cmus (Português)

From ArchWiki

Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Cmus. Data da última tradução: 2020-06-18. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

cmus (C* MUsic Player) é um reprodutor de áudio de console pequeno, rápido e poderoso que suporta a maioria dos principais formatos de áudio. Vários recursos incluem reprodução contínua, suporte a ReplayGain, streaming de MP3 e Ogg, filtragem ao vivo, inicialização instantânea, atalhos de teclado personalizáveis e vinculações de teclas padrão no estilo vi.

Instalação

Instale o pacote cmus ou cmus-gitAUR para a versão de desenvolvimento.

Veja as dependências opcionais para codecs disponíveis e plugins de saída (instalados podem ser listados com cmus --plugins).

Usando o cmus com ALSA

Instale o pacote alsa-lib.

Ao usar cmus com ALSA, a configuração padrão não permite reproduzir música. O que você pode encontrar ao tentar iniciar o cmus é uma linha terminal em branco, sem saída alguma. Para corrigi-lo, crie um novo arquivo de configuração e defina as seguintes variáveis:

~/.config/cmus/rc
set output_plugin=alsa
set dsp.alsa.device=default
set mixer.alsa.device=default
set mixer.alsa.channel=Master

Uso

Veja cmus(1), cmus-tutorial(7) e cmus-remote(1).

Configuração

Para configurar o cmus, consulte cmus(1).

Controle remoto

Cmus pode ser controlado externamente através de um unix-socket com cmus-remote. Isso facilita o controle da reprodução por meio de um aplicativo externo ou vinculação de teclas.

Um tal uso deste recurso é controlar a reprodução no Cmus com os eventos do teclado XF86. O script a seguir quando executado iniciará o Cmus em um terminal xterm se ele não estiver em execução, caso contrário, ele alternará entre reproduzir / pausar:

#!/bin/sh

if ! pgrep -x cmus ; then
  xterm -e cmus
else
  cmus-remote -u
fi

Copie o código acima em um arquivo ~/bin/cplay e faça-o executável.

Para usar o cmus-remote no Openbox, consulte Openbox#rc.xml.

Scrobbling de áudio

O cmus não oferece suporte a scrobbling de áudio, mas existem soluções de terceiros. Instale cmusfmAUR para scrobbling no Last.fm ou Libre.fm. Para a configuração inicial, execute cmusfm init e siga o link para executar a autenticação.

Por padrão, o cmusfm funciona com o serviço Last.fm. No entanto, é possível alterar esse comportamento modificando as opções service-api-url e service-auth-url no arquivo de configuração (~/.config/cmus/cmusfm.conf). Posteriormente, deve-se reinicializar o cmusfm cmusfm init para se autenticar com o novo serviço de scrobbling. Para usar o Libre.fm como um serviço de scrobbling, deve-se usar a configuração da seguinte maneira:

~/.config/cmus/cmusfm.conf
service-api-url = "https://libre.fm/2.0/"
service-auth-url = "https://libre.fm/api/auth"

O próximo passo é definir o cmusfm como programa de status para o cmus. Execute o comando na janela principal do cmus :set status_display_program=cmusfm.

Veja também