Help:Editing (Português)

From ArchWiki
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Help:Editing. Data da última tradução: 2023-08-09. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

ArchWiki funciona com MediaWiki, um pacote software livre de wiki escrito em PHP, originalmente desenhado para usar no Wikipédia. Ajuda mais profunda pode ser localizada em Help:Conteúdo no MediaWiki e Ajuda:Página principal no Wikipédia.

Esse é um pequeno tutorial sobre edição do ArchWiki. Antes de editar ou criar páginas, usuários são encorajados a se familiarizar com o tom geral, layout e estilo dos artigos existentes. Um esforço deve ser feito para manter um nível de consistência por todo o wiki. Veja ArchWiki:Contribuindo, Help:Estilo e Help:Leitura para uma visão geral das convenções comuns. Para experimentar com edição, por favor use o sandbox. Para uma visão geral de marcação wiki, veja Help:Folha de dicas.

Criando uma conta

Você deve criar uma conta ArchWiki antes de ser capaz de editar os artigos do ArchWiki; responder a pergunta de captcha exige um ambiente Arch Linux atualizado: usuários que não sejam do Arch são bem-vindos para contribuir para o wiki e para responder a pergunta eles podem, por exemplo, inicializar em um sistema Arch live com a imagem de instalação mais recente, usar pacman-staticAUR (binários pré-compilados estão disponíveis) ou simplesmente usar uma imagem contêiner usando ferramentas como o Docker.

Uma vez que você tenha uma conta, autentique-se em Special:UserLogin.

Editando

Para começar a editar uma página, clique na aba Edit no topo da página. Alternativamente, usuários podem editar uma seção específica de um artigo clicando no link Edit à direita do título da seção. O página Editando será exibida, que consiste nos seguintes elementos:

  • Barra de ferramentas de edição (opcional)
  • Caixa de edição
  • Caixa de resumo da edição
  • Links Save changes ou Save page, Show preview, Show changes e Cancel

A caixa de edição conterá o wikitext (o código-fonte editável a partir do qual o servidor produz a página web) para a revisão atual da página ou seção. Para realizar uma edição:

  1. Modifique o wikitext conforme necessário (veja #Formatando abaixo para detalhes).
  2. Explique, em inglês, a edição na caixa de Resumo (ex.: "fixed typo" ou "added info on xyz").
    Nota: Todas as edições devem estar acompanhadas por um resumo descritivo para facilitar revisão por outros usuários. Veja ArchWiki:Contributing (Português)#As 3 regras fundamentais para mais informações.
  3. Use o botão Show preview para facilitar revisão e verificar a formatação antes de salvar.
  4. Marque a edição como menor marcando a caixa This is a minor edit se a edição for superficial e indiscutível.
  5. Salve as alterações clicando Save changes. Se não estiver satisfeito, clique Cancel em vez disso (ou repita o processo até ficar satisfeito).
Nota: Artigos não devem ser assinados porque eles são obras compartilhadas; um editor não deve ser destacado acima de outros.

Revertendo edições

Se uma página foi editada incorretamente, os procedimentos a seguir descrevem como fazer para reverter um artigo para uma versão anterior. Para reverter uma única edição:

  1. Clique na aba View history no topo da página a ser modificada (ao lado da aba Edit). Uma lista de revisões é exibida.
  2. Clique no link undo à direita da edição indesejada. Uma previsão da edição é exibida, mostrar a revisão atual na esquerda e o texto a ser salvo à direita.
  3. Escreva o motivo pelo qual você está desfazendo essa edição no campo de resumo de edição.
  4. Se estiver satisfeito, clique no botão Save changes embaixo da página.

A página wiki deve agora estar de volta em seu estado original.

Ocasionalmente, é necessário reverter diversas últimas edições de uma só vez. Para reverter um artigo para uma versão anterior:

  1. Clique na aba View history no topo da página a ser modificada (ao lado da aba Edit). Uma lista de revisões é exibida.
  2. Veja a revisão desejada (i.e. a última versão boa) clicando na marca de tempo apropriada. Aquela revisão será exibida.
  3. Clique na aba Edit no topo da página. Um aviso é exibido:
    Warning: You are editing an out-of-date revision of this page. If you save it, any changes made since this revision will be lost.
  4. Escreva a marca de tempo da revisão (exibida no topo da página) e um motivo pelo qual você está revertendo o estado de uma página no campo de resumo de edição.
  5. Se estiver satisfeito, simplesmente clique no botão Save changes para reverter para essa versão.
Nota:
  • Evite combinar um desfazimento com uma edição. Reverta a edição primeiro e, então, faça alterações adicionais; não edite a previsão de revisão.
  • Considere usar um resumo de edição especialmente detalhado e verboso ao realizar um desfazimento para evitar longas discussões.

