Install from SSH (Português)

From ArchWiki
Jump to navigation Jump to search
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Install from SSH. Data da última tradução: 2019-01-28. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Este artigo possui o intuito de mostrar aos usuários como instalar o Arch através de uma conexão SSH. Considere esta abordagem quando o host está em local remoto ou você quiser usar capacidade de copiar/colar de um cliente SSH para fazer a instalação do Arch.

Na máquina remota (destino)

Nota: Esses passos exigem acesso físico à máquina. Se o host estiver localizado fisicamente em outro lugar, isso pode ser coordenado com outra pessoa.

Inicie a máquina destino em um ambiente Arch live por meio de uma imagem CD/USB Live: isso vai autenticar o usuário como root.

Neste ponto, configure a rede na máquina destino como, por exemplo, sugerido no Guia de instalação#Conectar à Internet.

Em seguida, configure uma senha de root que é necessária para uma conexão SSH, já que a senha padrão do Arch para root é vazia:

# passwd

Agora, certifique-se que PermitRootLogin yes está presente (e descomentado) no /etc/ssh/sshd_config. Essa configuração vai permitir o login como root com autenticação com senha no servidor SSH.

Finalmente, inicie o daemon openssh com sshd.service, que está incluído por padrão no live CD.

Nota: A menos que precise, após a instalação é recomendado remover PermitRootLogin yes do /etc/ssh/sshd_config.
Dica: Se o computador destino está atrás de algum roteador NAT, e você precisar de acesso externo, a porta SSH (22, por padrão) deverá ser encaminhada para o endereço IP de LAN da máquina destino.

Na máquina local

Na máquina local, conecte à máquina destino via SSH com o seguinte comando:

$ ssh root@endereço.ip.do.destino

A partir daqui, uma mensagem de boas-vindas do ambiente live será apresentada, e será possível administrar a máquina como se estivesse sentado em frente ao teclado físico. Neste ponto, se a intenção apenas instalar o Arch da mídia live, siga o guia em Guia de instalação. Se a intenção é editar uma instalação Linux existente que está com problemas, siga o artigo wiki Instalar a partir de um Linux existente.

Dica: Considere instalar um multiplexador de terminal no sistema live (em memória) da máquina destino, de forma que se você for desconectado, você pode reconectar à sessão do seu multiplexador.