Daemons (Português)

From ArchWiki
Revision as of 19:38, 7 October 2016 by Risthel (talk | contribs) (Starting the translation process for the daemons wiki.)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

ro:Daemon zh-cn:Daemons

Um daemon é um programa que roda em "background" como um processo(sem terminal ou interface), que comumente espera por eventos para oferecer serviços. Um bom exemplo é um servidor web que espera por requisições para entregar uma página, ou um servidor ssh que espera por alguma tentativa de login. Apesar destes serem exemplos de aplicações bastante conhecidas e difundidas, há daemons cujo trabalho não é visível. Daemons que as tarefas são enviar logs para arquivos(ex: syslog, metalog) ou manter o horário do sistema sincronizado como o ntpd. Para maiores informações veja man 7 daemon.

No Arch Linux, daemons são gerenciados pelo systemd. O systemctl é o comando usado como interface para gerenciá-los. Ele lê arquivos na estrutura nome_do_serviço.service que contém informação sobre como e quando iniciar o daemon a eles associados. Os arquivos de serviço são armazenados em /{etc,usr/lib,run}/systemd/system. Veja usando units para maiores detalhes.

Lista de daemons

Aqui há uma lista dos daemons. Note que qualquer pacote pode fornecer um daemon, portanto, esta lista nunca será completa. Sinta-se livre para adicionar daemons nesta lista em ordem alfabética. Você pode ter pacotes que incluem daemons oriundos do AUR. Estes arquivos possivelmente estão localizados em /usr/lib/systemd/system/.

A coluna do Pacote contem um link para a Wiki relacionada daquele daemon(ou para o pacote onde ele está). A coluna initscripts denota o nome legado rc.d e a coluna systemd contem o nome do arquivo de serviço no systemd. Note que alguns serviços podem ser específicos do systemd ou dos initscripts, e uma das colunas poderá estar vazia. Na coluna Descrição haverá uma pequena descrição preferivelmente do daemon e não de seu pacote correspondente.