Arch terminology (Português)

From ArchWiki
(Redirected from The Arch Way (Português))
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Arch terminology. Data da última tradução: 2023-10-25. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

A intenção desta página é desmistificar os termos comumente usados pela comunidade do Arch Linux. Sinta-se à vontade para adicionar ou modificar quaisquer termos, mas por favor use a opção de editar da opção específica. Se você decidir adicionar algum termo, por favor adicione-o em ordem alfabética.

Nota: Ao traduzir este artigo, foram mantidos em inglês (original) os termos apresentados nos títulos das seções, para facilitar quem encontrou esses termos em algum tipo de conversa ou tópico de fórum em inglês e busca saber do que se trata. Porém, a tradução de cada termo é apresentada dentro da respectiva seção.

ABS

ABS é o acrônimo de Arch build system, que pode ser traduzido como "sistema de compilação do Arch".

Arch Linux

Arch deve ser referenciado como:

  • Arch Linux
  • Arch (Linux implícito)
  • archlinux (nome UNIX)

Archlinux, ArchLinux, archLinux, aRcHlInUx, etc. são todos estranhas mutações.

Oficialmente, o 'Arch' de "Arch Linux" é pronunciado /ɑːrtʃ/ como em "archer"/arqueiro, ou "archnemesis" ("arqui-inimigo") e não como em "ark" ou "archangel" ("arcanjo").

Arch Linux Archive

O Arch Linux Archive (abreviado ALA), anteriormente conhecido Arch Linux Rollback Machine (a.k.a ARM), armazena snapshots de repositórios oficiais, imagens ISO e tarballs de bootstrap ao longo do tempo.

AUR

O Arch User Repository (AUR) é um repositório dirigido por uma comunidade de usuários do Arch. Ele contém descrições de pacotes (PKGBUILDs) que permitem que você compile um pacote da fonte com o makepkg e, então, instale-o via pacman. O AUR foi criado e organizado para compartilhar novos pacotes da comunidade ajudando a acelerar a inclusão de pacotes populares para o repositório extra.

Um bom número de novos pacotes que entram nos repositórios oficiais iniciam no AUR. No AUR, usuários são capazes de contribuir suas próprias compilações de pacote (PKGBUILD e arquivos relacionados). A comunidade do AUR possui a habilidade de votar a favor ou contra pacotes no AUR. Se um pacote se torna popular o suficiente — desde que tenha uma licença compatível e uma boa técnica de empacotamento — ele pode ser inserido no repositório extra (diretamente acessível por pacman ou o ABS).

Você pode acessar o Arch Linux User Community Repository aqui.

bbs

bbs é o acrônimo para "Bulletin Board System"; no caso do Arch, é somente o fórum para suporte localizado aqui.

core/[core]

O repositório core contém os pacotes básicos para um sistema do Arch Linux. O core tem tudo que é necessário ter um sistema funcional de linha de comando.

custom/user repository

Trata-se de repositório personalizado, de usuário. Qualquer um pode criar um e disponibilizá-lo para outros usuários. Para criar um repositório, você precisa de um conjunto de pacotes e um arquivo de banco de dados compatível com o pacman para seus pacotes. Hospede seus arquivos online e todo mundo poderá usar seu repositório adicionando-o como um repositório comum.

Veja Repositório local personalizado.

Developer

Desenvolvedores são semideuses trabalhando para melhorar o Arch sem qualquer ganho financeiro. Desenvolvedores são deixados para trás somente por seus deuses, Judd Vinet e Aaron Griffin, que, por sua vez, só são superados por tacos mexicanos.

extra/[extra]

A coleção pacotes centrais do Arch é razoavelmente simples, mas suplementamos isso com um maior e mais completo do repositório extra. Este repositório está constantemente aumentando com a ajuda de pacotes enviados da comunidade forte. É aqui onde os ambientes de trabalho, gerenciadores de janela e programas comuns são encontrados.

initramfs/initrd

Veja mkinitcpio.

