Difference between revisions of "Frequently asked questions (Português)"

From ArchWiki
Jump to: navigation, search
(P) O Arch precisa de menos divulgação)
(P) O Arch precisa de mais desenvolvedores)
Line 95: Line 95:
 
==P) O Arch precisa de mais desenvolvedores==
 
==P) O Arch precisa de mais desenvolvedores==
 
'''R)''' Possivelmente. Sinta-se livre para ser um voluntário! Visite os forums, irc, listas de email, e veja o que precisa ser feito. Documentação é algo que é sempre necessário. Veja [[DocumentRequests]] para qualquer coisa pendente.
 
'''R)''' Possivelmente. Sinta-se livre para ser um voluntário! Visite os forums, irc, listas de email, e veja o que precisa ser feito. Documentação é algo que é sempre necessário. Veja [[DocumentRequests]] para qualquer coisa pendente.
 
  
 
----
 
----
 
  
 
==P) O Arch precisa de mais documentação==
 
==P) O Arch precisa de mais documentação==

Revision as of 12:13, 9 May 2006

Template:I18n links start Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n entry Template:I18n links end

Tango-document-new.pngThis article is a stub.Tango-document-new.png

Notes: please use the first argument of the template to provide more detailed indications. (Discuss in Talk:Frequently asked questions (Português)#)

Primeiramente leia o The Arch Way, o ArchLinux e o ArchLinux. Todos os três documentos são uma ótima fonte de informação sobre o ArchLinux.



P) Eu sou um completo iniciante no Linux. Eu deveria usar o Arch?

R) Esta é uma questão que já foi bastante discutida. Arch é uma distribuição voltada para usuários Linux mais avançados, porém muitas pessoas acham que o "Arch é um bom local para começar". Se você é um iniciante e deseja usar Arch, saiba que você DEVE estar disposto a aprender. Antes de fazer sua pergunta, pesquise no google, no Wiki e no forum. Fazendo isso, você não terá problemas. Saiba, também, que muitas pessoas não querem responder as mesmas perguntas básicas várias vezes, e você estará se expondo a este tipo de ambiente. Há uma razão para estes recursos terem sido disponibilizados para você. Você pode consultar o ArchLinux Newbie Guide.



P) Eu encontrei um erro no pacote X, o que eu devo fazer?

R) Primeiramente você precisa descobrir se o erro é algo que a equipe do Arch pode consertar. Algumas vezes não é (aquele travamento no firefox pode ser falha da equipe do Mozilla) - isto é chamado de upstream error. Se for um problema do Arch, existe uma série de coisas que você pode fazer:

  1. Procurar informações no forum. Veja se alguém teve o mesmo problema.
  2. Informar o mantenedor do pacote. Rode um "pacman -Qi <nome do pacote>" para obter esta informação.
  3. Relatar o bug, com informações detalhadas, em http://bugs.archlinux.org
  4. Se desejar, você pode criar um tópico no forum descrevendo o problema e informando que você ja relatou o mesmo. Isto ajuda a prevenir que várias pessoas relatem o mesmo erro.



P) O Arch terá uma base de dados para o pacman?

R) Possivelmente. Já existe uma discussão sobre o assunto. http://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?t=11193 http://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?t=10898



P) O pacman está lento! Como o tempo de inicialização pode ser melhorado?

R) O pacman pode ser lento apenas na primeira vez que o mesmo roda após o boot. Depois disso, as coisas são geralmente armazenadas no cache. Entretanto, o tempo de inicialização do pacman ainda é um problema para algumas pessoas. Existe uma discussão sobre isso. Se você está usando ReiserFS, existem algumns problemas com fragmentação que diminuem a velocidade do pacman mais do que necessário. Para ajuda, veja este tópico: http://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?t=11840

Desde a versão 2.9.6, o pacman acompanha um script chamado pacman-optimize que deve ajudar qualquer pessoa que esteja tendo problemas com o tempo de inicialização do mesmo.



P) Os pacotes do Arch precisam usar uma nomeclatura unica. .pkg.tar.gz é muito longo e/ou confuso.

R) Isto vem sendo discutido na lista de discussão do Arch. Alguns propuseram uma extensão .pac. Até onde se sabe. não há nenhuma intenção em modificar a extensão dos pacotes. Como Tobias Kieslich, um dos desenvolvedores do Arch, colocou, "Um pacote é gzipped tarball!! E ele pode ser aberto, verificado e manipulado por qualquer aplicação tar. Além disso, o mime-type é automaticamente detectado pela maioria das aplicações".



P) O pacman precisa de uma biblioteca para que outras aplicações possam acessar facilmente informações dos pacotes.

R) Uma biblioteca para o pacman está sendo desenvolvida.



P) O pacman precisa de um front-end

R) Você leu o The Arch Way, o ArchLinux e o DevLand? A resposta é que basicamente o time de desenvolvedores do Arch não estará fornecendo um front-end. Sinta-se a vontade para usar um dos fornecidos pelos usuários. Existe uma ótima lista deles na UserContributionsPage. Aassim que a biblioteca para o pacman estiver pronta, será bem mais fácil para os vários fontends interagirem com os pacotes do Arch.

Além do mais, isso não é uma pergunta e sim uma afirmação; ;-)



P) O pacman precisa do recurso X!

R) Você leu o The Arch Way, o ArchLinux e o DevLand? A filosofia do Arch é "Keep It Simple". Se você acha que sua idéia tem fundamento, e que ela não viola esta filosofia, então você pode discuti-la no forum. Você pode, também, verificar isso, um lugar onde você pode fazer pedidos, caso você os considere importantes.



P) O Arch precisa de mais divulgação (leia: propaganda)

R) O Arch já está sendo bastante divulgado. O objetivo to ArchLinux não é ser grande. O objetivo é ser bem feito. Deixe que o crescimento ocorra naturalmente. Tentar forçar este crescimento só causará problemas.



P) O Arch precisa de menos divulgação

R) De maneira parecida com o que foi dito acima, não tente desacelerar o crescimento natural. Mais usuários podem significar mais desenvolvedores trabalhando no ArchLinux. Isto pode causar alguns problemas de organização no "topo", mas estes serã tratados quando aparecerem.



P) O Arch precisa de mais desenvolvedores

R) Possivelmente. Sinta-se livre para ser um voluntário! Visite os forums, irc, listas de email, e veja o que precisa ser feito. Documentação é algo que é sempre necessário. Veja DocumentRequests para qualquer coisa pendente.


P) O Arch precisa de mais documentação

R) Se após procurar nos foruns, e no wiki, você não conseguir encontrar a documentação que deseja, tente criá-la. Comece uma página no wiki, e crie um tópico no fórum comentando sobre a mesma. Provavelmente você encontrará algumas pessoas com experiência no assunto, ou que ao menos estão dispostas a ajudar. Se ninguém o fizer, não desanime. Quando você terminar sua documentação, há uma grande chance de outras pessoas descobrirem nela uma ótima fonte de informação. Documentação é algo que é sempre necessário. Veja DocumentRequests para qualquer coisa pendente.



P) O Arch precisa ser mais amigável para os "novatos"

Q) Antes de começarmos uma discussão sobre isso, precisamos definir o que é "amigável para os novatos". Por favor, consulte a questão sobre um melhor instalador.