Fortune (Português)

From ArchWiki
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Fortune. Data da última tradução: 2020-06-15. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

fortune é um programa simples que exibe frases aleatórias comoventes, inspiradoras, tolas ou maliciosas de um banco de dados de citações. O utilitário de linha de comando fortune faz parte do pacote fortune-mod.

Instalação

Instale fortune-mod ou fortune-mod-gitAUR[link quebrado: package not found].

Dica: Metapacotes que fornecem citações de fontes específicas estão disponíveis no AUR sob o prefixo "fortune-mod-". Por exemplo, fortune-mod-archlinuxAUR contém citações relacionadas ao Arch. Outro exemplo é fortune-mod-brAUR, que contém citações em português brasileiro.

Uso

  • Linha de comando em um terminal:
$ fortune
It is Texas law that when two trains meet each other at a railroad crossing,
each shall come to a full stop, and neither shall proceed until the other has gone.
  • Para exibir uma citação aleatória ao iniciar um terminal interativo, adicione o comando fortune ao arquivo de configuração rc do seu shell preferido:
#!/bin/bash
# ~/.bashrc
fortune
#!/bin/dash
# ~/.dashrc
fortune
  • Para exibir uma citação aleatória ao fazer login em um terminal de login, adicione o comando fortune ao arquivo de configuração do perfil do seu shell preferido:
#!/bin/mksh
# ~/.profile
fortune
Nota: fortune exibe aspas e frases consideradas pelo seu mantenedor como não ofensivas. Aforismos podem ser ativados como uma mistura de ofensivo/não ofensivo ou apenas como saída potencialmente ofensiva. Veja fortune(6) para mais informações.

Criando arquivos personalizados

Para criar um arquivo personalizado, você deve primeiro criar um arquivo contendo as citações. Entre cada citação, você deve adicionar uma linha contendo apenas o caractere %. Salve esse arquivo usando o nome que desejar, por exemplo minhas_citacoes. Em seguida, execute strfile minhas_citacoes em um terminal, para permitir o acesso aleatório das aspas. Agora você pode acessar as citações executando fortune minhas_citacoes em um terminal. Para que este comando funcione, você deve estar no mesmo diretório que os arquivos minhas_citacoes e minhas_citacoes.dat. Se você deseja que suas cotações sejam acessíveis apenas executando o comando fortune, mova ambos arquivos para o diretório /usr/share/fortune/. Se você quiser fazer alterações no seu arquivo, repita desde o início.

Cowsay

Veja Arte ASCII#Cowsay.

Ponysay

Veja Arte ASCII#Ponysay.

Veja também