nano (Português)

From ArchWiki

GNU nano (ou nano) é um editor de texto que visa introduzir uma interface simples e opções de comando intuitivas para edição de texto baseada em console. nano suporta recursos incluindo realce de sintaxe colorido, conversões de tipo de arquivo DOS/Mac, verificação ortográfica e codificação UTF-8. nano aberto com um buffer vazio normalmente ocupa menos de 4 MB de memória residente.

Instalação

Instale o pacote nano.

Configuração

A aparência, a funcionalidade e a função do nano são normalmente controladas por meio de argumentos de linha de comando ou comandos de configuração no arquivo ~/.config/nano/nanorc.

Um arquivo de configuração de amostra é instalado durante a instalação do programa e está localizado em /etc/nanorc. Para personalizar sua configuração nano, primeiro crie uma cópia local em ~/.config/nano/nanorc:

$ cp /etc/nanorc ~/.config/nano/nanorc

Prossiga para estabelecer o ambiente do console nano configurando e/ou desativando comandos no arquivo ~/.config/nano/nanorc.

Dica: nanorc(5) detalha a lista completa de comandos de configuração disponíveis para o nano.

Realce de sintaxe

O Nano vem com regras predefinidas de realce de sintaxe, definidas em /usr/share/nano/*.nanorc e /usr/share/nano/extra/*.nanorc. Para habilitá-los, adicione a seguinte linha ao ~/.config/nano/nanorc ou ao /etc/nanorc:

include "/usr/share/nano/*.nanorc"
include "/usr/share/nano/extra/*.nanorc"

Para melhorias no realce de sintaxe que substituem e expandem as configurações padrão, instale nano-syntax-highlighting ou nano-syntax-highlighting-gitAUR e, adicionalmente à configuração acima, também adicionar:

include "/usr/share/nano-syntax-highlighting/*.nanorc"
Nota: A partir da versão 2020.10.10-1 do nano-syntax-highlighting, há um erro de sintaxe em /usr/share/nano-syntax-highlighting/nanorc.nanorc.[1] Para resolver temporariamente o problema, você pode executar:
# sed -i 's/icolor brightnormal/icolor normal/g' /usr/share/nano-syntax-highlighting/nanorc.nanorc

Forth

Veja https://paste.xinu.at/wc17YG/ para realce de Forth.

PKGBUILD

Salve https://paste.xinu.at/4ss/ (semelhante ao antigo do servidor svntogit do Arch) em /etc/nano/pkgbuild.nanorc e inclua-o:

include "/etc/nano/pkgbuild.nanorc"
Dica: nano-syntax-highlighting tem uma versão alternativa.

Suspensão

This article or section is out of date.

Reason: Nas versões recentes do nano, a seguinte opção foi removida como opção configurável e está habilitada por padrão, no entanto, o atalho de teclado padrão mudou de ^Z (Ctrl+Z) para ^T^Z (Ctrl+T, Ctrl+Z) e deve ser alterado se o comportamento antigo for desejado. Isso pode ser feito verificando o arquivo /etc/nanorc na seção Key bindings para uma configuração geral ou em um arquivo de configuração local. (Discuss in Talk:nano)

Ao contrário da maioria dos programas interativos, a suspensão não está habilitada por padrão. Para alterar isso, remova o comentário da linha set suspendable em /etc/nanorc. Isso permitirá que você use as teclas Ctrl+z para enviar o nano para segundo plano.

Uso

Os atalhos podem ser visualizados de dentro do nano. Consulte os arquivos de ajuda on-line do nano via Ctrl+g dentro do nano e o Command Manual do nano para descrições completas e suporte adicional.

Veja também a folha de dicas para nano.

Funções especiais

Os atalhos de teclado que representam funções comumente usadas estão listados nas duas linhas inferiores da tela nano.

Eles podem ser alternados por:

  • Ctrl para atalhos baseados em ^
  • Meta (geralmente Alt) ou Esc para atalhos baseados em M-
Dica: Feature Toggles lista as opções globais alternáveis disponíveis para o nano.

Dicas e truques

Substituir vi com nano

Para substituir vi por nano como editor de texto padrão para comandos como visudo, defina as variáveis de ambiente VISUAL e EDITOR, por exemplo:

export VISUAL=nano
export EDITOR=nano

Solução de problemas

Atalhos de teclado sequestradas

Alguns gerenciadores de janela possuem atalhos de teclado que entram em conflito com o nano, por exemplo Alt+Enter. Remova ou remapeie-os para, por exemplo, Super (com dconf para mutter, muffin e marco) e reinicie o gerenciador de janelas.

Veja também