Icons (Português)

From ArchWiki

Este artigo ou esta seção precisa de tradução.

Notas: Some minor changes have occurred since last translation. (Discuta em Talk:Icons (Português)#)
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Icons. Data da última tradução: 2020-01-25. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

O projeto freedesktop fornece a Icon Theme Specification, que se aplica à maioria dos ambientes de desktop linux e tenta unificar a aparência de vários ícones em um icon-theme (tema de ícones). O Freedesktop também fornece a Icon Naming Specification, que define um esquema de nomeação padrão para ícones que se acredita serem instalados em qualquer sistema. O tema padrão hicolor deve incluir todos eles.

Instalação

Ícones e emblemas

Para anexar um ícone personalizado a um tema de ícones existente, xdg-icon-resource pode ser usado. Isso redimensionará e copiará o ícone para $HOME/.local/share/icons/. Com esse método, emblemas personalizados também podem ser adicionados. Exemplos:

$ xdg-icon-resource install --size 128 --context emblems archuser-exemplo.png # adicionar como emblema
$ xdg-icon-resource install --size 128 archuser-exemplo.png # adicionar como um ícone normal

Ícones de tipo MIME

Os gerenciadores de arquivos atuais não dependem do tipo tradicional de MIME que file --mime gera. Em vez disso, são utilizadas definições de /usr/share/mime/. Chamar um ícone de acordo com a definição encontrada lá e copiá-lo para ~/.local/share/icons fará com que o gerenciador de arquivos exiba o ícone do tipo MIME personalizado. Este comando ilustra o método:

Cria um ícone personalizado para arquivos de banco de dados do keepass (*.kdb)
# grep kdb /usr/share/mime/globs | egrep -o '.+\/[^:]+' | tr '/' '-'
application-x-keepass ;# renomeie seu ícones de acordo com essa saída
xdg-icon-resource install --size 128 --context mimetypes application-x-keepass.png

Temas de ícones

Dica: É recomendável instalar o pacote hicolor-icon-theme, pois muitos programas depositam seus ícones em /usr/share/icons/hicolor e a maioria dos outros temas de ícones herdará ícones do tema de ícones hicolor.

De um pacote

Manualmente

Se você não conseguir encontrar um pacote para o tema do ícone que está procurando, será necessário instalá-lo manualmente.

  • Em seguida, navegue até o diretório que contém o pacote de ícones e extraia-o. Por exemplo, tar -xzf /home/user/downloads/icon-pack.tar.gz.
  • Mova a pasta extraída que contém os ícones para ~/.icons ou ~/.local/share/icons (apenas usuário) ou para /usr/share/icons (em todo o sistema).
  • Opcional: execute gtk-update-icon-cache -f -t ~/.icons/<nome_tema> para atualizar o cache do ícone.

fstab / gvfs

De acordo com este documento, gerenciadores de arquivos que usam GVFS (como GNOME Arquivos ou Thunar) podem exibir ícones para locais personalizados, como compartilhamentos NFS. Tudo o que você precisa são algumas opções de montagem estendidas dentro do /etc/fstab com nomes de ícones suportados pelo tema do ícone selecionado:

/etc/fstab
hostname:/ /mnt/ nfs4 defaults,_netdev,user,rw,exec,comment=x-gvfs-show,x-gvfs-name=Network%20Attached%20Storage,x-gvfs-icon=network-server,x-gvfs-symbolic-icon=network-server,timeo=14 0 0