Meta package and package group (Português)

From ArchWiki
Status de tradução: Esse artigo é uma tradução de Meta package and package group. Data da última tradução: 2020-06-14. Você pode ajudar a sincronizar a tradução, se houver alterações na versão em inglês.

Um metapacote e grupo de pacotes podem ser definidos pelo empacotador para denotar um conjunto de pacotes relacionados. Ambos podem permitir instalar ou desinstalar este conjunto de pacotes simultaneamente usando o metapacote ou o nome do grupo como um substituto para cada nome de pacote individual. Embora um grupo não seja um pacote, ele pode ser instalado de maneira semelhante a um pacote, consulte pacman (Português)#Instalando grupos de pacotes e PKGBUILD (Português)#groups.

Diferença entre um metapacote e um grupo de pacotes

A diferença entre um metapacote e um pacote comum é que um metapacote é vazio e existe apenas para vincular pacotes relacionados por meio de dependências. Um metapacote, muitas vezes (embora nem sempre) intitulado com o sufixo "-meta", fornece funcionalidade semelhante a um grupo de pacotes, pois permite que vários pacotes relacionados sejam instalados ou desinstalados simultaneamente.

Cada solução possui vantagens e desvantagens:

metapacote:

  • Os metapacotes podem ser instalados como qualquer outro pacote (consulte pacman (Português)#Instalando pacotes específicos).
  • Os metapacotes podem ser removidos como qualquer outro pacote (veja pacman (Português)#Removendo pacotes).
  • Quaisquer novos pacotes-membro serão instalados quando o metapacote é atualizado com um novo conjunto de dependências.
  • Os usuários não podem escolher quais dependências de metapacotes que desejam instalar.
  • Os usuários não podem remover as dependências do metapacote sem precisar desinstalar o próprio pacote.

grupo:

  • Os grupos de pacotes solicitarão aos usuários que selecionem os pacotes do grupo que desejam instalar (consulte pacman (Português)#Instalando grupos de pacotes).
  • Os usuários não podem desinstalar um grupo, porque instalaram uma lista de pacotes. Em vez disso, pacman -R nome_grupo tente remover todos os membros do grupo.
  • Novos membros do grupo não serão instalados automaticamente.
  • Os usuários podem escolher quais membros do grupo eles desejam instalar.
  • Os usuários podem desinstalar membros do grupo sem precisar remover o grupo inteiro.

Metapacotes

O metapacote mais importante é o base. Ele contém um conjunto mínimo de pacotes que define uma instalação básica do Arch Linux. Ele inclui:

O kernel é uma dependência opcional. Veja o anúncio quando ele foi introduzido e os motivos para o base ser um metapacote.

Grupos

O grupo de pacotes mais importante é o base-devel. Ele contém ferramentas necessárias para compilar muitos pacotes como o GCC e o make. Veja também makepkg (Português)#Uso.

Veja também