Criando páginas

Antes de criar uma nova página, por favor considere o seguinte:

  • Seu tópico é relevante para o Arch Linux? Artigos irrelevantes ou inúteis serão excluídos.
  • Seu tópico é de interesse de outros? Considere não apenas o que você deseja escrever sobre, mas também o que outros podem querer ler. Notas pessoais pertencem a sua página de usuário.
  • Seu tópico compensa uma nova página? Pesquise no wiki por artigos similares. Se eles existirem, considere melhorar ou adicionar uma seção a um artigo existente.
  • Sua contribuição será significante? Evite criar esboços a menos que planeje expandi-los em pouco depois.

Criar uma nova página exige seleção de um título descritivo e uma categoria apropriada.

Por favor, leia Help:Diretrizes para nomenclatura de artigos e Help:Estilo#Título para recomendação de nomenclatura de artigo. Não inclua "Arch Linux" ou variações nos títulos de páginas. Esse é o wiki do Arch Linux; presume-se que os artigos estarão relacionados para o Arch Linux (ex.: "Installing Openbox"; não "Installing Openbox in Arch Linux").

Visite a Tabela de conteúdo para ajudar a escolher uma categoria apropriada. Artigos podem pertencer a múltiplas categorias, desde que uma categoria não seja mãe de outra (veja Help:Estilo#Categorias).

Para adicionar uma nova página a algumas categorias (digamos "My new page" a "Some category") você precisaria:

  1. Crie uma página com seu novo título navegando para https://wiki.archlinux.org/title/My_new_page (lembre-se de substituir "My_new_page" com o título desejado!)
  2. Adicione [[Category:Alguma categoria]] no topo de sua página
Nota: Não crie páginas descategorizadas. Todas as páginas devem pertencer a pelo menos uma categoria. Se você não puder encontrar uma categoria adequada, considere criar uma nova.

Neste estágio, o novo artigo ainda é considerado um órfão. Para completar o trabalho, gaste um tempo extra para vincular ao novo artigo de outros: isso vai melhorar sua visibilidade e encorajar mais usuários a contribuir para ela. Candidatos prováveis são artigos sobre software relacionado, páginas de visão mais genéricas ou até mesmo listas mais simples como Lista de aplicativos.

Em alguns casos, pode fazer sentido criar uma subpágina, ou seja, um filho de outra página: os títulos das subpáginas são separados do título da superpágina com os símbolos "/" (barra). Isso geralmente é útil para preparar rascunhos na própria página de usuário, por exemplo https://wiki.archlinux.org/title/User:MySelf/My_new_subpage.

Formatando

Formatação de texto é acompanhado com marcação wiki sempre que possível; aprender HTML não é necessário. Vários modelos também estão disponíveis para tarefas comuns de formatação; veja Help:Modelo para informações sobre modelos. O Help:Folha de dicas resume a maior das opções de formatação comum.

Títulos e subtítulos

Usar os Títulos e subtítulo é uma maneira fácil de melhorar a organização do artigo. Caso perceba que dois ou mais tópicos podem ser discutidos, é melhor dividi-los inserindo um título para cada sessão. Veja Help:Estilo#Títulos de seção e Help:Uso efetivo de cabeçalhos para informações de estilo.

Títulos devem iniciar do segundo nível e podem ser criados assim:

== Título de segundo nível ==

=== Título de terceiro nível ===

==== Título de quarto nível ====

===== Título de quinto nível =====

====== Título de sexto nível ======
Nota: Títulos de primeiro nível não são permitidos, estando sua formatação reservada para o título de artigo.

Se um artigo possuir mais de três títulos será gerado automaticamente uma tabela de conteúdo (TOC). Se isso não for desejado, coloque __NOTOC__ no artigo. Tente criar alguns títulos em Sandbox e veja o que acontece na TOC.

Quebras de linha

Uma linha vazia é usada para iniciar um novo parágrafo enquanto uma quebra de linha tem nenhum efeito em parágrafos regulares.

A tag HTML <br> pode ser usada para inserir manualmente quebras de linha, mas devem ser evitadas. Uma quebra manual deve estar justificada com outros elementos de formatação, tais como listas.

wikitext renderização
Essa sentença
está quebrada em
três linhas.

Essa sentença está quebrada em três linhas.

Esse é o parágrafo número um.

Esse é o parágrafo número dois.

Esse é o parágrafo número um.

Esse é o parágrafo número dois.

