Help:Procedures (Português)

From ArchWiki
Jump to: navigation, search
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Help:Procedures. Data da última tradução: 2018-10-25. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Uma coleção de listas de verificação a serem usadas ao realizar alterações complexas a artigos ou operações de manutenção.

Mover uma seção dentro da mesma página

O movimento deve ser feito em uma única edição, que não altere nada mais.

  1. Abra o artigo em um editor.
  2. Recorte o texto a ser movido. Não salve a página agora, por exemplo, não realize a movimentação em duas edições, a primeira remoção da seção e a segunda colando-o, ou na segunda edição vai parecer que você é o autor, especialmente se o resumo da edição que a acompanha não estiver claro.
  3. Cole o texto recortado na nova posição.
  4. Adapte o nível de título se necessário, mas não faça outras adaptações ao conteúdo para o momento, do contrário as modificações não estarão visíveis no diff de edição resultante.
  5. Salve a página, escrevendo adequadamente o resumo de edição.
  6. Agora, você pode prosseguir com a edição do texto da seção normalmente, conforme necessário.

Dividir seção em uma nova subpágina

Esse procedimento é útil quando se está movendo uma seção de um artigo que se tornou muito longo para uma subpágina daquele artigo.

  1. Abra a seção do artigo de origem em um editor.
  2. Copia todo o conteúdo da seção.
  3. Abra a subpágina de destino em um outro editor.
  4. Cole o conteúdo copiado no editor de destino sem modificações.
  5. Salve a subpágina de destino com um resumo de edição como content split from [[Origin article#Section]].
  6. No editor de origem, substitua o conteúdo divido com um link para a subpágina de destino seja deixando o título da seção no lugar, seja adicionando um link na caixa de Artigos relacionados do artigo.
  7. Salve a página de origem com um resumo de edição como content moved to [[Destination subpage]].
  8. Reabra a subpágina de destino em um editor.
  9. Categorize a subpágina de destino como artigo de origem.
  10. Adicione um link para o artigo de origem no topo; por exemplo See [[Origin article]] for the main article.
  11. Adapte os níveis de títulos da nova subpágina para iniciar do segundo nível.
    Dica: Essa etapa pode ser feita automaticamente com o plugin do Wiki Monkey.
  12. Salve a subpágina de destina com um resumo de edição apropriado.

Outras etapas adicionais avançadas:

  • Verifique e corrija quaisquer links quebrados a seções em ambas páginas de origem e destinos, e em páginas fazendo link com página de origem.
Dica: Essa etapa pode ser feita automaticamente com o plugin do Wiki Monkey.

Lidar com páginas de discussão após redirecionar uma página para outra

Se a página A tiver sido redirecionada para a página B, por exemplo após mesclar o conteúdo de A com a página B, e Talk:A existir:

  • Se Talk:B não existir, mova toda a Talk:A para Talk:B, deixando o MediaWiki redirecionar automaticamente Talk:A para Talk:B.
  • Se Talk:B existir:
    1. Mova as discussões ainda relevantes, se houver, de Talk:A para Talk:B.
    2. Certifique-se de que as discussões restantes em Talk:A, se houver, estejam fechadas.

Corrigir redirecionamentos duplos

  1. Leia essa seção para entender o que são redirecionamentos.
  2. Confira Special:DoubleRedirects para ver se há algum.
  3. Por exemplo, se você vê Pastebin Clients (Edit) →‎ Common Applications →‎ List of applications, isso significa que Pastebin Clients redireciona para Common Applications, e Common Applications redireciona para List of applications. Portanto, Pastebin Clients é um redirecionamento duplo.
  4. Para corrigir isso, edite Pastebin Clients e altere #REDIRECT [[Common Applications]] para #REDIRECT [[List of applications]] para pular o intermediário.
  5. Insira um resumo de edição tal como Fixed double redirect e salve.
Dica: Essa tarefa pode ser feita automaticamente com o plugin do Wiki Monkey.

