InspIRCd (Português)

From ArchWiki

Introdução

O InspIRCd (Inspire IRC daemon) é um servidor de IRC leve e modular escrito em C++. Como é um dos poucos projectos escritos do zero evita cair num número de falhas de arquitectura e design que perseguem outros servidores mais antigos e derivados destes como o UnrealIRCd 3. O InspIRCd é o servidor de IRC usado no conhecido Chatspike IRC network.

Instalação

Nota: Antes de começar, certifique-se de que você não tem um usuário ou grupo com nome inspircd, pois o pacote vai criar e executar usando os privilégios deste usuário (por motivos de segurança).

Instale o pacote inspircdAUR.

Configuração

O arquivo de configuração /etc/inspircd/inspircd.conf é obrigatório, formatado em XML e precisa ser criado na instalação.

Como você define seu arquivo de configuração dependerá muito das suas necessidades e configuração do sistema, motivo pelo qual não há nenhum arquivo de configuração definido por padrão.

Dica: Você pode usar o exemplo de arquivo de configuração (muito bem documentado) localizado em /usr/share/inspircd/examples/inspircd.conf.example. Copie este arquivo para /etc/inspircd/inspircd.conf, leia-o e edite-o cuidadosamente para atender às suas necessidades.

Seu formato HTML pode ser um pouco diferente do que a maioria das pessoas está acostumada. O formato de uma instrução dentro do arquivo de configuração se parece com o seguinte:

<nometag variable = "valor">
Nota: O arquivo de exemplo tem algumas linhas <die value="qualquer coisa aqui> no arquivo exemplo para garantir que você leia a coisa toda. Você deve remover essas entradas, caso contrário o servidor não iniciará.

Certifique-se de configurar o arquivo pid para /var/lib/inspircd/inspircd.pid, conforme explicado no pacote script de instalação.

Mais informações estão disponíveis na página wiki de configuração do InspIRCd.

Carregando módulos

Por pré-definição, o InspIRCd não carrega nenhum módulo. Como todas as funcionalidades fora da RFC 1459 são consideradas como um módulo, sem carregar nenhum módulo o seu servidor não vai fazer nada que impressione.

Pode carregar módulos adicionado por exemplo:

<module name="m_silence.so">

Isto vai carregar o módulo m_silence (que disponibiliza a quase especificação padrão SILENCE). Tem de reiniciar o daemon para que as alterações façam efeito. Uma lista dos módulos disponíveis está disponível na página wiki de módulos do InspIRCd.

Módulos de terceiros

Para instalar um módulo de terceiros, salve o [módulo].cpp dentro de [dir-compilação]/inspircd/src/inspircd/src/modules/ e continue o processo de compilação. Se você já compilou e instalou o InspIRCd e ter os arquivos fonte intactos, compile o módulo com ./configure -modupdate; make e copie-o para: /usr/lib/inspircd/modules/.

Iniciando/parando o daemon

Inicie ou pare o unit de systemd inspircd.

A primeira inicialização algumas vezes falha, então tente reiniciar até você não ter mais erros. Depois disto você deve não ter quaisquer problemas. A razão por de trás disto é que por uma questão de segurança o daemon não executa como root como normalmente acontece, portanto o script tem de assegurar-se que o usuário irc tem permissões para ler e escrever os arquivos pid e log.

Links externos