zathura (Português)

From ArchWiki

zathura é um visualizador de documentos altamente personalizável com atalhos similares ao vi. zathura fornece uma interface minimalista que economiza espaço. Usuários interagem primariamente com o teclado. Formatos diferentes de arquivos são suportados através de plugins. Suporte está disponível para arquivos PDF, PS, DjVu e livro de histórias em quadrinhos.

Instalação

Instale o pacote zathura junto com as dependências opcionais desejadas:

Recursos

zathura automaticamente recarrega documentos. Quando trabalhando em documentos compilados, como por exemplo, escritos em LaTeX, zathura recarregará a saída quando a compilação ocorrer. zathura tem a opção de habilitar busca invertida (usando "synctex").

zathura pode ajustar o documento para se encaixar à página (a) ou para se encaixar à altura (s), e pode rotacionar páginas (r). Pode ver páginas lado-a-lado (d) e possui modo tela cheia. Páginas também podem ser recoloridas para ter um fundo preto e fonte branca (C-r). A maioria dos movimentos e rolagens do vi são suportados.

Links podem ser seguidos por clique. Assim como pode-se apertar f para destacar todos os links em uma página e ver o número atribuído, digitar o número do link na página e apertando enter irá pular para o local do link. Se F for usado, apenas a localização do link será exibida na barra de status.

zathura possui as opções para buscar texto e copiar para a seleção primária do X. Possui suporte a marcadores e a abrir arquivos criptografados.

O comportamento e aparência do zathura pode ser personalizado usando um arquivo de configuração. zathura possui a abilidade de executar comandos externos. Pode ser aberto usando o tabbed.

zathura fornece um modo opcional de área de restrição usando filtro seccomp para fornecer um ambiente de execução mais protegido.

Dicas e truques

Comandos podem ser digitados diretamente no zatura digitando :, similar ao vi.

Permitir cópia para o clipboard

~/.config/zathura/zathurarc
set selection-clipboard clipboard

Modo lado-a-lado

Pressione d para habilitar o modo lado-a-lado.

No modo lado-a-lado, para ver a primeira página do lado esquerdo, rode o comando set first-page-column 1:1 no zathura. Isto é particularmente útil para lervarreduras de músicas onde a composição otimiza a virada de página em certas páginas. Assim como outros comandos do zathura, é possível colocar esta opção dentro do zathurarc também.

Ajustes nas barras de título e status

Veja zathurarc(5).

zathura com guias

Você pode abrir zathura em guias usando tabbed.

tabbed -c zathura -e

No entanto, se você está utilizando um gerenciador de janelas que fornece um leiaute com guias, você pode fazer uso do mesmo, como por exemplo, o i3.

Deslocamento do número da página

Muitas edições de livros impressos só começam a contar a numeração das páginas no início do texto. No entanto, zathura conta todas as páginas do PDF, incluindo páginas que algumas edições não: a capa, aviso de edição, o par inicial de páginas em branco, etc. Por esta razão, a numeração das páginas do zathura às vezes está desalinhada com a edição, o que torna é um incômodo seguir os números das páginas usados pelo índice ou citações.

O comando :offset <número> fará com que o zathura leve em consideração um deslocamento ao pular para um número de página (digitando <número>G, o comando :<número> não considerará o deslocamento [1]). Por exemplo, um determinado livro começa a contar as páginas a partir da 17ª página do PDF (então na página 17, o índice mostra 1, na 18, 2, e assim por diante). Ao definir :offset 16, 245G pulará para a 261ª página do PDF, em vez da 245ª.

Habilitar área de restrição

zathura possui um modo de área de restrição que fornece um ambiente seguro usando um filtro estrito de seccomp. O modo pode ser definido no zathurarc assim:

set sandbox strict

Algumas opções são desabilitadas ao usar o modo estrito de área de restrição, como gravar arquivos, imprimir e adicionar marcadores.

Tornar o zathura o visualizador de PDF padrão

Isto garante, por exemplo, que xdg-open(1) abrirá arquivos PDF com zathura.

Primeiro, certifique-se que uma entrada desktop exista para o zathura em /usr/share/applications/org.pwmt.zathura.desktop. Se não existir, baixe a entrada do repositório do zathura para /usr/share/applications/org.pwmt.zathura.desktop.

Então, defina o zathura como o padrão usando xdg-mime(1)

$ xdg-mime default org.pwmt.zathura.desktop application/pdf

Leia documentos do Microsoft Office e LibreOffice dentro do zathura

O script zaread-gitAUR permite abrir documentos do Microsoft Office e LibreOffice dentro do zathura.

Para usar, execute

$ zaread /caminho/pro/documento.docx

Veja também