Forum etiquette (Português)

From ArchWiki
Revision as of 15:35, 10 October 2012 by Risthel (Talk | contribs) (More translation...)

Jump to: navigation, search

Estas orientações foram desenvolvidas com o passar do tempo, baseado na extensa experiência do time de moderação com a colaboração da comunidade. Os fóruns do Arch Linux são "não-sem sentido" por natureza.

Introdução ao Senso Comum

  • Se você escolheu usar o Arch Linux, seja bemvindo e encorajado a abraçar a filosofia.
  • Quando buscares ajuda, leia o manual, faça suas pesquisas primeiro e exiba detalhes daquilo que está buscando ajuda.
  • Quando ofereceres ajuda, seja paciente e tático conforme o possível.
  • O Arch é uma comunidade de voluntários. O conteúdo de todo este documento pode ser resumido na seguinte notação:

Busque proativamente se doar e trazer apenas beneficios, para a membros e comunidade.

Tópicos pessoais/retóricos

Tópicos retóricos e "choromingos" não são bem vistos e serão fechados assim que descobertos. Postagens deste tipo são melhor aproveitados em blogs pessoas ou outros espaços na web, porém, não são tolerados nos fóruns do Arch. Postagens públicas devem ser abertas, produtivas e convidativas para todos os membros. Discussões que visam um grupo específico devem ser mantidas em mensagens privadas.

Discussões Inefetivas (BIKESHED)

Tópicos iniciados com uma frase similar a "existe um problema na metodologia do sistema Arch, precisamos discutir" repetidamente provaram-se inefetivos e inflamatórios e são normalmente trancados após um aviso da moderação. A comunidade Arch é do estilo "Faça Você Mesmo". Se você encontrou um problema na sistemática, encontre uma solução que lhe caiba e então, retorne o conhecimento através de postagem.

Ainda mais, questionamentos e discussões sobre os métodos utilizados pela equipe de desenvolvimento serão monitorados de forma ferrenha, e trancados se provados inprodutivos ou sem sentido. Aspereza, e críticas improdutivas não são bemvindas.

Se você possui algum questionamento sobre o time de desenvolvimento do Arch, tenha certeza de que seu tópico possui uma questão aberta, para ter respostas de pessoas de mente aberta. Se possível, dê uma solução ou solução parcial. O envio de código e patches para discussão são mais pragmáticos que simplesmente pedir para outros fazerem algo por você.

Seja Responsável

Se um problema entre pessoas surgir, tenha a mente aberta verificar se há a possibilidade do seu comportamento ter contribuído para o problema. Tomar responsabilidade pelas suas ações pode ser um passo decisivo para uma reconciliação pacífica.

Respeite outros usuários

De forma simples, trate os outros da forma que gostaria de ser tratado; respeite os outros e seus pontos de vista, mesmo que discorde deles.

Respeite outras Distribuições e Sistemas Operacionais

Maldizer outras distribuições GNU/Linux, sistemas operacionais e usuários é proibido. O time Arch sente-se feliz em voluntariamente ceder tempo e energia para ajudar você com a distribuição Arch Linux, documentação e fóruns. Mostre respeito com tais voluntários, usuários, comunidades e outros sistemas operacionais também. Pontos de vista, experiências e opiniões sempre são bemvindos, porém, quando se tratam de calúnias improdutivas, não.

Colando imagens e código

Utilize a tag [code] quando colando pedaços de informação do console. Utilize o http://pastebin.com/ quando for postar grandes quantias de código. Para usuários de localização não-Inglesa: Prefixe o LC_ALL=C para postar comandos de forma que a saída será em inglês. Não poste imagens de tela cheia; ao invés disto utilize thumbnails. Quaisquer imagens com resolução maior que 250x250px e maior que 50kb de tamanho serão removidas.

Recomendação de produtos

Tópicos que buscam informar sobre recomendações de produtos de informática são desencorajados. Tais tópicos, assim como a tecnologia que neles é discutida, tornam-se obsoletos de forma rápida e não trazem benefícios para a comunidade de uma forma ampla. Você deve tirar suas próprias conclusões e ser sagaz o suficiente para buscar suas conclusões sobre qual produto melhor se encaixa em suas necessidades.

Publicidade/Solicitações

Publicidade para a promoção de bens e/ou serviços será monitorada de perto. Geralmente, se relacionadas ao Arch(como projeto ou comunidade) ou ao GNU/Linux/FOSS serão permitidas. Convites, convites para redes sociais, postagens comerciais ou no estilo "matéria de blog" são desencorajadas e dependendo da situação, proibídas. Se inseguro quando ao conteúdo de sua postagem ser apropriado ou não, contate alguém do time da moderação antes de postar.

Tarefa de casa

Como princípio, não pergunte sobre tarefas de casa, pois não serão postadas respostas sobre tal assunto. Tarefas de casa são concebidas para encorajar um estudante a aprender através de suas próprias pesquisas. Tópicos que tendem a ser tarefas de casa serão fechados.

Tópicos antigos/"ressureição de tópicos"

Faça sua parte para manter o fórum organizado. Postar em tópicos antigos, ou "ressucitar" tais tópicos é desencorajado na seção de problemas técnicos, pois pode potencialmente trazer a tona informação "zumbi"; postagens desatualizadas contem informações que não são mais relevantes devido a natureza rolling release do Arch, sendo mais adequado buscas em postagens mais recentes. E além do mais, páginas de suporte técnico devem permanecer sucíntas, e múltiplas páginas de informação devem ser evitadas.

Regra do dedo

  • Se você possui uma pergunta, inicie um novo tópico e referencie um antigo se relevante.
  • Se você possui algo a adicionar e julga que a informação é relacionada porém mais atualizada, inicie um novo tópico e relacione o antigo se desejado, porém, evite a duplicação de esforços postando informação que já está catalogada na Wiki do Arch
  • Se você possui uma solução que é agnostica a versão do software, a "ressureição de tópico" pode ser algo apropriado.

Contas de membros do fórum

Por favor, limite-se ao cadastro de apenas uma conta de fórum. Ter mais que uma conta é uso desnecessário de recursos. Além do mais, poderá ser interpretado como um comportamento troll.

Diga não a "Trolagem"

O "troll" é uma pessoa que intencionalmente tenta corromper, causar controvérsia, incitar argumentos, e/ou receber atenção negativa por deliberadamente postar conteúdo provocativo na internet. O termpo pode ser usado para referenciar o ato de postar tal conteúdo, e o conteúdo por si.

Trolls são geralmente traiçoeiros e se utilizam da ambivalência como método de dissimuladamente insultar, intimidar ou incitar uma pessoa ou várias para seu próprio prazer sádico. Eles normalmente selecionam suas palavras de forma estudada e são habeis o suficiente para defender suas tentativas mascaradas de criar inquetação, frequentemente redirecionando a culpa na comunidade por serem incompreendidos. Trolagem é estritamente proibído.

Evite tópicos controversos

Não há uma lista de tópicos explicitamente "trolls", controversos ou provocativos, entretanto no passado, postagens pertinentes a Religião, Esportes, Corrida, Nacionalismo e Política foram invariavelmente fechados. Então, evite especialmente este tipo de tópicos que podem causar divisão nos fóruns do Arch! O pessoal do fórum certamente notará que tais problemas são pertinentes a realidade humana. Contudo, este é um fórum de uma distribuição GNU/Linux, não tendo a idéia de facilitar comentários e futuras agitações sobre tais assuntos.