Corrigir links quebrados de pacotes

O ArchWiki contém muitos links quebrados para pacotes não encontrados em repositórios oficiais ou no AUR, que é o resultado de pacotes serem mesclados, divididos ou removidos dos repositórios. Todas as páginas no espaço de nome principal são verificadas regularmente por um bot, que verifica todas as instâncias dos modelos AUR, Grp e Pkg, tenta para atualizá-las automaticamente e marcá-las com Template:Broken package link quando não for possível atualizá-las automaticamente.

Nota: caso deseje marcar manualmente um link de pacote como quebrado, use Template:Link quebrado de pacote, que é a versão traduzida deste último template acima ou, preferivelmente, corrija o link.

Para corrigir um link quebrado de pacote, não simplesmente remova referência aos pacotes do wiki, faça uma pesquisa primeiro:

  • Pesquise na base de dados de pacotes (pacman -Ss) e no AUR, visto que é possível que o pacote tenha sido mesclado/renomeado.
  • Se você estiver procurando por um arquivo específico, como, por exemplo, um binário qeu era parte de um pacote, pkgfile pode te ajudar nisso.
  • Se não tiver certeza, marque a página ou a seção com um template apropriado ao invés de remover completamente a referência ao pacote.

Para ajudar com atualizações manuais, cada modelo de "link de pacote quebrado" fornece uma dica:

  • "invalid number of template parameters" – Todos os templates AUR, Grp e Pkg aceitam exatamente um parâmetro, mas o textowiki especificou mais (ou nenhum). Na maioria dos casos, os parâmetros excedentes devem ser movidos para o texto em volta, ou removido se houver.
  • "replaced with [outro pacote]" – O pacote foi renomeado ou mesclado em outro pacote, que especifica o nome do pacote antigo no vetor replaces. Na maioria dos casos, o pacote antigo deve simplesmente ser substituído com o novo e o texto envolta adaptado adequadamente.
  • "archived in aur-mirror" – Marca pacotes antigos do AUR3, que não foram enviados ao AUR4, ou foram excluídos desde então. Você pode considerar reenviá-los ao AUR se estiver interessado em mantê-los.
  • "package not found" – Dica padrão quando nenhuma das opções acima se aplicam.

Todas as páginas com links quebrados de pacotes podem ser rastreados em Category:Pages with broken package links. Há também uma página de relatório automático em User:Lahwaacz.bot/Reports/archpkgs.

Nota: O bot atualiza apenas links de pacotes, mas não o texto em volta, o que varia muito conforme o contexto. Por exemplo, no [1] link do AUR foi alterado para Pkg, mas o texto em volta ainda diz que o pacote está no AUR. Essas instâncias podem ser corrigidas e "a prova de futuro" simplesmente removendo a descrição em volta de onde o pacote está; veja também Help:Style (Português)#Instruções de gerenciamento de pacote. Atualmente, não temos como rastrear automaticamente esse tipo de problema, sugestões são bem-vindas.

Criar uma nova página e sua tradução

Veja ArchWiki Translation Team (Português)#Crie uma nova página e sua tradução.

Mover uma discussão para outra página de discussão

  1. Copie o texto da discussão para a página talk de destino, se certificando de adicionar, entre o novo título e o texto colado, uma nota como:
    ''[Moved from [[Página talk de origem#Título]]. -- ~~~~]''
  2. Marque com riscado o título na página talk de origem e substitua o conteúdo com uma nota como:
    ''[Moved to [[Página talk de destino#Título]]. -- ~~~~]''

