Eclipse (Português)

From ArchWiki
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Eclipse. Data da última tradução: 2020-02-22. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Eclipse é um projeto comunitário de código aberto, que visa fornecer uma plataforma de desenvolvimento universal. O projeto Eclipse é mais conhecido por seu IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) multiplataforma. Os pacotes do Arch Linux (e este guia) estão relacionados especificamente ao IDE.

O Eclipse IDE é amplamente escrito em Java, mas pode ser usado para desenvolver aplicativos em várias linguagens, incluindo Java, C / C++, PHP, Perl, Rust e Python. O IDE também pode fornecer suporte ao subversion e gerenciamento de tarefas.

Instalação

Instale um dos seguintes pacotes:

Você não pode instalar vários deles ao mesmo tempo, pois eles conflitam, consulte FS#45577: escolha o pacote acima do qual atenda imediatamente às suas necessidades e adicione suporte para os idiomas adicionais necessários através #Plugins.

Plugins

Muitos plugins são facilmente instalados usando pacman (veja Diretrizes de pacotes de plugin do Eclipse para mais informações). Isso também os manterá atualizados. Como alternativa, você pode escolher o Eclipse Marketplace ou o gerenciador de plugins interno.

Adicionar o site de atualização padrão

Certifique-se de verificar se o site de atualização padrão para sua versão do Eclipse está configurado para que as dependências do plugin possam ser instaladas automaticamente. A versão mais atual do Eclipse é o Photon e o site de atualização padrão é: https://download.eclipse.org/releases/photon. Vá para Help > Install New Software > Add, preencha o nome para identificar facilmente o site de atualização posteriormente - por exemplo, Photon Software Repository - e preencha o local com o URL.

Eclipse Marketplace

Nota: certifique-se de ter seguido a seção Adicionar o site de atualização padrão.

Para usar o Eclipse Marketplace, instale primeiro: vá para Help > Install new software > Switch to the default update site > General Purpose Tools > Marketplace Client. Reinicie o Eclipse e ele estará disponível em Help > Eclipse Marketplace.

Gerenciador de plugins

Nota: certifique-se de ter seguido a seção Adicionar o site de atualização padrão.

Use o gerenciador de plugins do Eclipse para baixar e instalar plugins de seus repositórios originais: nesse caso, você precisa encontrar o repositório necessário no site do plugin e, em seguida, vá para Help > Install New Software..., insira o repositório no campo Work with, selecione o plug-in para instalar na lista abaixo e siga as instruções.

Nota:
  • Se você instalar plug-ins com o gerenciador de plug-ins do Eclipse, é recomendável iniciar o Eclipse como root: dessa maneira, os plug-ins serão instalados em /usr/lib/eclipse/plugins/; se você os instalasse como usuário normal, eles seriam armazenados em uma pasta dependente da versão dentro ~/.eclipse/, e, após o upgrade do Eclipse, eles não seriam mais reconhecidos.
  • Não use o Eclipse como root para o seu trabalho diário.

Atualizações via gerenciador de plugins

Abra o Eclipse e vá em Help > Check for Updates. Se você os instalou como root, conforme recomendado na seção acima, precisará executar o Eclipse como root.

Para que os plug-ins sejam atualizados, verifique se os repositórios de atualização estão ativados em Window > Preferences > Install/Update > Available Software Sites: você pode encontrar os repositórios de cada plug-in no respectivo site do projeto. Para adicionar, editar, remover ... repositórios, basta usar os botões à direita do painel Available Software Sites. Para o Eclipse 4.5 (Mars), verifique se você ativou este repositório:

https://download.eclipse.org/releases/mars

Para receber notificações de atualização, vá para Window > Preferences > Install/Update > Automatic Updates. Se você deseja receber notificações para plug-ins instalados como root, execute o Eclipse como root, vá para Window > Preferences > Install/Update > Available Software Sites, selecione os repositórios relacionados aos plugins instalados e Export eles, execute o Eclipse como usuário normal e Import eles no mesmo painel.

Lista de plugins

  • AVR — Plugin microcontrolador AVR.
https://avr-eclipse.sourceforge.net/wiki/index.php/The_AVR_Eclipse_Plugin[link inativo 2023-09-16 ⓘ] || eclipse-avrAUR
  • Aptana — Suporte a HTML5/CSS3/JavaScript/Ruby/Rails/PHP/Pydev/Django. Também disponível como aplicativo independente.
http://www.aptana.com/ || aptana-studioAUR
  • IvyDE — Gerenciador de dependências IvyDE.
https://ant.apache.org/ivy/ivyde/ || eclipse-ivydeAUR[link quebrado: package not found]
  • Markdown — Plugin editor de Markdown para Eclipse.
https://www.winterwell.com/software/markdown-editor.php || eclipse-markdownAUR
http://pydev.org/ || eclipse-pydevAUR
https://github.com/subclipse/subclipse || eclipse-subclipseAUR
  • Subversive — Suporte alternativo a Subversion.
https://www.eclipse.org/subversive/ || eclipse-subversiveAUR[link quebrado: package not found]
  • TestNG — Suporte a TestNG support.
https://testng.org/doc/eclipse.html[link inativo 2024-01-13 ⓘ] || eclipse-testngAUR
  • TeXlipse — Suporte a LaTeX.
http://texlipse.sourceforge.net/ || eclipse-texlipseAUR
  • Checkstyle — Suporte a Eclipse Checkstyle.
http://eclipse-cs.sourceforge.net/ || eclipse-checkstyleAUR

Ativar integração javadoc

Deseja ver as entradas da API ao passar o mouse sobre os métodos Java padrão?

