Arch Linux (Português)

From ArchWiki
Revision as of 11:56, 10 May 2006 by PJ (Talk | contribs) (rm spam, spammer: Bismarck)

Jump to: navigation, search

Template:I18n links start Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n links end


O que é Arch Linux?

Arch Linux é uma distribuição linux otimizada para i686 que foi baseada originalmente em idéias vindas de CRUX, uma notável distribuição desenvolvida por Per Lidén.

Vantagens

Arch é rápida, leve, flexível e simples. Estas não são palavras de impacto muito boas, mas são todas verdadeiras. Arch é otimizada para o processador i686, assim você tem mais por seus ciclos de cpu. Ela é leve se comparada à RedHat e outras, e o seu projeto simples faz com que ela seja facilmente extendida e moldada a qualquer tipo de sistema que você esteja construindo.

Gerenciamento de pacotes único

Ela tem como retaguarda um sitema de pacotes binários fácil de usar - pacman - que permite atualizar o sistema todo com um comando apenas. Arch também usa um sistema de construção de pacotes tipo ports (Arch Build System [Sistema de Construção Arch]) para facilitar a construção de pacotes pelo usuário, o qual pode também ser sincronizado com um único comando. Tudo é feito de forma simples e transparente.

Apenas o melhor

O Arch Linux se esforça por manter as últimas versões estáveis do seu software. No momento suportamos um conjunto de pacotes principais bastante atualizada com uma crescente coleção de pacotes extra criados por usuários e desenvolvedores do AL.

Simplicidade é a chave

Em seu objetivo de ser simples e leve, foram retiradas as partes de relativamente pouco uso dos sistemas linux, coisas como /usr/doc e paginas info. Pela minha própria experiência estas são raramente utilizadas, e informação equivalente pode ser obtida na Internet se necessário. Páginas man de ponta a ponta...

Ferramentas modernas

O Arch Linux também se esforça por usar algumas das mais novas caractrísticas disponíveis para os usuários Linux, como suporte a Ext3/ReiserFS e udev. Arch Linux 0.7 (Wombat) usa kernel linux 2.6 por padrão, e tem suporte a XFS/JFS.

Literatura adicional

A homepage do Arch está em http://www.archlinux.org/, onde se pode encontrar links para o fórum de usuários, documentação oficial, e tudo o mais que é o Arch. Você pode também ler o TheArchWay para compreender um pouco mais do jeito do Arch.