Difference between revisions of "Installing with Fake RAID (Português)"

From ArchWiki
Jump to: navigation, search
Line 5: Line 5:
  
 
{{Article summary start}}
 
{{Article summary start}}
{{Article summary text|Fornece instruções detalhadas para a instalação do Arch Linux em arranjos "fake RAID". Este guia destina-se a completar o [[Official Arch Linux Install Guide]] e o [[Beginners' Guide (Português)]]}}
+
{{Article summary text|Fornece instruções detalhadas para a instalação do Arch Linux em arranjos "fake RAID". Este guia destina-se a complementar o [[Official Arch Linux Install Guide]] e o [[Beginners' Guide (Português)]]}}
 
{{Article summary heading|Related}}
 
{{Article summary heading|Related}}
 
{{Article summary wiki|Installing with Software RAID or LVM}}
 
{{Article summary wiki|Installing with Software RAID or LVM}}
Line 14: Line 14:
 
{{Article summary end}}
 
{{Article summary end}}
  
O objetivo deste guia é permitir a utilização de um arranjo RAID criado através de uma controladora RAID on-board e assim permitir o dual-boot do Linux e do Windows a partir de partições dentro do conjunto RAID usando o GRUB. Ao utilizar os chamados "Fake RAID"ou "Host RAID", os arranjos RAID serão atingidos a partir de /dev/mapper/chipsetName_randomName e não /dev/sdX.
+
O objetivo deste guia é permitir a utilização de um arranjo RAID criado através de uma controladora RAID on-board e assim permitir o dual-boot do Linux e do Windows a partir de partições dentro do conjunto RAID usando o GRUB. Ao utilizar os chamados "Fake RAID"ou "Host RAID", os arranjos RAID serão atingidos a partir de {{Filename|/dev/mapper/chipsetName_randomName}} e não {{Filename|/dev/sdX}}.
  
 
==Instalação==
 
==Instalação==

Revision as of 11:03, 29 May 2011

This template has only maintenance purposes. For linking to local translations please use interlanguage links, see Help:i18n#Interlanguage links.


Local languages: Català – Dansk – English – Español – Esperanto – Hrvatski – Indonesia – Italiano – Lietuviškai – Magyar – Nederlands – Norsk Bokmål – Polski – Português – Slovenský – Česky – Ελληνικά – Български – Русский – Српски – Українська – עברית – العربية – ไทย – 日本語 – 正體中文 – 简体中文 – 한국어


External languages (all articles in these languages should be moved to the external wiki): Deutsch – Français – Română – Suomi – Svenska – Tiếng Việt – Türkçe – فارسی

Template:Article summary start Template:Article summary text Template:Article summary heading Template:Article summary wiki Template:Article summary wiki Template:Article summary heading Template:Article summary link Template:Article summary link Template:Article summary end

O objetivo deste guia é permitir a utilização de um arranjo RAID criado através de uma controladora RAID on-board e assim permitir o dual-boot do Linux e do Windows a partir de partições dentro do conjunto RAID usando o GRUB. Ao utilizar os chamados "Fake RAID"ou "Host RAID", os arranjos RAID serão atingidos a partir de Template:Filename e não Template:Filename.

Instalação

Com os RAID definidos no BIOS da placa-mãe inicie o CD do ArchLinux.

Inicie o dmraid

Inicie o "device-mapper" e procure os arranjos RAID:

# modprobe dm_mod
# dmraid -ay
# ls -la /dev/mapper/

Exemplo de saída:

/dev/mapper/control            <- Criado pelo device-mapper
/dev/mapper/sil_aiageicechah   <- O arranjo RAID na controladora Silicon Image
/dev/mapper/sil_aiageicechah1  <- Primeira partição nesse arranjo RAID

Se houver apenas um arquivo (Template:Filename), verifique se o módulo do seu chipset está carregado com Template:Codeline. Se estiver carregado, então o dmraid não suporta essa controladora, ou não existem arranjos RAID no sistema (verifique a BIOS RAID novamente). Se tudo estiver correto, então você será forçado a utilizar Software RAID (não será possível fazer Dual Boot com essa controladora).

Se o módulo do seu chipset não foi carregado, faça-o agora. Como no exemplo:

# modprobe sata_sil

Veja Template:Filename para os drivers disponíveis.

Para testar os arranjos raid:

# dmraid -tay

Continue com a instalação normal

Mude para o tty2 e inicie o instalador:

# /arch/setup

Particionamento do arranjo RAID

  • Em Prepare Hard Drive escolha Manually partition hard drives já que a opção Auto-prepare não encontrará seus arranjos RAID.
  • Escolha OTHER e digite o caminho completo para seu arranjo RAID (exemplo Template:Filename). Mude para tty1 para verificar a ortografia correta.
  • Crie suas partições normalmente
Dica: Agora seria um bom momento para instalar o "outro" SO para utilizar em dual-boot. Se for instalar o Windows XP em "C:", então todas as partições antes da partição do Windows devem ser alteradas para o tipo [1B] (FAT32 oculta) para escondê-las durante a instalação do Windows. Quando isso for feito, mude-as novamente para o tipo [83] (Linux). Logicamente isso exigirá um reinício e alguns dos passos acima deverão ser repetidos.