AbiWord (Português)

From ArchWiki
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de AbiWord. Data da última tradução: 2019-11-06. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

AbiWord é um processador de texto que oferece uma alternativa mais leve para o LibreOffice Writer e o OpenOffice Writer, ao mesmo tempo em que fornece excelente funcionalidade. O AbiWord possui suporte a muitos tipos de documentos padrão, como documentos ODF, documentos do Microsoft Word, documentos do WordPerfect, documentos em formato Rich Text e páginas da Web em HTML.

Instalação

Instale o pacote abiword.

AbiWord pode usar vários dicionários de verificação ortográfica, veja Verificação de idioma.

Para corrigir pequenos problemas de cursor e texto desalinhado, instale ttf-liberation ou ttf-ms-fontsAUR e gnu-free-fonts.

Diretório de configuração do usuário

Desde a versão 3.0, AbiWord vai usar ~/.config/abiword para armazenar arquivos do usuário.

Versões anteriores do AbiWord usavam ~/.config/AbiSuite e, se este diretório for encontrado na inicialização do programa, ele será automaticamente renomeado. Se ~/.config/AbiSuite e ~/.config/abiword não existirem, o AbiWord não vai criá-lo.

Modelos

AbiWord fornece um sistema de modelos que permite agilizar a escrita de documentos comuns. Modelos são fornecidos como arquivos .awt, para AbiWord Template.

Arquivos de modelos são procurados dentro das pastas /usr/share/abiword-3.0/templates e ~/.config/abiword/templates.

Usando modelos

Em um novo documento, escolha Arquivo > Novo a partir de Modelo..., então, na caixa de diálogo "Escolha um modelo", selecione um dos modelos encontrados e listados, ou clique em "Abrir" para navegar pelos seus arquivos para um arquivo do AbiWord (não necessariamente um arquivo .awt).

Criando ou alterando modelos

AbiWord possibilita que você faça seus próprios arquivos de modelos, com os estilos, textos, tabelas etc. desejados.

Para criar/alterar um arquivo de modelo, basta abrir um novo documento ou existente, e fazer as alterações desejadas a esse arquivo. Então, use a opção de menu "Salvar Como" para nomeá-lo como quiser, com .awt como extensão (por exemplo, foobar.awt) e salvá-lo na pasta ~/.config/abiword/templates. Agora, seu novo modelo pode ser acessado em Arquivo > Novo a partir de Modelo... pelo seu nome de arquivo (foobar.awt no exemplo dado).

Nota: Se não existir, a pasta templates será criada automaticamente na inicialização dentro de ~/.config/abiword-3.0/.

Mala direta

Você pode criar um arquivo CSV com os dados a serem usados e executar o Abiword na linha de comando em um modelo para renderizar diretamente seus arquivos finais. Consulte este guia para obter mais detalhes.

Verificação gramatical

Habilite verificação gramatical em Editar > Opções > Verificação Ortográfica > Verificação automática e gramática.

Alterar associações de teclas

Nota: Essa página de wiki têm instruções sobre isso, mas algumas estão desatualizadas e não funcionam

Você pode alterar as associações de teclas padrão no AbiWord usando KeyBindings.

Para definir as associações de teclas, edite ~/.config/abiword/profile e, dentro da seção AbiPreferences, adicione as KeyBindings desejadas. Por exemplo, você pode adicionar KeyBindings="viEdit" ou KeyBindings="emacs".

Fontes LaTeX

O pacote abiword vem com uma função que permite ao usuário inserir códigos LaTeX em um documento. Para exibir os símbolos de matemática corretamente, instale ttf-latex-xft-fontsAUR[link quebrado: package not found].

# fc-cache -fv