PacketTracer (Português)

From ArchWiki
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de PacketTracer. Data da última tradução: 2022-10-19. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Cisco Packet Tracer é um poderoso programa de simulação de rede que permite aos alunos experimentar o comportamento da rede e fazer perguntas do tipo “e se”. Como parte integrante da experiência de aprendizado abrangente da Networking Academy, o Packet Tracer fornece recursos de simulação, visualização, autoria, avaliação e colaboração e facilita o ensino e o aprendizado de conceitos tecnológicos complexos. Fonte

Aviso legal

Entenda se você tem permissão da Cisco Systems para usar este software. Se você não atender à elegibilidade, interrompa seu progresso e considere alternativas como GNS3.

Instalação

Baixar o tarball do pacote fonte

packettracerAUR não pode ser instalado usando métodos automatizados (por exemplo, auxiliares do AUR) porque o tarball do software deve ser baixado antes de compilar o pacote.

Então, primeiro adquira os arquivos de compilação para o pacote packettracerAUR.

Baixar o pacote deb do Packet Tracer

É hora de baixar o pacote deb do Packet Tracer distribuído no site da Cisco para que possa ser usado para compilar o packettracerAUR para Arch Linux.

  1. Faça login em Cisco Networking Academy (netcad) usando sua conta Cisco. Registre uma conta se você não tiver.
  2. Uma vez no portal Networking Academy, baixe o Packet Tracer no menu Resources > Download Packet Tracer (você deve acessar aqui). O nome do arquivo baixado deve ser algo como PacketTracer_800_amd64_build212_final.deb.
  3. Coloque o arquivo .deb dentro da pasta onde os arquivos de compilação do packettracerAUR estão localizados—que é a mesma pasta onde o arquivo PKGBUILD está localizado.

Compilar e instalar

Com todos os arquivos de compilação e o arquivo deb prontos, é hora de compilar e instalar:

  1. Altere o diretório para onde os arquivos de compilação (por exemplo, PKGBUILD) estão (se você ainda não estiver lá)
  2. Compile o pacote; alternativamente, compile em um "chroot" limpo
  3. Instale o pacote.

Contrato de licença de usuário final

Por fim, leia o arquivo de direitos autorais em /usr/share/licenses/packettracer/COPYRIGHT para o contrato de licença de usuário final (em inglês, End-user License Agreement - EULA) e o contrato suplementar de licença de usuário final (em inglês, Supplemental End-user License Agreement - SEULA) e desinstale se você não concordar com eles. Se você concordar, o programa pode ser encontrado na maioria dos sistemas de menu na categoria Internet, ou você executa o binário packettracer.

Verificação do ambiente de avaliação

This article or section is out of date.

Reason: O comando abaixo não funciona, e o pacote não possui este arquivo. (Discuss in Talk:PacketTracer)

A verificação do ambiente de avaliação (Assessment Environment Check) baseada no Cisco Packet Tracer é usada para confirmar que os alunos podem iniciar as atividades do rastreador de pacotes para avaliações como prática e exames finais. É fundamental que você tenha uma versão funcional do Java instalada. Realize a verificação em https://assessment.netacad.net/check/check.html para confirmar se essa capacidade é funcional ou não.

javaws PT-Assessment-Client.jnlp

Solução de problemas

Travamentos no Wayland

Se o Packet Tracer travar quando iniciado em uma sessão Wayland, tente executá-lo com a variável de ambiente QT_QPA_PLATFORM definida como xcb. Veja Wayland (Português)#Qt para mais detalhes.

Tamanho incorreto da interface de usuário

Se o Packet Tracer renderizar o tamanho incorreto, tente modificar a variável de ambiente QT_DEVICE_PIXEL_RATIO e reinicie ou faça logout.

Veja também