XDG user directories (Português)

From ArchWiki
Jump to: navigation, search

Do freedesktop.org:

xdg-user-dirs é uma ferramenta para ajudar a gerenciar diretórios de usuário "bem conhecidos", como a pasta de área de trabalho e a pasta de música. Também lida com localização (isto é, tradução) dos nomes de arquivo.
A maneira como funciona é que o xdg-user-dirs-update(1) é executado muito cedo na fase de login. Este programa lê um arquivo de configuração e um conjunto de diretórios padrão. Em seguida, ele cria versões localizadas desses diretórios no diretório inicial dos usuários e configura um arquivo de configuração em $XDG_CONFIG_HOME/user-dirs.dirs (XDG_CONFIG_HOME tem como padrão ~/.config) que os aplicativos podem ler para localizar esses diretórios.

A maioria dos gerenciadores de arquivo indicam diretórios de usuário XDG com ícones especiais.

Criando diretórios padrão

A criação de um conjunto completo de diretórios de usuários padrão localizados dentro do diretório $HOME pode ser feito automaticamente usando xdg-user-dirs e executando:

$ xdg-user-dirs-update
Dica: Para forçar a criação de diretórios com nome em inglês, LC_ALL=C xdg-user-dirs-update pode ser usado.

Quando executado, ele também vai automaticamente:

  • Criar um arquivo de configuração local ~/.config/user-dirs.dirs: usado por aplicativos para localizar e usar diretórios home específicos para uma conta.
  • Criar um arquivo de configuração local ~/.config/user-dirs.locale: usado para definir o idioma conforme o locale em uso.

Criando diretórios personalizados

Ambos os arquivos de configuração local ~/.config/user-dirs.dirs e o global /etc/xdg/user-dirs.defaults usam o seguinte formato de variável de ambiente para apontar para diretórios de usuário: XDG_DIRNAME_DIR="$HOME/nome_do_diretório". Um arquivo de configuração vai/pode se parecer com esse exemplo abaixo (esses são diretórios modelo):

~/.config/user-dirs.dirs
XDG_DESKTOP_DIR="$HOME/Área de trabalho"
XDG_DOWNLOAD_DIR="$HOME/Downloads"
XDG_TEMPLATES_DIR="$HOME/Modelos"
XDG_PUBLICSHARE_DIR="$HOME/Público"
XDG_DOCUMENTS_DIR="$HOME/Documentos"
XDG_MUSIC_DIR="$HOME/Música"
XDG_PICTURES_DIR="$HOME/Imagens"
XDG_VIDEOS_DIR="$HOME/Vídeos"

Como xdg-user-dirs vai carregar o arquivo de configuração local para apontar para os diretórios de usuário apropriados, é então possível especificar pastas personalizadas. Por exemplo, se uma pasta personalizada para a variável XDG_DOWNLOAD_DIR tiver sido nomeada $HOME/Internet no ~/.config/user-dirs.dirs, qualquer aplicativo que usa essa variável vai usar esse diretório.

Nota: Como com muitos arquivos de configuração, as configurações locais substituem as configurações globais. Também será necessário criar novos diretórios personalizados.

Alternativamente, também é possível especificar pastas personalizadas usando a linha de comando. Por exemplo, o seguinte comando produzirá os mesmos resultados que a edição do arquivo de configuração acima:

$ xdg-user-dirs-update --set DOWNLOAD ~/Internet

Consultando diretórios configurados

Uma vez definido, qualquer diretório de usuário pode ser visto com xdg-user-dirs. Por exemplo, o comando a seguir vai mostrar a localização do diretório Templates (em português, Modelos), que, é claro, corresponde à variável XDG_TEMPLATES_DIR no arquivo de configuração local:

$ xdg-user-dir TEMPLATES