Versão online

Se você tiver acesso constante à Internet em sua máquina, poderá usar a documentação on-line:

  1. Vá para Window > Preferences, então vá para Java > Installed JREs.
  2. Deve haver um chamado "java" com o tipo "Standard VM". Selecione e clique em Edit.
  3. Selecione o item em /usr/lib/jvm/java-8-openjdka/jre/lib/rt.jar em "JRE system libraries:" e clique em Javadoc Location....
  4. Digite "https://docs.oracle.com/javase/8/docs/api/" no campo de texto "Javadoc location path:".

Versão offline

Você pode armazenar a documentação localmente instalando o pacote openjdk8-doc. O Eclipse pode encontrar os javadocs automaticamente. Se isso não funcionar, configure o local do Javadoc para rt.jar para file:/usr/share/doc/java8-openjdk/api.

Solução de problemas

Ctrl+X fecha Eclipse

Isso é parte deste bug. Basta procurar em ~/workspace/.metadata/.plugins/org.eclipse.e4.workbench/workbench.xmi e excluir a combinação Ctrl+X errada. Geralmente é o primeiro.

Tema escuro

O Eclipse fornece um tema Escuro que pode ser ativado em Window > Preferences > General > Appearance e selecione o tema Dark.

O tema escuro usa suas próprias cores, e não as cores do tema GTK, se você preferir respeitar totalmente as configurações de cores GTK, remova ou mova para a subpasta de backup todos os arquivos .css de /usr/lib/eclipse/plugins/org.eclipse.ui.themes_versão/css/, substituindo versão com o número de versão apropriado.

Alterar tamanho da fonte do título da janela padrão

Não é possível alterar o tamanho da fonte do título da janela usando as preferências do Eclipse; você deve editar os arquivos .css do tema. Estes estão localizados no diretório /usr/lib/eclipse/plugins/org.eclipse.themes_versão/css/, sendo versão o número da versão do tema.

Use um editor de texto para editar o arquivo apropriado, ou seja, e4_default_gtk.css se você estiver usando o tema GTK.

Neste arquivo, pesquise por .MPartStack e altere o tamanho da fonte para o tamanho desejado:

.MPartStack {
       font-size: 9;
       swt-simple: false;
       swt-mru-visible: false;
}
Nota: Isso precisa ser refeito toda vez que o eclipse é atualizado.

Desativar GTK 3

Se a interface do usuário do SWT GTK 3 apresentar erros ou ficar inutilizável, ela pode ser desativada anexando a variável de ambiente SWT_GTK3=0 ao iniciar o Eclipse:

SWT_GTK3=0 eclipse

Outra opção para obter o mesmo efeito é adicionar o seguinte ao arquivo ini do Eclipse, antes de --launcher.appendVmargs::

/usr/lib/eclipse/eclipse.ini
--launcher.GTK_version
2

Freshplayerplugin

Eclipse não é compatível com freshplayerpluginAUR. Veja https://github.com/i-rinat/freshplayerplugin/issues/298.

Eclipse 4.6 não pode abrir a propriedade marketplace

Veja this bug. Você pode seguir duas etapas para corrigi-lo:

eclipse -consoleLog -application org.eclipse.equinox.p2.director -uninstallIU org.apache.httpcomponents.httpclient/4.3.6.v201411290715
cd /usr/lib/eclipse/ && sudo rm plugins/org.apache.httpcomponents.httpclient_4.3.6.v201411290715.jar

Mostrar no System Explorer não funciona

Veja esse guia this. Vá para Window > Preferences > General > Workspace e altere o comando ativando o system explorer. Como usuário do Xfce, você pode alterá-lo para thunar ${selected_resource_uri} para abrir a pasta selecionada com thunar.

Exibir problemas em Wayland

Ao executar o Eclipse em Wayland, você pode encontrar problemas de renderização, como tempo de resposta lento a eventos do mouse ou janelas de diálogo cortadas (Bug report [1]). Uma solução possível para esse problema é forçar o Eclipse a executar no Xwayland.

Com o superusuário, abra o arquivo /usr/bin/eclipse e anexe esta linha antes da linha exec:

   export GDK_BACKEND=x11

Isso forçará a execução do Eclipse no Xwayland.

Veja também