Yaourt (Português)

From ArchWiki
Revision as of 18:37, 21 September 2015 by Josephgbr (talk | contribs) (Atualização conforme página wiki do Yaourt (En))
Jump to navigation Jump to search

zh-CN:Yaourt zh-TW:Yaourt

Warning: Yaourt é um script não-oficial ao qual não há suporte pelos desenvolvedores do Arch Linux. Relate problemas no sistema de rastreamento de erros do archlinux.fr.

Yaourt (Yet AnOther User Repository Tool, de tradução livre "Outra Ferramenta de Repositório de Usuário") é uma interface para o pacman que adiciona acesso automatizado ao AUR, usando a mesma sintaxe que o pacman.

Instalação

Primeiro instale package-queryAUR como uma dependência e, então, o pacote do yaourtAUR em si. Considerando que ambos pacotes estão disponíveis no AUR, você terá que instalá-los com o método oficial de instalação de pacotes sem suporte, o que é descrito exaustivamente no artigo do AUR. É importante que você entenda o que "pacote sem suporte" realmente significa, e você pode aproveitar essa oportunidade para aprender quais são as operações que os AUR helpers, ou auxiliares do AUR, como o yaourt, executam automaticamente.

Alternativamente, adicione o repositório (sem assinatura) archlinuxfr como descrito na página do yaourt.

Configuração

Vejas as páginas yaourt(8) e yaourtrc(5) para informação geral.

Tango-go-next.pngThis article or section is a candidate for moving to [[]].Tango-go-next.png

Notes: Os tópicos abaixo deveriam ser cobertos pelo yaourtrc(8), e não aqui. (Discuss in Talk:Yaourt (Português)#)

Repositórios fonte local persistentes

Por padrão, o yaourt vai baixar repositórios remotos para compilação para o diretório /tmp. Para evitar de ter que obter todos os repositórios ao atualizar pacotes do AUR, você pode alterar esse diretório descomentando e definindo DEVELSRCDIR no yaourtrc com o diretório para o qual você deseja que repositórios sejam baixados. Note que isso só será aplicados a pacotes de desenvolvimento, geralmente sufixado por -git ou -svn.

/etc/yaourtrc
DEVELSRCDIR="/var/abs/local/yaourtbuild"

Cache

Por padrão, o yaourt não armazena tarballs de pacotes compilados durante a instalação. Para armazenar pacotes compilados do AUR na pasta padrão do pacman /var/cache/pacman/pkg, edite /etc/yaourtrc e defina:

# Build
EXPORT=2

Alternativamente, defina uma pasta separada para pacotes do Yaourt alternado essas linhas para:

# Build
EXPORT=1
EXPORTDIR="/var/cache/pacman/pkg-local"

Diretório de compilação

Yaourt usa /tmp (montado como tmpfs, limitado a 50% de RAM) para compilar pacotes, o que pode ser problemático em sistemas com pouca RAM ou espaço swap limitado. Altere a localização no /etc/yaourtrc descomentando e alterando a variável TMPDIR.