do GNOME 3.28 essa funcionalidade foi removida e os ícones da área de trabalho não estão mais disponíveis no GNOME. Possíveis soluções incluem o uso do Nemo (um fork do Arquivos que ainda possui a funcionalidade de ícones do desktop) ou a instalação do gnome-shell-extension-desktop-iconsAUR, o qual replica a funcionalidade do ícone do desktop disponível no GNOME 3.26 e anteriores, mas com pequenas diferenças. Para mais informações, consulte o seguinte tópico no fórum do Arch.

Tela de bloqueio e plano de fundo

Ao definir o plano de fundo da área de trabalho ou da tela de bloqueio, é importante notar que a aba Imagens são exibirá imagens localizadas na pasta /home/nome-de-usuário/Imagens. Se você deseja usar uma imagem não localizada nesta pasta, use os comandos indicados abaixo.

Para o plano de fundo da área de trabalho:

$ gsettings set org.gnome.desktop.background picture-uri 'file:///caminho/para/minha/imagem.jpg'

Para o plano de fundo da tela de bloqueio:

$ gsettings set org.gnome.desktop.screensaver picture-uri 'file:///caminho/para/minha/imagem.jpg'
Desabilitar o canto superior esquerdo ativo

A partir do GNOME 3.34, você pode desabilitá-lo desta forma:

$ gsettings set org.gnome.desktop.interface enable-hot-corners false

ou por meio de gnome-tweaks, em Barra superior > Canto ativo do panorama de atividades

Extensões

O catálogo de extensões está disponível em extensions.gnome.org. Elas podem ser instaladas e ativadas no navegador definindo o botão no canto superior esquerdo da tela para ON e clicando em Install no diálogo resultante (se a extensão em questão não estiver instalada). Extensões instaladas podem ser vistas em extensions.gnome.org/local, na qual atualizações podem ser verificadas. Extensões instaladas também podem ser habilitadas ou desabilitadas usando gnome-tweaks.

Nota: Extensões do extensions.gnome.org podem ser instalados imediatamente com gnome-software. Para outros navegadores, é necessário instalar chrome-gnome-shellAUR[link quebrado: package not found] e a extensão de navegador apropriada.

O GNOME Shell pode ser personalizado com extensões por usuário ou por todo o sistema. A instalação de extensões com pacman as disponibiliza para todos os usuários do sistema e automatiza o processo de atualização. O pacote gnome-shell-extensions fornece um conjunto de extensões mantidas como parte do projeto GNOME (muitas das extensões incluídas são usadas pela sessão do GNOME Clássico). Usuários que desejem uma barra de tarefas, mas não desejam usar a sessão do GNOME Clássico, podem querer habilitar a extensão Window list (fornecida pelo pacote gnome-shell-extensions).

Para listar as extensões atualmente habilitadas:

$ gsettings get org.gnome.shell enabled-extensions

Para mais informações sobre as extensões do shell do GNOME, veja [7].

Fontes

Dica: Se você definiu o Fator de escala para um valor acima de 1.00, o menu de Acessibilidade será habilitado automaticamente.

Fontes podem ser definidas para Títulos de janelas, Interface (aplicativos), Documentos e Monoespaçada. Veja a aba Fontes no Ajustes para opções relevantes.

Para hinting, RGBA provavelmente é melhor por atender a maioria dos tipos de monitores. Se as fontes aparecerem bloqueadas demais, reduza hinting para Slight ou None.

WEBP, miniaturas

Instale pixbuf-webp-thumbnailerAUR[link quebrado: package not found] para fazer o visualizador de imagens do GNOME (eog) funcionar com imagens de WEBP e adicione um aplicativo que cria miniaturas para imagens WEBP para exibi-las no GNOME Arquivos.

Métodos de entrada

O GNOME possui suporte integrado para métodos de entrada por meio do IBus, só sendo necessário instalar ibus e o motor do método de entrada (ex.: ibus-libpinyin para Intelligent Pinyin); após a instalação, o motor de método de entrada podem ser adicionados como disposição de teclado nas configurações de "Idioma & região" do GNOME.

Energia

Quando você está usando um notebook, você pode querer alterar as seguintes configurações:

$ gsettings set org.gnome.settings-daemon.plugins.power sleep-inactive-ac-timeout 3600
$ gsettings set org.gnome.settings-daemon.plugins.power sleep-inactive-ac-type hibernate
$ gsettings set org.gnome.settings-daemon.plugins.power sleep-inactive-battery-timeout 1800
$ gsettings set org.gnome.settings-daemon.plugins.power sleep-inactive-battery-type hibernate
$ gsettings set org.gnome.settings-daemon.plugins.power power-button-action suspend
$ gsettings set org.gnome.desktop.lockdown disable-lock-screen true

Para manter o monitor ativo quando a tampa está fechada:

$ gsettings set org.gnome.settings-daemon.plugins.xrandr default-monitors-setup do-nothing

GNOME 3.24 tornou obsoletas as seguintes configurações:

org.gnome.settings-daemon.plugins.power button-hibernate
org.gnome.settings-daemon.plugins.power button-power
org.gnome.settings-daemon.plugins.power button-sleep
org.gnome.settings-daemon.plugins.power button-suspend
org.gnome.settings-daemon.plugins.power critical-battery-action
Não suspender quando a tampa do notebook é fechada

O painel de configurações do GNOME não oferece uma opção para o usuário, para alterar a ação acionada quando a tampa do notebook é fechada. No entanto, gnome-tweaks pode sobrescrever a configuração aplicada por systemd. Na aba Geral desative a opção Suspender quando a tampa do notebook é fechada. Assim, o sistema não irá Suspender para a RAM (S3) no fechamento da tampa.

Para alterar a ação da opção de tampa em todo o sistema, certifique-se de que a configuração descrita acima não esteja desativada e edite as configurações do systemd em /etc/systemd/logind.conf. Para desativar a suspensão na tampa, defina HandleLidSwitch=ignore, conforme descrito em Power management (Português)#Eventos ACPI.

Alterar ação de nível crítico da bateria

O painel de configurações não fornece uma opção para alterar a ação de nível crítico de bateria. Essas configurações foram removidas também do dconf. Eles agora são gerenciados pelo upower. Edite as configurações do upower em /etc/UPower/UPower.conf. Encontre essas configurações e ajuste a suas necessidades.

/etc/UPower/UPower.conf
PercentageLow=10
PercentageCritical=3
PercentageAction=2
CriticalPowerAction=HybridSleep

Usar um gerenciador de janela diferente

GNOME Shell não oferece suporte a usar um gerenciador de janela diferente, porém o GNOME Flashback forence sessões para Metacity e Compiz. Além disso, é possível definir suas próprias sessões GNOME personalizadas que usam componentes alternativos.

Veja também