archinstall (Português)

From ArchWiki

Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Archinstall. Data da última tradução: 2022-09-05. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

archinstall é uma biblioteca auxiliar para instalar o Arch Linux. Ele é empacotado com diferentes instaladores pré-configurados, como um instalador "guiado".

Este documento não discute o uso do archinstall como uma biblioteca Python; para isso, veja a documentação oficial[link inativo 2024-01-13 ⓘ].

Atenção:
  • archinstall armazena todas as senhas de criptografia de usuário e de disco (secundário) em texto simples. [1] [2]
  • archinstall oferece padrões diferentes do processo normal de instalação. Ao usar um sistema instalado com archinstall, mencione isso nas solicitações de suporte e forneça /var/log/archinstall/install.log.
Nota: archinstall tem suporte experimental para BIOS via GRUB.

Executando o instalador

Primeiro, adquira e inicialize a mídia live conforme descrito em Guia de instalação#Pré-instalação. O pacote archinstall faz parte da mídia live e pode ser executado diretamente:

# archinstall

O instalador guiado irá realizar (consultar) as seguintes etapas:

  1. configurar o locale;
  2. selecionar os mirrors;
  3. particionar os discos;
  4. formatar as partições;
  5. habilitar criptografia de disco (opcional);
  6. definir o hostname;
  7. definir a senha do usuário root;
  8. instalar um gerenciador de boot.
Atenção: Deixar a senha do usuário root vazia desabilita a conta root, usando sudo para escalonamento de privilégios. Como isso pode fazer com que se você se bloqueie do sistema, isso geralmente não é recomendado. Veja Sudo#Desabilitar o login do root.
Nota: O instalador pode configurar redes a cabo no sistema instalado usando Systemd-networkd ou pode copiar a configuração usada na ISO. Isso quer dizer que, se você configurar uma rede sem fio usando Iwd#iwctl, sua configuração, incluindo a senha da rede, serão copiadas para o sistema instalado. Também copia a configuração para redes cabeadas que estão presentes na ISO.

Pacotes adicionais podem ser instalados ao especificá-los depois da mensagem Write additional packages to install ("Escreva pacotes adicionais para instalar").

Uma vez que a instalação foi concluída, um texto verde deve aparecer dizendo que é seguro reiniciar, que é também o comando que você usa para reiniciar.

Perfis

archinstall inclui perfis (profiles), ou conjuntos de pacotes, e opções pré-configuradas que podem ser instaladas junto ao sistema base.

Atenção: Perfis enviados são específicos para archinstall e não são suportados por mantenedores de pacotes. Os usuários são aconselhados a verificar os detalhes de cada perfil antes de usá-lo.

Veja também