* Esse ponto <br> expande múltiplas linhas
* Esse ponto
termina a lista
  • Esse ponto
    expande múltiplas linhas
  • Esse ponto

termina a lista

Veja Help:Estilo/Espaço em branco para informações sobre uso adequado de caracteres de espaço em branco.

Negrito e itálico

Negrito e itálicos são adicionados ao cercar a palavra ou frase com dois, três ou cinco apóstrofes ('):

wikitext renderização

''itálico''

itálico

'''negrito'''

negrito

'''''negrito e itálico'''''

negrito e itálico

Tachado

Use texto tachado para mostrar que o texto já foi resolvido ou não mais possui relevância.

wikitext renderização
<s>Texto tachado</s>

Texto tachado

Listas

Lembre-se de que a sintaxe wiki não oferece suporte a itens de lista multilinha; toda caractere de nova linha termina a definição do item de lista. Para iniciar uma nova linha dentro de um item de lista, use a tag <br>. Para inserir um bloco de código multilinha dentro de um item de lista, use Template:bc e escape o conteúdo usando tags <nowiki>. Veja também Help:Estilo/Espaço em branco e Help:Modelo.

Lista de marcadores

Marcadores não possuem uma ordem aparente de itens.

Para inserir um marcador, use um asterisco (*). Múltiplos *s vão aumentar o nível de recuo.

wikitext renderização
* Primeiro Item
* Segundo Item
** Uma sublista no segundo item
* Isso não é divertido?
  • Primeiro Item
  • Segundo Item
    • Uma sublista no segundo item
  • Isso não é divertido?

Listas numeradas

Listas numeradas introduzem numeração e, portanto, ordenam os itens de lista. Em geral, você deve usar listas não ordenadas desde que a ordem na qual os itens aparecem não é a preocupação principal.

Para criar listas numeradas, use o símbolo de cerquilha (#). Múltiplos #s vão aumentar o nível de recuo.

wikitext renderização
# Primeiro Item
# Segundo Item
## Subitem
# Terceiro Item
  1. Primeiro Item
  2. Segundo Item
    1. Subitem
  3. Terceiro Item
# Primeiro Item
# Segundo Item
## Subitem
# Terceiro Item
  1. Primeiro Item
  2. Segundo Item
    • Subitem
  3. Terceiro Item

Listas de definição

Listas de definição são definidas iniciando com um ponto e vírgula (;) e por dois pontos (:) após o termo.

wikitext renderização
Listas de definição:
; Teclado: Dispositivo com botões ou teclas
; Mouse: Dispositivo de apontamento para entrada bidimensional
ou
; Teclado
: Dispositivo com botões ou teclas
; Mouse
: Dispositivo de apontamento para entrada bidimensional

Listas de definição:

Teclado
Dispositivo com botões ou teclas
Mouse
Dispositivo de apontamento para entrada bidimensional

ou

Teclado
Dispositivo com botões ou teclas
Mouse
Dispositivo de apontamento para entrada bidimensional
Use dois pontos adicionais se uma definição possuir múltiplas definições:
; Termo
: Primeira definição
: Segunda definição

Use dois pontos adicionais se uma definição possuir múltiplas definições:

Termo
Primeira definição
Segunda definição

Listas de definição não devem ser simplesmente usadas para formatação, veja exemplos do W3.

Recuo

Para recuar um texto, coloque dois pontos (:) no começo da linha. Quanto mais dois pontos se coloca maior será a distância da margem. Uma nova linha marca o fim do parágrafo recuado.

wikitext renderização
Aqui está alinhado totalmente à esquerda
:Aqui está levemente identado
::Aqui está um pouco mais

Aqui está alinhado totalmente à esquerda

Aqui está levemente identado
Aqui está um pouco mais
Nota: Use recuo apenas quando estritamente necessário para obter o layout desejado. Nas páginas talk, use-a para posicionar cada resposta (seja Help:Discussão).

Código

Para adicionar códigos ao wiki, use um dos modelos de formatação de código. Alternativamente, simplesmente inicie cada linha com um único caractere de espaço em branco. Por exemplo:

 $ echo Olá Mundo

Veja também Help:Estilo#Formatação de código.

Tabelas

Dica: Veja Mediawiki Tables Generator para gerar tabelas automaticamente.

