Arch Linux (Português)

From ArchWiki
Revision as of 15:43, 11 January 2011 by Smoge (Talk | contribs)

Jump to: navigation, search

This template has only maintenance purposes. For linking to local translations please use interlanguage links, see Help:i18n#Interlanguage links.


Local languages: Català – Dansk – English – Español – Esperanto – Hrvatski – Indonesia – Italiano – Lietuviškai – Magyar – Nederlands – Norsk Bokmål – Polski – Português – Slovenský – Česky – Ελληνικά – Български – Русский – Српски – Українська – עברית – العربية – ไทย – 日本語 – 正體中文 – 简体中文 – 한국어


External languages (all articles in these languages should be moved to the external wiki): Deutsch – Français – Română – Suomi – Svenska – Tiếng Việt – Türkçe – فارسی

O que é Arch Linux?

Arch Linux é uma distribuição linux otimizada para i686 e x86_64, baseada originalmente em idéias oriundas da CRUX, uma notável distribuição desenvolvida por Per Lidén.

Vantagens

Arch é rápida, leve, flexível e simples. Estas não são apenas palavras de impacto, mas a pura verdade. Arch é otimizada para processadores i686; assim, você aproveita melhor seus ciclos de cpu. Ela é leve, se comparada à RedHat e outras, e o seu projeto simples faz com que suas funcionalidades sejam facilmente estendidas e moldadas a qualquer tipo de sistema que você queira construir.

Gerenciamento de pacotes único

Tem como fundamento um sistema de pacotes binários fácil de usar (pacman) permitindo que se atualize todo o sistema com apenas um único comando. A Arch utiliza ainda um sistema de construção de pacotes do tipo ports (Arch Build System [Sistema de Construção Arch]) a fim de facilitar a construção de pacotes pelo usuário, sistema que também pode ser sincronizado com um único comando. Tudo é feito de forma simples e transparente.

Apenas o melhor

A Arch Linux se empenha em manter os seus programas na sua versão estável mais recente. No momento suportamos um conjunto de pacotes principais bastante atualizada com uma crescente coleção de pacotes extras criados por usuários e desenvolvedores do AL.

Simplicidade é a chave

A fim de assegurar a sua simplicidade e leveza, foram retiradas do sistema partes de uso relativamente escasso no Linux, tais como /usr/doc e paginas info. Segundo minha própria experiência, muito raramente se recorre a elas, e informação equivalente pode ser obtida na Internet, se necessário. Páginas man estão em toda parte...

Ferramentas modernas

A Arch Linux também se esforça por usar algumas das mais novas características disponíveis para os usuários Linux, como suporte a Ext3/ReiserFS e udev. A Arch Linux 0.7 (Wombat) usa kernel linux 2.6 por padrão, e tem suporte a XFS/JFS.

Literatura adicional

A homepage da Arch está em http://www.archlinux.org/, onde se pode encontrar links para o fórum de usuários, documentação oficial, e tudo o mais que é o Arch. Você pode também ler o The Arch Way para compreender um pouco mais do jeito do Arch.