Renomear uma categoria

  1. Mova a página de categoria da mesma forma como você moveria uma página normal, se assegurando de que um redirecionamento seja criado do título antigo para o novo. Isso só vai renomear a página de categoria em si, os membros da categoria não serão recategorizado.
  2. Recategorize todos os membros da categoria antiga para usar a nova.
    Dica: Isso pode ser feito automaticamente com um script, o que se baseie no redirecionamento da categoria antiga para detectar o novo nome e, portanto, não esteja limitado a alterações na capitalização ou heurísticas similares.
  3. Atualize todos os links interlínguas.
    Dica: Isso pode ser feito automaticamente com um script ou o plugin bot do Wiki Monkey.
  4. Atualize todos os links que estejam apontando para a categoria antiga para que façam referência à nova.
    Dica: Isso pode ser feito automaticamente executando o plugin RegExp substitution do Wiki Monkey na página Special:WhatLinksHere da categoria antiga, com uma substituição como (\[\[|\{\{Related2?\|):[ _]*[Cc]ategory[ _]*:[ _]Nome[ _]*[Aa]ntigo[ _]*(#|\||\]\]|\}\}) -> $1:Category:Novo nome$2 (presumindo que o nome da categoria antiga seja "Category:Nome antigo").
  5. Marque a categoria antiga com Template:Archive, sem destruir o redirecionamento (a categoria antiga provavelmente ainda está vinculado pela Tabela de conteúdo).
    Dica: Se a categoria não possuir um histórico relevante, ela pode ser excluída por um administrador, após se certificar de que as etapas 2-4. tenham realmente sido realizadas.

Remover uma página inteira

Patrulhamento

A supervisão das edições feitas no wiki pode ser realizada em dois estágios complementares: #Patrulhamento de mudanças recentes e #Solução de relatórios. O primeiro estágio é onde os problemas são encontrados e relatados, enquanto o último é onde eles são finalmente processados e resolvidos.

Você pode se engajar em uma das duas tarefas, ou mesmo em ambas, se quiser, tendo em mente que patrulhar as mudanças recentes obviamente requer um compromisso mais constante, enquanto consertar os relatórios é muito mais flexível e pode ser feito sempre que você encontrar algum tempo .

Patrulhamento de mudanças recentes

Existem duas maneiras principais de patrulhar as mudanças recentes:

Para cada edição ou grupo de edições feitas na mesma página, você deve avaliar se é questionável, conforme sua experiência e conhecimento, também levando em consideração a lista de problemas mais frequentes.

  • Se você acha que a edição requer uma solução rápida que você pode executar imediatamente, basta fazê-lo.
  • Se, em vez disso, a edição for questionável, mas você não puder corrigi-la, você deve verificar se ela já foi sinalizada com o modelo apropriado:
    • Caso contrário, adicione um modelo apropriado à seção apropriada descrevendo o problema.
    • Caso a edição já tenha sido relatada, veja se você pode adicionar detalhes úteis à observação ou discussão que a acompanha.
Dica: Torne o patrulhamento mais fácil seguindo os seguintes passos:
  • Habilite a configuração Agrupar alterações por páginas nas mudanças recentes e nas páginas vigiadas sob Preferências > Mudanças recentes > Opções avançadas.
  • Para seguir seus artigos vigiados, usando um leitor de feed, use o link Atom na coluna da esquerda de sua página de páginas vigiadas.

Solução de relatórios

  • Se você acha que pode corrigir o relatório, basta fazer isso e remover os modelos apropriados. Leia também #Problemas comuns e soluções
  • Caso contrário, se você sentir que é melhor entrar em contato com o(a) autor(a) da edição questionável, escreva-lhe uma mensagem em sua página de discussão ou enviar-lhe um e-mail para solicitar uma explicação ou discutir mais.
Dica:
  • Prefira tentar corrigir os relatórios mais antigos
  • Prefira corrigir problemas relacionados a conteúdo àqueles relacionados a estilo.
  • Considere usar um assistente de edição (p. ex., configuração de editor do Wiki Monkey) para resolver automaticamente alguns problemas de estilo comuns.

Problemas comuns e soluções

Relacionados a conteúdo

  • Remoção de conteúdo útil: desfaça ou contate o autor.
  • Modificação ou remoção de conteúdo não explicado: contate o autor.
  • Modificação grande (geralmente em uma única grande edição) sem explicação suficiente: contate o autor.

Relacionados a estilo

  • Assinatura, créditos, observações pessoais em artigos: desfaça ou mova à página talk.
  • Cabeçalho inicial do nível 1: mova todas seções 1 nível acima.
  • Novo artigo não categorizado: adicione uma categoria e corrija o cabeçalho.
  • Uso impróprio de modelos: corrija de acordo com Help:Style (Português).
  • Adição de instruções de instalação: desfaça ou altere para cumprir com Help:Style (Português).