Budgie (Português)

From ArchWiki
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Budgie. Data da última tradução: 2021-02-25. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

O Budgie é o desktop padrão do Solus Operating System, escrito do zero. Além de um design mais moderno, o Budgie pode emular a aparência da área de trabalho do GNOME 2.

Instalação

Instale o pacote budgie-desktop para a versão estável ou budgie-desktop-gitAUR para a versão de desenvolvimento. É recomendado instalar suas dependências opcionais também para obter um ambiente de desktop mais completo. É recomendado também instalar o grupo gnome, que contém os aplicativos necessários para a experiência padrão do GNOME.

Iniciando

Escolha a sessão Budgie Desktop de um gerenciador de exibição de sua escolha, ou modifique xinitrc para incluir o Budgie Desktop:

~/.xinitrc
export XDG_CURRENT_DESKTOP=Budgie:GNOME
exec budgie-desktop

Uso

Você pode ver as mensagens de notificação, definir o volume e modificar a aparência da área de trabalho com a barra lateral chamada "Raven". A seção "Notificações" pode ser acessada com Super+N e a seção "Applets" pode ser acessada com Super+A ou clicando no applet Indicador de Status.

Configuração

A configuração do Budgie Desktop é feita através da barra lateral e as alterações nas configurações do sistema são feitas através do gnome-control-center

Mudando o botão de layout

O layout do botão da janela pode ser alterado usando dconf, dconf-editor ou gsettings.

Por exemplo:

gsettings set com.solus-project.budgie-wm button-layout 'close,minimize,maximize:appmenu'
gsettings set com.solus-project.budgie-helper.workarounds fix-button-layout 'close,minimize,maximize:menu'

Habilitar tela de bloqueio

Para habilitar a tela de bloqueio após um certo período de inatividade, instale gnome-screensaverAUR.

Use um window manager diferente

The factual accuracy of this article or section is disputed.

Reason: Muitos window managers não suportam --replace. (Discuss in Talk:Budgie (Português))

É possível usar um gerenciador de janela alternativo com o Budgie. Defina um Sessão GNOME personalizada que substitua budgie-wm por outro gerenciador de janela ou autostart meu-wm --replace onde meu-wm é o nome do executável do gerenciador de janelas que você deseja usar.

Veja Também