Help:Discussion (Português)

From ArchWiki
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Help:Discussion. Data da última tradução: 2022-08-04. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Páginas de discussão, ou páginas "talk", servem para se comunicar com outros usuários do ArchWiki. Para discutir qualquer página, vá até aquela página e então clique na aba "discussão" no topo da página. Experimente editando a página talk do Sandbox.

Começando uma discussão

Adicione uma nova discussão na parte inferior de uma página de discussão com um título apropriado (veja Help:Estilo#Títulos de seção). Você também pode fazer uso da aba "Adicionar tópico" no topo de cada página de discussão. É recomendado incluir o título da discussão no resumo de edição.

Se a página da discussão ainda não existir, crie-a.

Note que discussões no wiki são geralmente mais lentas do que nos fóruns, menos ainda que no IRC, então por favor seja paciente e dê a outros usuários o tempo para estruturar suas respostas.

O que não pertence

Uma página de discussão é usada para discutir assuntos relevantes ao artigo em questão. Tendo isso em mente, por favor evite:

Entrando em uma discussão

  • Basicamente, adicione um novo comentário em baixo do último comentário da discussão na qual você deseja entrar.
  • Use caracteres de dois pontos para recuo e formato sua discussão. A prática padrão é recuar sua resposta um nível mais profundo que o comentário ao qual você está respondendo. Se houver alguma resposta existente para esse comentário, coloca o seu após o último com o mesmo recuo, mantendo a estrutura de árvore da discussão.
  • Assine os comentários digitando ~~~~ para inserir seu nome de usuário e um carimbo de tempo. Veja mw:Help:Signatures/pt-br.
  • Evite editar comentários de outros usuários.
  • Não edite seus publicações se alguém já respondeu, do contrário você vai quebrar o fluxo da discussão e dificultar para outros responderem. Apenas palavras e sentenças podem ser marcadas com riscado (usando tags <s>), mas a explicação relacionada deve ser dada em uma resposta comum.
  • É possível dividir uma discussão para responder a partes diferentes de uma publicação separada, mas você terá que copiar a assinatura da publicação dividida na saída de cada seção resultante.

Fechando uma discussão

Você deve ter o cuidado de riscar o título de discussões resolvidas usando tags <s>. O motivo para fechar a discussão deve ser incluído na discussão em si, formatada como (parte de) uma resposta à discussão. Não mova discussões ao riscá-las; fazer isso causa interrupção da ordem cronológica de discussões.

Discussões resolvidas podem ser excluídas uma semana ou mais após serem riscadas.

Ao fechar ou excluir múltiplas discussões em uma página, faça uma edição por discussão; fechar ou excluir múltiplas discussões simultaneamente é desencorajado. Lembre-se também de incluir o título da discussão no resumo da edição, que vai ajudar obtendo a discussão excluída do histórico. Editar uma seção em vez de toda a página na edição da seção vai inserir o título automaticamente; do contrário, deve ser inserido automaticamente.

Páginas de discussão de usuário

Note a diferença entre uma página de usuário e uma página de discussão de usuário. Todo mundo pode ter uma página de discussão de usuário na qual outras pessoas podem deixar mensagens públicas. Se esta não existir para um usuário em particular, você pode criá-la de forma que você possa deixar um comentário. Se alguém deixou um comentário na sua, você verá uma nota dizendo "Você tem uma nova mensagem" com um link para sua própria página de discussão de usuário: neste caso, espera-se que você responda na sua própria página de discussão embaixo da mensagem original com o recuo apropriado. Por favor, evite responder em uma página de discussão diferente (ex.: a página de discussão do usuário que contatou você), já que tal estilo de comunicação desconecta com o fluxo de informação sobre o assunto em questão.

Não edite a página de outro usuário sem a permissão dele (i.e. [[User:Nome]]); ela serve como espaço pessoal do usuário. A "página de discussão de usuário" é o lugar correto para comunicar (além de enviar e-mail privado se o endereço tiver sido publicado).

Por favor não exclua discussões fechadas nas páginas de discussão de um usuário sem a permissão dele. Se você fizer qualquer alteração à página de discussão do usuário, o usuário recebe a notificado de sempre por e-mail e como uma grande caixa amarela ao se autenticar. Isso pode ser incômodo para o usuário e deve ser evitado.