Help:i18n (Português)

From ArchWiki
Jump to: navigation, search

Este artigo serve como diretrizes compreensivas para internacionalização e localização do ArchWiki.

Veja também: International communities

Diretrizes

Títulos de páginas

Títulos de artigos traduzidos devem seguir o formato de "Título em Inglês (Idioma)" onde (Idioma) deve seguir a grafia correta deste idioma. Note o espaço entre o título e a tag de idioma. Por exemplo: Beginners' Guide (Nederlands). Títulos em inglês não devem incluir uma tag de idioma.

Note também que no caso de subpáginas, a tag de idioma ainda segue no final, então "Título (Idioma)/Subpágina" está errado, enquanto "Título/Subpágina (Idioma)" está correto. Por exemplo: PulseAudio/Examples (Italiano). Isso pode parecer inconsistente, mas é mais prático e seguro para bots detectarem o idioma de uma página.

As categorias raízes de cada idioma são a única exceção a essa regra, pois elas devem repetir o nome do idioma em um sufixo.

Veja #Idiomas para uma lista de idiomas e escrita localizada esperada.

Justificativa:

  • Títulos em inglês facilitam a administração, todos os administradores entendem inglês, mas podem não ser poliglotas. Ao acessarem Special:RecentChanges e outras paginas especiais, os administradores precisam saber o que está sendo editado sem recorrerem a programas de tradução.
  • Títulos padronizados de artigos simplificam a uso de links interlíngua.

Redirecionamentos localizados

Títulos traduzidos podem e devem ser criados, mas devem, simplesmente, ser redirecionamentos para o artigo com nome em inglês, conforme descrito acima. Títulos de redirecionamento não precisam incluir tags de idiomas. Por exemplo: Guía para Principiantes redireciona para Beginners' guide (Español). Note que isso não é possível para páginas de categoria, pois categorização de uma página sob um redirecionamento não listará a página sob a categoria alvo.

Justificativa:

  • Títulos traduzidos melhoram a navegabilidade para os leitores do idioma em questão, e tanto o recurso de pesquisa interna quanto os motores de busca externa podem utilizar esses redirecionamentos.
  • Redirecionamentos úteis facilitam os links internos.

Links interlínguas

Se um artigo existir em mais de um idioma, por favor adicione links interlíngua no topo de cada tradução:

[[de:Título]]
[[en:Título]]
[[es:Título]]
Note: Links interlínguas adiciona o sufixo mencionado em #Títulos de páginas automaticamente, então o link interlíngua associado a, por exemplo, Main page (Dansk) é [[da:Main page]].

Veja #Idiomas para uma lista de tags de idiomas disponíveis. Veja Help:Style (Português)#Links interlínguas para diretrizes de uso.

Justificativa:

  • Incluir links interlínguas no início de um artigo permite que os leitores internacionais determinem rapidamente se o conteúdo está disponível em seu idioma, da mesma forma que permite aos tradutores verificar se algum artigo requer tradução.

Encontrando artigos com links interlínguas específicos

Para obter uma lista dos artigos com links interlínguas apontando para um título específico, use:

https://wiki.archlinux.org/api.php?action=query&list=langbacklinks&lbllimit=500&lblprop=lltitle&lbllang=en&lbltitle=Main%20Page

Esse exemplo procura por ([[en:Main Page]]), mas para outros links basta alterar o valor de lbllang e lbltitle.

Se você deseja obter uma lista de artigos usando links interlínguas de um idioma específico, basta omitir a chave lbltitle:

https://wiki.archlinux.org/api.php?action=query&list=langbacklinks&lbllimit=500&lblprop=lltitle&lbllang=de

Esse exemplo usa o alemão (de), mas para outros idiomas basta alterar o valor de lbllang.

Nota: Essa consulta pode não encontrar todos os redirecionamentos usando links interlínguas (regulado por Help:Style (Português)#Páginas de redirecionamento): uma pesquisa como essa não deve funcionar (se você obtiver zero ocorrências, significa que tudo está ok).

Note que as consultas de API são sempre limitadas, de forma que se um idioma possui mais de 500 backlinks (links apontando para ele), será necessário continuar a pesquisa adicionando o atributo lblcontinue, que aparece na parte inferior da lista de string de consulta.