Usado com efetividade, tabelas podem ajudar a organizar e resumir conjuntos de dados. Para sintaxe e formatação avançada de tabelas, veja Ajuda:Guia de edição/Usar tabelas.

wikitext renderização
{| class="wikitable"
|+ Dados tabulares
! Distro !! Cor
|-
| Arch || Azul
|-
| Gentoo || Roxo
|-
| Ubuntu || Laranja
|}
Dados tabulares
Distro Color
Arch Azul
Gentoo Roxo
Ubuntu Laranja
{| class="wikitable"
! Sistema de arquivos !! Tamanho !! Usado !! Disponível !! %Uso !! Montado em
|-
| rootfs || 922G || 463G || 413G || 53% || /
|-
| /dev || 1.9G || 0 || 1.9G || 0% || /dev
|}
Sistema de arquivos Tamanho Usado Disponível %Uso Montado em
rootfs 922G 463G 413G 53% /
/dev 1.9G 0 1.9G 0% /dev

Links

Os links são essenciais para ajudar os leitores a navegar pelo site. Em geral, editores devem se assegurar de que todos os artigos contenham links de saída para outros artigos (evite páginas sem saída e estejam referenciados por links de entrada de outros artigos (a página especial what links here pode ser usado para exibir páginas afluentes, ou seja, links para a página consultada). Veja também Help:Estilo/Formatação e pontuação#Primeiras instâncias.

Links internos

É possível fazer inúmeras referências recíprocas entre as páginas deste wiki. Para fazer um link para uma outra parte da página de um mesmo wiki, coloque o título envolto por dois colchetes.

Por exemplo, se você deseja fazer um link para, digamos, o artigo pacman (Português), use:

[[pacman (Português)]]
Nota: Se a página alvo não existir, o resultado será um link vermelho, o qual deve ser evitado conforme Help:Estilo#Metáfora de hipertexto.

Se você quiser usar palavras diferentes do título do artigo como o texto do link, você pode usar um rótulo após o símbolo pipe ("|") para fornecer um texto alternativo.

Por exemplo:

O [[ArchWiki:Sobre|ArchWiki]] é a fonte de documentação principal do Arch Linux.

...é renderizada assim:

O ArchWiki é a fonte de documentação principal do Arch Linux.
Dica: O símbolo pipe ("|"), também conhecido como símbolo de barra vertical, pode ser composto com Shift+\ no layout de teclado americano e similares, inclusive no layout brasileiro.

Quando você deseja usar o plural de um título de artigo (ou adicionar qualquer outro sufixo) para seu link, você pode adicionar as letras extras diretamente fora dos colchetes.

Por exemplo:

makepkg é usado em conjunto com os [[PKGBUILD (Português)|PKGBUILD]]s.

...é renderizado assim:

makepkg é usado em conjunto com os PKGBUILDs.

Links para seções de um documento

Para criar um link para uma seção de um documento, basta adicionar um # seguido pelo título da seção.

Por exemplo:

[[Help:Edição#Links para seções de um documento]]

...é renderizado assim:

Help:Edição#Links para seções de um documento
Dica: Se estiver fazendo link a uma seção dentro da mesma página, o nome da página pode ser omitido (ex.: [[#Links para seções de um documento]]).

Truque do pipe

Em alguns casos, é possível usar o truque de pipe para salvar escrevendo o rótulo dos links de wiki. Os casos mais importantes usáveis no ArchWiki são:

  1. Em títulos de artigo, ele permite ocultar o sufixo do idioma. Por exemplo, [[Main page (Português)|]] vira Main page.
  2. Em links para espaços de nome diferentes ou wiki, o truque de pipe oculta o prefixo. Por exemplo, [[ArchWiki:Sobre|]] vira Sobre e [[wikipedia:Help:Pipe trick|]] vira Help:Pipe trick.

Quando a página é salva, o truque de pipe criará automaticamente o rótulo para o link e alterará o wikitext conforme adequado.

Links interlíngua

Veja Help:i18n (Português)#Links interlínguas

Links interwiki

Os tão conhecidos links interwiki podem ser usados para facilmente fazer um link para artigos em outros Wikis externos, como, por exemplo, o Wikipédia. A sintaxe para esse tipo de link é o nome do wiki seguido por dois pontos e o artigo ao qual você deseja vincular envolto por duas duplas de colchetes.

Se você deseja criar um link para o artigo Wikipedia:Arch Linux, você pode usar o seguinte:

[[Wikipedia:Arch Linux]]

Ou você pode criar um link seguido por pipe com um rótulo de link para artigo do Wikipédia sobre o Arch Linux:

[[Wikipedia:Arch Linux|artigo do Wikipédia sobre o Arch Linux]]
Nota: O uso de um link seguido por pipe com um rótulo deve ser reservado para abreviação de URLs mais longas.

Veja: mw:Help:Links/pt-br#Links interwiki

A lista de todos os links interwiki disponíveis no ArchWiki pode ser vista em Special:Interwiki ou a API.

