Meta package and package group (Português)

From ArchWiki
(Redirected from Grupo de pacotes)
Jump to navigation Jump to search
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Meta package and package group. Data da última tradução: 2019-10-08. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Um metapacote ou grupo de pacotes é um conjunto de pacotes relacionados, definidos pelo empacotador. Ambos podem permitir instalar ou desinstalar este conjunto de pacotes simultaneamente usando o metapacote ou o nome do grupo como um substituto para cada nome de pacote individual. Embora um grupo não seja um pacote, ele pode ser instalado de maneira semelhante a um pacote, consulte Pacman (Português)#Instalando grupos de pacotes e PKGBUILD (Português)#groups.

Diferença entre um metapacote e um grupo de pacotes

Um metapacote, muitas vezes (embora nem sempre) intitulado com o sufixo "-meta", fornece funcionalidade semelhante a um grupo de pacotes, pois permite que vários pacotes relacionados sejam instalados ou desinstalados simultaneamente. Metapacotes podem ser instalados como qualquer outro pacote (veja Pacman (Português)#Instalando pacotes específicos). A única diferença entre um metapacote e um pacote comum é que um metapacote é vazio e existe apenas para vincular pacotes relacionados por meio de dependências.

A vantagem de um metapacote, comparado com um grupo, é que quaisquer novos pacotes membro serão instalados quando o metapacote é atualizado com um novo conjunto de dependências. Isso está em contraste com um grupo no qual os novos membros do grupo não serão instalados automaticamente. A desvantagem de um metapacote é que ele não é tão flexível quanto um grupo; você pode escolher quais membros do grupo você deseja instalar, mas você não pode escolher quais dependências do metapacote você deseja instalar. Da mesma forma, você pode desinstalar membros do grupo sem precisar remover o grupo inteiro. No entanto, você não pode remover as dependências do metapacote sem ter que desinstalar o próprio metapacote.

Metapacotes

O metapacote mais importante é o base. Ele contém um conjunto mínimo de pacotes que define uma instalação básica do Arch Linux. Ele inclui:

O kernel é uma dependência opcional. Veja o anúncio quando ele foi introduzido e os motivos para o base ser um metapacote.

Grupos

O grupo de pacotes mais importante é o base-devel. Ele contém ferramentas necessárias para compilar muitos pacotes como o GCC e o make. Veja também makepkg (Português)#Uso.

Veja também