Idiomas

A tabela a seguir lista todas os idiomas encontrados no wiki com links relacionados.

Nome Nome nativo Subtag Categoria External wiki
Árabe العربية ar Category:العربية
Búlgaro Български bg Category:Български
Catalão Català sem suporte 1 Category:Català
Chines (Simplificado) 简体中文 zh-hans Category:简体中文
Chines (Tradicional) 正體中文 zh-hant Category:正體中文
Croata Hrvatski hr Category:Hrvatski
Checo Česky cs Category:Česky
Dinamarquês Dansk da Category:Dansk
Holandês Nederlands nl Category:Nederlands
Inglês English en Category:English
Esperanto Esperanto sem suporte 1 Category:Esperanto
Finlandês Suomi fi Category:Suomi
Francês Français fr http://wiki.archlinux.fr/
Alemão Deutsch de https://wiki.archlinux.de/
Grego Ελληνικά el Category:Ελληνικά
Hebraico עברית he Category:עברית
Húngaro Magyar hu Category:Magyar
Indonésio Bahasa Indonesia id Category:Indonesia
Italiano Italiano it Category:Italiano
Japonês 日本語 ja https://wiki.archlinuxjp.org/
Coreano 한국어 ko Category:한국어
Lituano Lietuviškai lt Category:Lietuviškai
Norueguês (Bokmål) Norsk Bokmål sem suporte 1 Category:Norsk Bokmål
Persa فارسی fa http://wiki.archusers.ir/
Polonês Polski pl Category:Polski
Português Português pt Category:Português
Romeno Română ro http://wiki.archlinux.ro/
Russo Русский ru Category:Русский
Sérvio Српски (Srpski) sr Category:Српски
Eslovaco Slovenský sk Category:Slovenský
Espanhol Español es Category:Español
Sueco Svenska sv Category:Svenska
Tailandês ไทย th Category:ไทย
Turco Türkçe tr
Ucraniano Українська uk Category:Українська
Vietnamita Tiếng Việt sem suporte 1 http://archlinuxvn.tuxfamily.org/


1 A nota sem suporte no campo "Subtag" significa que links interlínguas para aquele idioma não estão disponíveis. Veja #Adicionando links interlínguas locais e #Adicionando links interlínguas externos.

Subtags são tratados diferenciando maiúsculo/minúsculo pelo backend do MediaWiki. Por convenção, os links interlínguas no ArchWiki devem usar a forma minúscula do subtag.

Para informações sobre a subtag consulte:

Adicionando links interlínguas locais

Se você deseja que links interlínguas estejam habilitados para um novo idioma hospedado no wiki.archlinux.org, por favor faça uma requisição em Help talk:I18n. Note que um número mínimo de artigos traduzidos será exigido pelos administradores para que a requisição seja atendida. Porém, configurar um wiki externo é sempre preferível.

Adicionando links interlínguas externos

Se você deseja que links interlínguas sejam definidos para um novo idioma, ou já existente, que tenha um wiki separado configurado, por favor abra a requisição em Help talk:I18n ou contate diretamente um dos ArchWiki:Administrators: os links interlínguas serão definidos assim que possível!

Movendo idiomas locais para wikis externos

Mover idiomas locais para seus próprios wikis é algo muito bem-vindo e encorajado, que receberá toda a assistência necessária. Há dois procedimentos possíveis:

  • Primeiro mova todos os artigos para o wiki externo. Uma vez realizado, atualize os links interlínguas para apontar para o novo domínio e, então, corrija todos os títulos alvos com os novos. Finalmente, exclua os artigos locais ou, mediante autorização da ArchWiki:Maintenance Team, redirecione-os para o wiki externo usando os links interlínguas.
  • Configure links interlínguas (ex.: [[ja-temp:Título]]) e use-os para redirecionar os vários artigos para o wiki externo na medida em que eles forem movidos um por um. Assim que a movimentação tiver sido concluída, aponte os links interlínguas normais (i.e. [[ja:Título]]) para o wiki externo e atualize todos eles com os novos títulos alvo. Em seguida, exclua os redirecionamentos locais ou, mediante autorização da ArchWiki:Maintenance Team, atualize-os para usar os links interlínguas normais. Finalmente, desabilite os links interlínguas temporários.