Dica: Por padrão, todos os links interwiki para páginas no Wikipédia são considerados como links para páginas em inglês. Se você deseja criar uma página para outro idioma, você pode adicionar um prefixo de idioma ao nome da página. Por exemplo, para criar um link para a página em português, prefixe seu nome com pt:
[[Wikipedia:pt:Arch Linux]]

resulta em Wikipedia:pt:Arch Linux.

Note que isso depende da configuração interwiki para o wiki alvo, então isso pode não funcionar para todo wiki. Porém, funciona para o Wikipédia.

Links externos

Se você deseja vincular a um site externo, apenas digite a URL completa para a página a qual você deseja.

https://archlinux.org/

Geralmente é mais útil fornecer ao link um rótulo alternativo em vez de exibir a URL. Diferentemente de #Links internos, links externos com um rótulo uma única dupla de colchetes e a URL alvo são separadas por um espaço (e não um pipe). Por exemplo, para o link aparecer como Arch Linux, basta digitar:

[https://archlinux.org/ Arch Linux]

Também é possível gerar um rótulo autonumerado simplesmente envolvendo a URL com uma única dupla de colchetes. Geralmente, é preferível usar frases como "veja aqui". Para produzir uma frase "veja [1]", no qual o número vai variar dependendo da ordem do link na página, basta digitar:

veja [https://archlinux.org/]
Nota: Ao vincular as outras páginas do ArchWiki (i.e. os links iniciam com https://wiki.archlinux.org/), use #Links internos. Ao vincular para páginas do Wikipédia (i.e. as páginas iniciam com https://en.wikipedia.org/), use #Links interwiki.

Redirecionamentos

Para redirecionar automaticamente de uma página para outra, adicione #redirect e um link interno (para a página, a qual deve ser redirecionada) no começo de uma página.

Por exemplo, pode poderia redirecionar "Pinguins" para "Pinguim":

#redirect [[Pinguim]]

Dessa forma, qualquer pessoa digitando qualquer uma das opções na caixa de pesquisa vai automaticamente acessar "Pinguim".

Redirecionamentos também permitem manter rastro do motivo pelo qual links são feitos (ex.: agrupá-los em páginas WhatLinksHere) e permitem rápida atualização de fragmentos de links em caso de renomeio de seções. Como uma desvantagem, redirecionamentos não mostram no navegador o link da página alvo.

Antes de criar um redirecionamento, você pode realizar uma pesquisa para verificar existentes compatíveis. Por exemplo, Xorg.

Veja também Help:Estilo#Páginas de redirecionamento e Help:Procedimentos#Lidar com páginas de discussão após redirecionar uma página para outra.

Nota:

Variáveis, palavras mágicas e modelos do Wiki

MediaWiki reconhece certas strings especiais dentro de um artigo que alteram comportamentos padrões. Por exemplo, adicionar a palavra __NOTOC__ em qualquer lugar em um artigo vai evitar a criação de uma tabela de conteúdo. De forma similar, a palavra __TOC__ pode ser usada para alterar a posição padrão da tabela de conteúdo. Veja Help:Magic words para detalhes.

Modelos e variáveis são porções predefinidas de wikitext que pode ser inserido para auxiliar na formatação de conteúdo.

Variáveis são definidas pelo sistema e podem ser usadas para exibir informações sobre a página atual, wiki ou data. Por exemplo, use {{SITENAME}} para exibir o nome do site do wiki (aqui é exibido como "ArchWiki"). Para definir um cabeçalho de título alternativo para a página atual, outra variável wiki pode ser usada: {{DISPLAYTITLE:Novo título}}. (Mas é muito restrita: você só pode alterar a primeira letra para minúsculo e substituir espaços com sublinhados — string de título normalizado deve corresponder ao nome real da página, do contrário não vai funcionar; use o modelo {{Lowercase title}} para exibir a primeira letra de título em minúsculo).

Modelos (Templates), por outro lado, são definidos por usuário. O conteúdo de qualquer página pode ser incluída em outra página ao adicionar {{Espaço de Nome:Nome Página}} para um artigo, mas isso raramente é usado com páginas foram do espaço de nome Template. (Se o espaço de nome é omitido, Template é presumido.) Por exemplo, Template:Note, que pode ser incluído em um artigo com o seguinte wikitext:

{{Note|Isso é uma nota.}}

...é renderizado como:

Note: Isso é uma nota.

Para páginas em português, prefira usar modelos em português. Por exemplo, em vez de Template:Tip, use Template:Dica:

Dica: Isso é uma dica.

Veja Help:Modelo para mais informações e uma lista de modelos disponíveis, como Template:Tip ou Template:Warning.