Pacserve (Português)

From ArchWiki
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Pacserve. Data da última tradução: 2020-04-07. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Pacserve permite compartilhar facilmente pacotes do pacman entre computadores. Isso é muito útil se você tiver uma conexão lenta com a Internet, com várias máquinas funcionando com o Arch Linux.

Instalação

Instale pacserveAUR.

Dica: O pacote também está disponível no repositório não oficial xyne-x86_64.

Finalmente, inicie/habilite pacserve.service.

No caso de você usar iptables, você provavelmente terá que inciar pacserve-ports.service também. Para outros firewalls, abra a porta TCP 15678 e a porta UDP 15679. A porta UDP pode ser limitada a tráfego multicast apenas.

Configuração

O pacserve.service pode ser configurado editando PACSERVE_ARGS em /etc/pacserve/pacserve.service.conf. Execute pacserve --help para ver as opções disponíveis.

Avahi

Para anunciar ou descobrir o Pacserve usando mDNS, adicione a opção --avahi a PACSERVE_ARGS em /etc/pacserve/pacserve.service.conf.

Uso autônomo

Em vez de pacman, use o wrapper pacsrv para executar uma atualização, instalar pacotes e assim por diante. Ele irá baixar automaticamente todos os pacotes da LAN, se alguém os hospedar com o pacserve lá. Caso contrário, basta baixá-los dos espelhos da internet, como geralmente. Por exemplo:

# pacsrv -Syu
# pacsrv -S openssh

Configurar o Pacman para usar Pacserve

Se você estiver executando o daemon do pacserve e deseja que o pacman use o wrapper, insira a seguinte linha (antes de quaisquer outras linhas Include) em cada repositório no /etc/pacman.conf.

Include = /etc/pacman.d/pacserve

Aqui está um exemplo para o repositório do Xyne:

/etc/pacman.conf
...
[xyne-x86_64]
SigLevel = Required
Include  = /etc/pacman.d/pacserve
Server   = http://xyne.archlinux.ca/repos/xyne
...

Alternativamente (para somente espelhos oficiais), você pode inserir a linha Include em cima do arquivo mirrorlist do Pacman ou deixar o pacman.conf-insert_pacserve gerar um arquivo pacman.conf para você.

Solução de problemas

Problemas se usar baixadores externos no pacman.conf

Se você estiver usando um baixador externo, como o wget, pacsrv pode retornar erros ao baixar. Para contornar esses erros, basta colocar entre aspas simples as strings de url e de formatação de saída (%u e %o):

XferCommand = /usr/bin/wget --timeout=6 --passive-ftp -c -O '%o' '%u'

Máquinas não veem uma a outra

A detecção de peers depende da versão do python3-threaded_serversAUR. Quadros multicast TCP provenientes de uma versão diferente do serviço são descartados. Nesse caso, journalctl -u pacserve avisa sobre esses quadros não reconhecidos. Atualize este pacote primeiro e depois reinicie o pacserve.service.

Veja também