KISS

Acrônimo para Keep It Simple, Stupid, que em português seria algo como "mantenha isto simples, estúpido". Simplicidade é um princípio central que o Arch Linux tenta atingir.

makepkg

makepkg vai construir pacotes para você. O makepkg vai ler metadados necessários de um arquivo PKGBUILD. Tudo que ele precisa é uma plataforma Linux capaz de compilação, curl e alguns scripts de compilação. A vantagem a de compilar baseado em script é que você realmente faz o trabalho uma vez. Assim que você tiver o script de compilação para um pacote, tudo o que você precisará é executar makepkg e ele vai fazer o resto: baixa e balida os arquivos fontes, verifica as dependências, configura as configurações de tempo de compilação, compilação do pacote, instala o pacote em uma raiz temporária, faz personalização, cria metainformações e empacota toda a coisa para o pacman usar.

namcap

namcap é um utilitário de análise de pacotes que procura por problemas com pacotes do Arch Linux ou em seus arquivos PKGBUILD. Ele pode aplicar regras à lista de arquivos, no próprios arquivos ou em arquivos PKGBUILD individuais.

As regras retornam listas de mensagens. Cada mensagem pode ser uma dos três tipos: erro, aviso ou informação (pense nelas como notas ou comentários). Erros (referidos por "E:" são coisas que o namcap tem muita certeza de que estão erradas e precisam ser corrigidas. Avisos (referidos por "W:") são coisas que o namcap pensa que deveriam ser alteradas, mas se você sabe o que você está fazendo, então você pode ignorá-las. Informações (referidas por "I:") são apenas mostradas quando você usar o argumento de informação. Mensagens informacionais dão informações que podem ser úteis, mas é nada que tenha que ser alterado.

package

Veja pacman (Português)#Instalando pacotes

Nota: Distribuições GNU/Linux podem usar diferentes pacotes com seus respectivos gerenciadores, significa dizer que você não pode usar o pacman para instalar um pacote Debian no Arch.

Package maintainer

O papel de um mantenedor de pacotes é atualizar pacotes à medida que novas versões são disponibilizados pelo upstream e para questões de suporte relacionadas a bugs em tais pacotes. O termo se aplica a:

O mantenedor de um pacote é a pessoa atualmente responsável pelo pacote. Os mantenedores anteriores devem ser listados como contribuidores no PKGBUILD, juntamente com outros que contribuíram para o pacote.

pacman

Veja pacman

PKGBUILD

PKGBUILDs são pequenos scripts que são usados para compilar pacotes do Arch Linux. Veja Criando pacotes para mais detalhes.

repository/repo

Repositório contém pacotes pré-compilados de um ou (geralmente) mais PKGBUILDs. Repositórios oficiais são divididos em diferentes partes para facilitar manutenção. O pacman usa esses repositórios para pesquisar por pacotes e instalá-los. Um repositório podem ser local (i.e. em seu computador) ou remoto (i.e. os pacotes são baixados antes de serem instalados).

RTFM

RTFM significa "Read The Friendly Manual", que pode ser traduzido como "Leia o manual amigável". Essa mensagem simples é respondida a muitos dos novos usuários Linux/Arch que perguntam sobre a funcionalidade de um programa quando ela está definida, de forma clara, no manual do programa.

Essa sigla é um convite ao autocuidado, não um insulto. É geralmente usada quando um usuário é visto falhando em fazer qualquer tentativa de encontrar uma solução para o problema por conta própria. Se alguém lhe disser isso, não está tentando lhe ofender; está apenas frustrado com sua falta de esforço.

A melhor coisa a se fazer se lhe falarem isso é ler a página do manual. Para ler a página de manual de um programa em particular chamado NOME-PROGRAMA, digite isso na linha de comando: man NOME-PROGRAMA.

Se você não localizar a resposta para sua pergunta no manual do programa, há mais formas de encontrar a resposta. Você pode:

Repositórios de teste

São os repositórioes nos quais a maioria dos pacotes ou das atualizações de pacotes são mantidas antes de serem lançadas para os repositórios principais, de forma que eles podem ser testados e atualizações de problemas podem ser descobertas. Eles estão desabilitados por padrão, mas podem ser habilitados no /etc/pacman.conf.

The Arch Way

Podendo ser traduzido como "A Forma do Arch" ou "O Jeito do Arch", é um termo extraoficial tradicionalmente usado para se referir aos mais importantes princípios do Arch Linux.

TU, Trusted User

Veja #Package maintainer.

wiki

Nossa wiki é um lugar para encontrar documentação sobre o Arch Linux. Qualquer um pode contribuir para a documentação.