Difference between revisions of "Arch User Repository (Português)"

From ArchWiki
Jump to: navigation, search
(use i18n template; re-categorize)
(flag translation out-of-sync)
Line 1: Line 1:
 
[[Category:Português]]
 
[[Category:Português]]
 
{{i18n|Arch User Repository}}
 
{{i18n|Arch User Repository}}
 +
{{Bad translation}}
  
 
=Questões Comuns=
 
=Questões Comuns=

Revision as of 03:14, 1 April 2010

This template has only maintenance purposes. For linking to local translations please use interlanguage links, see Help:i18n#Interlanguage links.


Local languages: Català – Dansk – English – Español – Esperanto – Hrvatski – Indonesia – Italiano – Lietuviškai – Magyar – Nederlands – Norsk Bokmål – Polski – Português – Slovenský – Česky – Ελληνικά – Български – Русский – Српски – Українська – עברית – العربية – ไทย – 日本語 – 正體中文 – 简体中文 – 한국어


External languages (all articles in these languages should be moved to the external wiki): Deutsch – Français – Română – Suomi – Svenska – Tiếng Việt – Türkçe – فارسی

Tango-preferences-desktop-locale-modified.pngThe translation of this article or section does not reflect the original text.Tango-preferences-desktop-locale-modified.png

Reason: please use the first argument of the template to provide a brief explanation. (Discuss in Talk:Arch User Repository (Português)#)

Questões Comuns

O que é o AUR ?

AUR (Arch User Repository - Repositório do Usuário Arch) é um local para onde a comunidade Arch Linux pode enviar PKGBUILDs de aplicações, bibliotecas, etc e compartilhá-los entre todos os seus membros. Outros usuários podem votar pelos seus favoritos para que entrem para o repositório Community (Comunidade), para serem compartilhados entre os usuários Arch Linux em formato binário.

O que é um TU?

Um TU (Trusted User - Usuário de Confiança) é uma pessoa que é escolhida para zelar pelos repositórios AUR e Community (Comunidade). Eles são os que colocam os PKGBUILDs mais votados no repositório Community (Comunidade), marcam PKGBUILDs como seguros e sobretudo mantém o AUR funcionando.

Qual a diferença entre Unsupported (Não suportado) e Community (Comunidade)?

Unsupported (Não suportado) é onde ficam todos os PKGBUILDs que os usuários enviam, eles devem ser montados manualmente com makepkg. Os PKGBUILDs que obtém votos suficientes vão para o repositório Community (Comunidade), onde os TUs os mantém e de onde podem ser instalados através do pacman, uma vez que eles agora são pacotes binários.

Quantos votos são necessários para levar um PKGBUILD para o Community (Comunidade)?

Normalmente são precisos 25 votos para algo ir para o Community (Comunidade). Uma exceção a isso é se uma aplicação é desenvolvida no Arch Linux e um TU deseja colocá-lo diretamente nesse repositório.

Onde eu obtenho informação sobre como criar um PKGBUILD?

O melhor local para se obter essa informação é nesta entrada do wiki. Lembre-se de verificar o AUR antes de criar o PKGBUILD de maneira a não duplicar esforços.

Problemas Comuns

Eu tento usar pacman -S foo e não funciona, mas eu sei que ele está em Community (Comunidade). Provavelmente Community não está habilitado no seu /etc/pacman.conf. Simplesmente descomente as linhas correspondentes.

Foo, no AUR está desatualizado, o que eu faço?

Para começar você deve marcá-lo como out-to-date (desatualizado). Se ele continuar desatualizado por um tempo considerável, a melhor coisa a fazer é enviar um email ao mantenedor do pacote. Se não receber resposta do mantenedor você pode solicitar a um TU que coloque o PKGBUILD como órfão (orphan), se estiver disposto a mantê-lo você mesmo.

Eu tenho um PKGBUILD que gostaria de submeter, alguém poderia verificá-lo para ver se há algum erro?

Se você gostaria de ter seu PKGBUILD comentado, poste-o na Lista de Email do AUR para obter retorno dos TUs e membros do AUR. Você pode também obter ajuda da turma do canal irc: irc.freenode.net #archlinux

Foo, no AUR, não compila quando uso-o com makepkg, o que devo fazer?

Bem, primeiramente certifique-se de fazer um pacman -Syu antes de compilar qualquer coisa com makepkg já que o problema pode ser que seu sistema não esteja atualizado. Se não for isso reporte o problema ao mantenedor.