Difference between revisions of "Frequently asked questions (Português)"

From ArchWiki
Jump to: navigation, search
(P) Pacman está lento! Como o tempo de inicialização pode ser melhorado?)
(P) O pacman precisa do recurso X!)
Line 77: Line 77:
 
'''R)''' Você leu o [[The Arch Way]], o [[ArchLinux]] e o [http://www.archlinux.org/docs/en/guide/devland/devland.html DevLand]? A filosofia do Arch é "Keep It Simple". Se você acha que sua idéia tem fundamento, e que ela não viola esta filosofia, então você pode discuti-la no [http://bbs.archlinux.org/ forum].  
 
'''R)''' Você leu o [[The Arch Way]], o [[ArchLinux]] e o [http://www.archlinux.org/docs/en/guide/devland/devland.html DevLand]? A filosofia do Arch é "Keep It Simple". Se você acha que sua idéia tem fundamento, e que ela não viola esta filosofia, então você pode discuti-la no [http://bbs.archlinux.org/ forum].  
 
Você pode, também, verificar [http://bugs.archlinux.org isso], um lugar onde você pode fazer pedidos, caso você os considere importantes.
 
Você pode, também, verificar [http://bugs.archlinux.org isso], um lugar onde você pode fazer pedidos, caso você os considere importantes.
 +
 +
 +
----
 +
 +
==P) O Arch precisa de mais divulgação(laia: propaganda)==
 +
'''R)''' Arch gets plenty of press as it is. The goal of ArchLinux is not to be large. The goal is to be well done. Let growth occur naturally. Trying to force it to grow too quickly will just cause problems.
  
  

Revision as of 11:59, 9 May 2006

Template:I18n links start Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n links end

Tango-document-new.pngThis article is a stub.Tango-document-new.png

Notes: please use the first argument of the template to provide more detailed indications. (Discuss in Talk:Frequently asked questions (Português)#)

Primeiramente leia o The Arch Way, o ArchLinux e o ArchLinux. Todos os três documentos são uma ótima fonte de informação sobre o ArchLinux.



P) Eu sou um completo iniciante no Linux. Eu deveria usar o Arch?

R) Esta é uma questão que já foi bastante discutida. Arch é uma distribuição voltada para usuários Linux mais avançados, porém muitas pessoas acham que o "Arch é um bom local para começar". Se você é um iniciante e deseja usar Arch, saiba que você DEVE estar disposto a aprender. Antes de fazer sua pergunta, pesquise no google, no Wiki e no forum. Fazendo isso, você não terá problemas. Saiba, também, que muitas pessoas não querem responder as mesmas perguntas básicas várias vezes, e você estará se expondo a este tipo de ambiente. Há uma razão para estes recursos terem sido disponibilizados para você. Você pode consultar o ArchLinux Newbie Guide.



P) Eu encontrei um erro no pacote X, o que eu devo fazer?

R) Primeiramente você precisa descobrir se o erro é algo que a equipe do Arch pode consertar. Algumas vezes não é (aquele travamento no firefox pode ser falha da equipe do Mozilla) - isto é chamado de upstream error. Se for um problema do Arch, existe uma série de coisas que você pode fazer:

  1. Procurar informações no forum. Veja se alguém teve o mesmo problema.
  2. Informar o mantenedor do pacote. Rode um "pacman -Qi <nome do pacote>" para obter esta informação.
  3. Relatar o bug, com informações detalhadas, em http://bugs.archlinux.org
  4. Se desejar, você pode criar um tópico no forum descrevendo o problema e informando que você ja relatou o mesmo. Isto ajuda a prevenir que várias pessoas relatem o mesmo erro.



P) O Arch terá uma base de dados para o pacman?

R) Possivelmente. Já existe uma discussão sobre o assunto. http://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?t=11193 http://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?t=10898



P) O pacman está lento! Como o tempo de inicialização pode ser melhorado?

R) O pacman pode ser lento apenas na primeira vez que o mesmo roda após o boot. Depois disso, as coisas são geralmente armazenadas no cache. Entretanto, o tempo de inicialização do pacman ainda é um problema para algumas pessoas. Existe uma discussão sobre isso. Se você está usando ReiserFS, existem algumns problemas com fragmentação que diminuem a velocidade do pacman mais do que necessário. Para ajuda, veja este tópico: http://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?t=11840

Desde a versão 2.9.6, o pacman acompanha um script chamado pacman-optimize que deve ajudar qualquer pessoa que esteja tendo problemas com o tempo de inicialização do mesmo.



P) Os pacotes do Arch precisam usar uma nomeclatura unica. .pkg.tar.gz é muito longo, e/ou, confuso.

R) Isto vem sendo discutido na lista de discussão do Arch. Alguns propuseram uma extensão .pac. Até onde se sabe. não há nenhuma intenção em modificar a extensão dos pacotes. Como Tobias Kieslich, um dos desenvolvedores do Arch, colocou, "Um pacote é gzipped tarball!! E ele pode ser aberto, verificado e manipulado por qualquer aplicação tar. Além disso, o mime-type é automaticamente detectado pela maioria das aplicações".



P) O pacman precisa de uma biblioteca para que outras aplicações possam acessar facilmente informações dos pacotes.

R) Uma biblioteca para o pacman está sendo desenvolvida.



P) O pacman precisa de um front-end

R) Você leu o The Arch Way, o ArchLinux e o DevLand? A resposta é que basicamente o time de desenvolvedores do Arch não estará fornecendo um front-end. Sinta-se a vontade para usar um dos fornecidos pelos usuários. Existe uma ótima lista deles na UserContributionsPage. Aassim que a biblioteca para o pacman estiver pronta, será bem mais fácil para os vários fontends interagirem com os pacotes do Arch.

Além do mais, isso não é uma pergunta e sim uma afirmação; ;-)



P) O pacman precisa do recurso X!

R) Você leu o The Arch Way, o ArchLinux e o DevLand? A filosofia do Arch é "Keep It Simple". Se você acha que sua idéia tem fundamento, e que ela não viola esta filosofia, então você pode discuti-la no forum. Você pode, também, verificar isso, um lugar onde você pode fazer pedidos, caso você os considere importantes.



P) O Arch precisa de mais divulgação(laia: propaganda)

R) Arch gets plenty of press as it is. The goal of ArchLinux is not to be large. The goal is to be well done. Let growth occur naturally. Trying to force it to grow too quickly will just cause problems.



P) O Arch precisa de mais desenvolvedores

R) Possivelmente. Sinta-se livre para ser um voluntário! Visite os forums, irc, listas de email, e veja o que precisa ser feito. Documentação é algo que é sempre necessário. Veja DocumentRequests para qualquer coisa pendente.




P) O Arch precisa de mais documentação

R) Se após procurar nos foruns, e no wiki, você não conseguir encontrar a documentação que deseja, tente criá-la. Comece uma página no wiki, e crie um tópico no fórum comentando sobre a mesma. Provavelmente você encontrará algumas pessoas com experiência no assunto, ou que ao menos estão dispostas a ajudar. Se ninguém o fizer, não desanime. Quando você terminar sua documentação, há uma grande chance de outras pessoas descobrirem nela uma ótima fonte de informação. Documentação é algo que é sempre necessário. Veja DocumentRequests para qualquer coisa pendente.



P) O Arch precisa ser mais amigável para os "novatos"

Q) Antes de começarmos uma discussão sobre isso, precisamos definir o que é "amigável para os novatos". Por favor, consulte a questão sobre um melhor instalador.