Preload (Português)

From ArchWiki
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Preload. Data da última tradução: 2020-03-21. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

O pré-carregamento é a ação de colocar e manter os arquivos de destino na RAM. O benefício é que os aplicativos pré-carregados iniciam mais rapidamente porque a leitura na RAM é sempre mais rápida que no disco rígido. No entanto, parte da sua RAM será dedicada a essa tarefa, mas não mais do que se você mantivesse o aplicativo aberto. Portanto, o pré-carregamento é melhor usado com aplicativos grandes e usados com frequência, como Firefox e LibreOffice.

Go-preload

gopreload-gitAUR é um pequeno daemon criado no fórum do Gentoo. Para usá-lo, primeiro execute este comando em um terminal para cada programa que você deseja pré-carregar na inicialização:

# gopreload-prepare programa

Para usuários comuns, torne-se o dono de /usr/share/gopreload/enabled e /usr/share/gopreload/disabled:

# chown usuário:users /usr/share/gopreload/enabled /usr/share/gopreload/disabled

e execute gopreload para cada programa que você deseja pré-carregar:

$ gopreload-prepare programa

Em seguida, conforme as instruções, pressione Enter quando o programa estiver totalmente carregado. Isso adicionará uma lista de arquivos necessários pelo programa em /usr/share/gopreload/enabled. Para carregar todas as listas na inicialização, habilite o arquivo de serviço do systemd gopreload.service.

Para desativar o carregamento de um programa, remova a lista apropriada em /usr/share/gopreload/enabled ou mova-a para /usr/share/gopreload/disabled.

É recomendável executar o gopreload-prepare após as atualizações do sistema para atualizar as listas de arquivos. Para a tarefa, a seguinte ferramenta em lote é útil:

# gopreload-batch-refresh.sh

Apenas deixe funcionar sem usar o sistema.

Configuração

O arquivo de configuração está localizado em /etc/gopreload.conf

Preload

preload é um programa escrito por Behdad Esfahbod que roda como um daemon e registra estatísticas sobre o uso de programas usando cadeias de Markov; os arquivos dos programas mais usados são, durante o tempo livre do computador, carregados na memória. Isso resulta em tempos de inicialização mais rápidos, pois menos dados precisam ser buscados no disco.

Instalação

Instale o pacote preloadAUR. Agora inicie o serviço systemd preload, e/ou habilite-o para começar na inicialização.

Configuração

O arquivo de configuração está localizado em /etc/preload.conf, contendo configurações padrão que devem ser adequadas para usuários comuns. A opção cycle permite configurar com que frequência executar ping no sistema de pré-carregamento para atualizar seu modelo de quais aplicativos e bibliotecas armazenar em cache.

Veja também