InspIRCd (Português)

From ArchWiki
Jump to: navigation, search

Introdução

O InspIRCd (Inspire IRC daemon) é um servidor de IRC leve e modular escrito em C++. Como é um dos poucos projectos escritos do zero evita cair num número de falhas de arquitectura e design que perseguem outros servidores mais antigos e derivados destes como o UnrealIRCd 3. O InspIRCd é o servidor de IRC usado no conhecido Chatspike IRC network.

Instalando o InspIRCd

Antes de começar assegure-se que faz o seguinte:

  1. Verifique que não tem nenhum utilizador ou grupo chamado "irc" pois o daemon vai criar e correr usando os privilégios deste utilizador (por questões de segurança).
  2. Leia como compilar pacotes do AUR (veja ABS) ou instale o yaourt (recomendado) que automatiza todo o processo.

Agora que já instalou o yaourt pode instalar o InspIRCd correndo o seguinte comando:

yaourt inspircd

Configurando (mandatório)

Isto vai depender muito das suas necessidades e da configuração do sistema e portanto não há uma configuração predefinida. Há, no entanto, um ficheiro de configuração exemplo (muito bem documentado) localizado (como sempre) em /etc/inspircd/inspircd.conf.example. Leia e edite este ficheiro cuidadosamente e quando terminar mude o nome do ficheiro para inspircd.conf. O ficheiro inspircd.conf está formatado como um documento html, o que para a maioria das pessoas é de certa forma diferente do que estão habituadas. O formato de uma instrução dentro do ficheiro de configuração é semelhante ao seguinte:

 <nometag variavel="valor">

Note que existem alguns <die value="qualquer coisa aqui"> no ficheiro de exemplo para assegurar que todo o ficheiro é lido. Tem de remover estas entradas caso constrário o servidor não vai iniciar. Mais informações estão disponíveis na página InspIRCd configuration da wiki.

Carregando módulos

Por pré-definição, o InspIRCd não carrega nenhum módulo. Como todas as funcionalidades fora daRFC 1459 são encaradas como um módulo, sem carregar nenhum módulo o seu servidor não vai fazer nada que impressione. Pode carregar módulos adicionado por exemplo:

<module name="m_silence.so">

Isto vai carregar o módulo m_silence (que disponibiliza a quase standard especificação SILENCE). Tem de reiniciar o daemon para que as alterações façam efeito. Uma lista dos módulos disponíveis está disponível na página wiki InspIRCd modules.

Iniciando/parando o daemon

Pode iniciar e parar o InspIRCd como habitual, correndo:

sudo /etc/rc.d/inspircd {start|stop|restart}

A primeira inicialização pode falhar. Se tal acontecer tente reiniciar até que não obtenha nenhum erro. Depois disto não terá quaisquer problemas. A razão por de trás disto é que por uma questão de segurança o daemon não corre como root como normalmente acontece, portanto o script tem de assegurar-se que o utilizador irc tem permissões para ler e escrever os ficheiros pid e log. Para iniciar no boot adicione (como sempre) [inspircd] à lista de [daemons] no ficheiro /etc/rc.conf file.

Links externos