Getting involved (Português)

From ArchWiki
(Redirected from Participe)
Jump to: navigation, search
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Getting involved. Data da última tradução: 2018-11-24. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Na biologia, o mutualismo é uma interação entre dois organismos onde ambos tem benefícios. Este princípio se aplica aos membros proativos da comunidade Arch, que desejam contribuir e se envolver com o projeto em prol de sua distribuição Linux favorita. Esta participação beneficia não apenas membros da comunidade e seguidores do Arch, mas também, toda a gama dos usuários de software livre e de código aberto.

Este artigo descreve como usuários novos e experientes do Arch podem contribuir para a comunidade. Note que não é uma lista exaustiva. Antes de contribuir, por favor esteja familiarizado com o Código de conduta.

Comunidade

Postagens nos fóruns

Uma das formas mais fáceis de participar e se envolver com o projeto é através dos Fóruns do Arch Linux, que permitem a interação e ajuda de membros da comunidade com novos usuários.

Melhore esta wiki

A ArchWiki é uma documentação do Arch Linux mantida colaborativamente. Todos os usuários são incentivados a contribuir.

Ingresse nas salas de chat

Você pode ajudar outros usuários a resolver problemas através do canal do IRC. É de suma importância que você leia as regras do canal antes de participar. Canais especiais estão disponíveis para tópicos específicos.

Empacotamento

Relate pacotes instalados

pkgstats fornece um temporizador do systemd que envia uma lista de pacotes instalados em seu sistema, junto com a arquitetura e mirrors que você usa, para os desenvolvedores do Arch Linux para ajudá-los a priorizar seus esforços e melhorar a ainda mais a distribuição. As informações são enviadas anonimamente e não pode ser usadas para identificar você. Você pode ver os dados colecionados Statistics page. More information is available in neste tópico do fórum.

Corrija e relate

Relatar e corrigir erros no rastreador de erros é uma das formas possíveis de se ajudar a comunidade.

Contudo, o uso inefetivo pode ser contra-produtivo. Por favor, leia Diretrizes de relatórios de erro.

Informe sobre problemas de segurança

Novas vulnerabilidades são localizadas todo momento. Ajude a Equipe de Segurança do Arch a se manter antenada a novas vulnerabilidades.

Ajude a testar pacotes

Pacotes nos repositórios de teste precisam ser testados e assinados antes que ele sejam promovidos para os repositórios principas. Ajude a Equipe de Teste do Arch a testar novos pacotes.

Crie e adote pacotes do AUR

O Arch User Repository contém scripts de automatização de criação de pacotes feitos pela comunidade, permitindo que usuários instalem facilmente softwares que não são dos repositórios oficiais. Pacotes populares tendem a serem incluídos no repositório oficial da comunidade.

aurphan pode lhe ajudar a identificar pacotes órfãos que você usa, de forma que você possa adotá-los.

Projetos de software

A distribuição Arch Linux compreende muitos componentes, como o gerenciador de pacotes pacman, o site archlinux.org ( archweb ) ou o sistema de suporte para o Arch User Repository ( aurweb ). Cada um desses projetos pode ser contribuído individualmente.

Veja DeveloperWiki:Projects para uma visão geral dos membros da equipe, canais de comunicação e linguagens de programação usadas. Os projetos em si são hospedados com git em git.archlinux.org.

Doe dinheiro

Você pode ajudar a sustentar os custos dos servidores, na página oficial de doações para o Arch Linux.

Projetos não oficiais

Note: Entradas listadas aqui não são parte do projeto Arch Linux.

A comunidade Arch mantém vários projetos. Sinta-se livre para incluir o seu!

Grupos

Grupos específicos do Arch, que podem ser de seu interesse.

ArchMap
O projeto ArchMap cria um mapa dos usuários do Arch Linux por todo o mundo
Arch Linux Google Plus Community
Uma comunidade no Google Plus para usuários Arch Linux interagirem, fazer perguntas ou conversas de notícias em geral sobre o Arch Linux.
Comunidades internacionais
Comunidades locais e lugares para encontros de usuários.
Arch Women
Grupo com a intenção de resolver possíveis barreiras no Arch para usuárias. (tópico do fórum).

Software

Softwares desenvolvidos pela comunidade com foco no Arch.

Xyne's Arch Linux Projects
Projteados relacionados ao Arch de um Trusted User.

FAQ

Como posso me tornar um desenvolvedor do Arch?

A motivação principal no seu trabalho pelo Arch deve ser ajudar a comunidade como um todo, e não simplesmente se tornar um desenvolvedor do Arch.

Normalmente, novos desenvolvedores são selecionados pelos atuais desenvolvedores quando a carga de trabalho aumenta. Em alguns casos informações sobre um cargo são liberadas e você pode se aplicar a ele, porém, mais frequentemente os desenvolvedores convidam alguém que eles julgam ser bom executando as tarefas de tal cargo, e que irá completar esta lacuna no time. Ter um portfólio de contribuições para o Arch Linux é a melhor maneira de ingressar no time.

Aqui está uma lista de coisas que você pode fazer para ganhar alguma "popularidade" entre os desenvolvedores do Arch:

  • Estabeleça reputação sendo prestativo sempre que possível.
  • Responda perguntas no fórum, IRC e listas de e-mail.
  • Junte-se aos Trusted Users para ganhar experiência em empacotamento para mostrar suas habilidades.
  • Envie pacotes para o AUR.
  • Junte-se a projetos que estão "na boca do brete" para serem incorporados ao Arch algum dia, ou crie seu próprio projeto.
  • Trabalhe no pacman, makepkg ou outros projetos do Arch e envie patches para o bug tracker.
  • Navegue pelo rastreador de erros e tente consertar erros relatados.
  • Encontre e envie novos relatórios de erro.
  • Conserte erros na wiki, adicione novas páginas, limpe as existentes e certifique-se que seus procedimentos para tal estão atualizados.
  • Envie traduções.

Como me torno um Trusted User?

Leia Trusted Users (Português)#Como eu me torno um TU?.

O que eu posso fazer sendo um artista?

Sinta-se livre para compartilhar papéis de parede, splash screens, cores, widgets, temas, etc., com a comunidade no subforum de arte.
Veja também Arch Linux Art.