Telnet (Português)

From ArchWiki
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Telnet. Data da última tradução: 2019-10-08. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Telnet é o protocolo tradicional para fazer conexões remotas do console via TCP. O Telnet não é seguro e é usado principalmente para conectar equipamentos legados hoje em dia. O tráfego de Telnet é pode ser facilmente detectado por senhas e, portanto, conexões nunca devem ser feitas através de qualquer rede não confiável, incluindo a Internet, a menos que seja criptografada com SSH ou encapsulada através de uma VPN. Para uma alternativa segura, veja SSH.

Instalação

Instale o pacote inetutils.

Inclui um cliente de telnet. Um servidor telnet pode ser configurado com soquetes systemd ou xinetd. O telnetd via systemd requer apenas o pacote inetutils. Para configurar um servidor telnet com xinetd, instale xinetdAUR também.

Configuração

Para habilitar conexão de servidor telnet no systemd, habilite telnet.socket (se o servidor telnet deve ser iniciado na inicialização) e inicia telnet.socket para testar a conectividade.

Para habilitar as conexões de servidor telnet em xinetd, edite /etc/xinetd.d/telnet, altere disable = yes para disable = no e reinicie o serviço xinetd.

Habilite o serviço de xinetd no systemd se você quiser iniciá-lo na inicialização do computador.

Testando a configuração

Tente abrir uma conexão telnet ao seu servidor:

$ telnet localhost

Tente um login root para ver se sua configuração permite isso e as implicações de segurança que isso implica.

Se a sessão se desconectar antes de você receber um prompt de login, tente instalar inetutils-gitAUR no lugar dos inetutils atuais e reiniciar o telnet.socket.

Dica: Se você receber códigos de lixo de um servidor de telnet remoto enviando caracteres não-ascii com uma codificação não unicode, você pode tentar luit para resolver este problema.